Chá

Chá de salsinha para emagrecer

 
Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Redatora no TudoReceitas. 13 janeiro 2021
Chá de salsinha para emagrecer

A salsinha é uma erva aromática e medicinal amplamente utilizada na culinária, sobretudo para temperar e finalizar a apresentação das receitas. No entanto, seus usos vão além do fato de realçar o sabor dos alimentos, uma vez que existem muitas propriedades benéficas que esta planta proporciona ao nosso corpo. Assim, a salsinha tem sido usada desde tempos imemoriais para fazer remédios caseiros contra muitos males e problemas de saúde.

Graças a seus princípios ativos e aos nutrientes que contém, a salsinha se destaca por suas propriedades digestivas, diuréticas, remineralizantes, anti-anêmicas, carminativas, anti-reumáticas, antiespasmódicas e vaso protetoras. Para usufruir ao máximo dos benefícios da salsinha, o ideal é tomá-la em forma de chá.

Aqui no TudoReceitas compartilhamos com você esta receita de chá de salsinha para emagrecer que inclui também limão, um poderoso diurético com poder desintoxicante do organismo. Confira abaixo como fazer chá de salsinha com limão para emagrecer, como tomar e contraindicações.

2 convidados 30m Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para perder peso

Ingredientes para fazer Chá de salsinha para emagrecer:

  • Opcional:
Também lhe pode interessar: Chá de hortelã para emagrecer

Como fazer Chá de salsinha para emagrecer:

1

Separe 2 raminhos de salsinha e lave bem com água corrente. Depois pique a salsinha em pedaços maiores ou menores, sendo que você pode coar o chá no final ou consumi-lo com a salsinha em pedaços.

Dica: O ideal é usar os ramos de salsinha com sua raiz, caule e folhas, de modo a obter todos os benefícios da salsinha.

Chá de salsinha para emagrecer - Passo 1
2

Leve ao fogo alto uma panela com a água e a salsinha e deixe até ferver.

Chá de salsinha para emagrecer - Passo 2
3

Para aumentar as propriedades diuréticas do chá de salsinha, adicione 1-2 rodelas de limão na panela e reserve o restante do limão. Opcionalmente você poderá adicionar também uma fatia de abacaxi na panela - além de ajudar a adoçar este chá, o abacaxi contém propriedades diuréticas e digestivas.

Chá de salsinha para emagrecer - Passo 3
4

Depois de ferver, baixe o fogo e deixe a panela no fogão por 10-15 minutos, para que a salsinha e o limão libertem todas as suas propriedades na água. Após esse tempo desligue o fogo e, se quiser, adicione o pau de canela. Tampe a panela e deixe por 10 minutos antes de servir o chá.

Chá de salsinha para emagrecer - Passo 4
5

Após esse tempo, pode coar o chá ou tomá-lo com os pedaços de salsinha. Para aumentar as propriedades diuréticas, adicione no chá o suco do limão reservado e, se quiser, adoce com 1-2 colheres de chá de mel.

Confira abaixo como tomar o chá de salsa para emagrecer e confira também estas receitas de chás emagrecedores:

Dica: O mel também promove a perda de peso porque é considerado um alimento pré-biótico, permitindo assim equilibrar o trânsito intestinal. Da mesma forma, é anti-inflamatório e calmante, assim você também pode beber este chá de salsinha, limão e mel caso sofra de inflamação na garganta ou de dores de est

Chá de salsinha para emagrecer - Passo 5

Se você gostou da receita de Chá de salsinha para emagrecer, sugerimos que entre na nossa categoria de Chá.

Como beber chá de salsinha para emagrecer, benefícios, para que serve e contra indicações

Agora que você sabe como fazer o chá de salsa em casa, vale a pena conhecer mais detalhes sobre ele. Continue lendo:

Como tomar o chá de salsa para emagrecer?

Para perder peso, recomenda-se beber, no máximo, 3 xícaras de chá de salsa por dia, meia hora (30 minutos) antes de cada refeição, sendo que o ideal é consumir 2 xícaras de chá de salsa por dia.

Propriedades e benefícios do chá de salsa e limão

A salsa e o limão são poderosos remédios naturais para emagrecer devido, principalmente, às suas propriedades diuréticas e digestivas. Graças ao alto teor em vitaminas e sais minerais (sódio, potássio e cálcio) que a salsinha apresenta, ela ajuda a eliminar as toxinas do organismo através da urina e, com isso, a combater a retenção de líquidos e a reduzir o inchaço abdominal. Esta mesma capacidade diurética permite também eliminar pedras nos rins e tratar infecções urinárias.

Para que serve o chá de salsa, além de perder peso?

O chá de salsa é bom para emagrecer, desde que seja complementado com uma dieta equilibrada e prática de exercício físico que se adapte às nossas necessidades. Mas, para além de ajudar a perder peso, o chá de salsinha serve para:

  • Combater a retenção de líquidos;
  • Aliviar os sintomas de anemia;
  • Prevenir infecções urinárias;
  • Aliviar a dor articular;
  • Tratar a flatulência (gases);
  • Equilibrar o ácido úrico;

Contra-indicações do chá de salsa

O chá de salsa não é recomendado para a perda de peso em casos de insuficiência cardíaca ou renal, gastrite ou alergia a esta planta. Em ambas as situações, consulte um médico para avaliar a opção de tomar ou não esta infusão de salsinha.

Por outro lado, não é aconselhável oferecer chá de salsinha para as crianças. Mulheres grávidas também não devem tomar chá de salsinha devido à presença de apiol, que pode prejudicar o desenvolvimento do feto.

Bibliografia
  • Cebrián, J. (2017). Diccionario de plantas medicinales. Barcelona. Editorial: RBALibros.

Suba a sua foto de Chá de salsinha para emagrecer

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 6
Chá de salsinha para emagrecer