PARTILHAR

10 receitas de chás para os rins

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Redatora no TudoReceitas. Atualizado: 1 abril 2020
10 receitas de chás para os rins

Nossa saúde depende do bom funcionamento de todos os órgãos do nosso corpo. Por vezes um órgão que funciona menos bem afeta o bom funcionamento dos restantes, por isso é importante estar atento à sua saúde e fazer exames regularmente. No caso dos rins eles desempenham um papel fundamental filtrando impurezas e controlando a pressão arterial, mas os rins são importantes por outras tantas razões que citamos aqui no TudoReceitas.

Se você está procurando que tipo de chá é bom para os rins veja nossas 10 receitas de chás para os rins preparados com ingredientes naturais e benéficos para esse órgão do nosso corpo. Aqui você encontra chá para rins inflamados e também chá para os rins com pedra, chá para rins e bexiga, chá para infecção nos rins e mais. Confira os melhores chá para os rins e usufrua dos benefícios!

Também lhe pode interessar: 10 receitas simples para aumentar a imunidade

Qual a importância dos rins para o organismo?

Apesar de pequenos (os rins medem cerca de 12 cm cada um), os rins são de grande importância para a nossa saúde! Sem eles nossa saúde estaria gravemente comprometida porque eles representam funções vitais que asseguram o bom funcionamento do nosso organismo.

Veja a importância dos rins para o organismo:

  • São responsáveis por controlar a pressão arterial - os rins produzem 'renina', uma enzima que controla o volume de líquidos no nosso corpo e estimula a secreção de um hormônio que sobe a pressão arterial quando ela cai;
  • Produzem 'eritropoetina', um hormônio responsável pela maturação dos glóbulos vermelhos do sangue na medula e que ajuda a prevenir a anemia;
  • Segregam vitamina D, importante para a absorção de cálcio pelo intestino;
  • Ajudam a manter o bom equilíbrio entre sal e água no nosso corpo - se estes dois elementos estiverem fora de proporção surge o inchaço nas pernas e nos pés;
  • Os rins também funcionam como "filtros" que ajudam a eliminar impurezas e toxinas que circulam no nosso sangue (ureia, creatinina, ácido úrico…).

As 10 melhores receitas de chás para os rins

Neste artigo indicamos para você as 10 melhores receitas de chás para os rins, seja para aliviar sintomas ou prevenir doenças relacionadas com os rins. Apesar de alguns destes chás serem mais indicados para minimizar as dores ou dissolver as pedras nos rins todos apresentam benefícios para os rins.

As 10 melhores receitas de chás para os rins são:

  1. Chá de abacateiro
  2. Chá de cavalinha
  3. Chá de boldo, camomila e alecrim
  4. Chá de urtiga
  5. Chá de cabelo de milho
  6. Chá de quebra-pedra
  7. Chá de salsa (chá de salsinha)
  8. Chá de moringa
  9. Chá de dente de leão
  10. Chá de limão

Receita de chá para rins inflamados

Um dos chás mais benéficos para tratar dos rins é o chá de abacateiro, que é precisamente a árvore do abacate. Este chá contém excelentes propriedades diuréticas, ajuda a diminuir os níveis de ácido úrico no sangue e é poderoso no combate e tratamento de inflamação renal e pedras nos rins. Veja como fazer chá de abacateiro:

  1. Numa panela coloque 1 litro de água e 10 folhas de abacateiro;
  2. Leve para ferver por 2-3 minutos e desligue o fogo;
  3. Tampe e deixe repousar por 10 minutos;
  4. Coe o chá de abacateiro e beba em seguida.
10 receitas de chás para os rins - Receita de chá para rins inflamados
Imagem: senyumperawat.com

Receita de chá para pedra nos rins

O chá de cavalinha é um remédio natural para pedra nos rins porque, além de aliviar as dores e desconforto, ajuda a expulsar o grão nos rins de forma rápida e efetiva. Ela também é um excelente diurético que ajuda a reduzir o inchaço e a combater infecções bacterianas do trato urinário. Veja como fazer chá de cavalinha para os rins:

  1. Leve para ferver 1 litro de água filtrada (4 xícaras de água);
  2. Quando ferver desligue o fogo e coloque 4 colheres de sopa de cavalinha (40 gramas);
  3. Tampe e deixe ficar por 5 minutos;
  4. Coe o chá de cavalinha e beba 1 a 3 xícaras ao dia.
10 receitas de chás para os rins - Receita de chá para pedra nos rins
Imagem: revistajardins.pt

Receita de chá para dor nos rins

As plantas sempre são grandes aliadas para melhorar a saúde de forma natural. Neste caso o chá para dor nos rins que indicamos para você é preparado com 3 plantinhas: boldo, camomila e alecrim. Juntas são poderosas para ajudar a relaxar, aliviando as dores, e também contêm propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e antioxidantes. Veja como fazer chá para dor nos rins:

  1. Leve para ferver 1 xícara de água filtrada;
  2. Quando ferver desligue o fogo e coloque 1 colher de sopa de boldo, 1 colher de sopa de camomila e 1 colher de sopa de alecrim;
  3. Misture, tampe e deixe a infusão por 10 minutos;
  4. Depois coe e beba em seguida sem adoçar - no máximo 3 xícaras por dia.
10 receitas de chás para os rins - Receita de chá para dor nos rins
Imagem: dietaeboasaude.com.br

Receita de chá para insuficiência renal

De acordo com a Agência Europeia de Medicamentos a urtiga é uma das melhores plantas para cuidar da saúde dos rins. Além de melhorar a função renal, o chá de urtiga ajuda a reduzir a inflamação renal, tem efeito diurético e ajuda a eliminar as substâncias que causam as pedras nos rins. Veja como fazer chá de urtiga para os rins:

  1. Ferva 1 xícara de água filtrada (200 ml);
  2. Retire a água do fogo e coloque nela 5 folhas de urtiga;
  3. Deixe a infusão repousar tampada por 20 minutos;
  4. Coe e beba em seguida.

Conselhos: Se você pode adicionar 1 cenoura nesse chá de urtiga, ela ajuda a potenciar as propriedades diuréticas! Para isso bata a cenoura num processador até obter o seu suco. Misture o suco com o chá pronto.

10 receitas de chás para os rins - Receita de chá para insuficiência renal
Imagem: mentesacorposao.com

Receita de chá para infecção nos rins

Quando você procura receitas naturais para infecção urinária com certeza vai encontrar o chá de cabelo de milho como sugestão! Esse produto natural é eficaz no tratamento de da infecção urinária ou infecção dos rins e também ajuda a aliviar as dores ao urinar e a tratar as pedras nos rins. Veja como fazer chá de cabelo de milho:

  1. Coloque para ferver 2 xícaras de água filtrada (aproximadamente meio litro de água);
  2. Desligue o fogo e coloque 2 colheres de sopa de cabelo de milho seco ou fresco;
  3. Cubra o chá e deixe por 10 minutos;
  4. Coe o chá e beba em seguida.
10 receitas de chás para os rins - Receita de chá para infecção nos rins
Imagem: ladyleeshome.com

Receita de chá para limpar os rins

Se você está procurando um chá para rins e bexiga que ajude a limpar e a prevenir as pedras nos rins e vesícula, aposte no chá de quebra-pedra. Ele é preparado com uma planta medicinal que também é conhecida como arranca-pedras, fura-parede, pimpinela branca, saxífraga e conami. Veja como fazer chá de quebra-pedra para os rins:

  1. Leve para ferver 1 litro de água filtrada;
  2. Retire a água do fogo e coloque 20 gramas de quebra-pedra;
  3. Tampe e deixe repousar por 5-10 minutos;
  4. Coe o chá e beba a bebida morna - o aconselhado é tomar 1 a 2 xícaras por dia.
10 receitas de chás para os rins - Receita de chá para limpar os rins
Imagem: bukalapak.com

Receita de chá de salsa para os rins

O chá de salsa é um dos melhores chás para rins, sobretudo porque a salsinha contém propriedades que ajudam a desintoxicar os rins e a drenar líquidos, reduzindo o inchaço e inflamação. Veja como fazer chá de salsinha para os rins:

  1. Leve para ferver 2 xícaras de água filtrada;
  2. Pique um ramo de salsinha fresca (de preferência orgânica) ou quantidade equivalente a 4 colheres de sopa de salsinha picada;
  3. Quando a água ferver desligue o fogo e coloque a salsinha. Tampe e deixe por 10 minutos;
  4. Coe o chá e beba em seguida sem adicionar açúcar.

Conselhos: Para melhorar o sabor do chá de salsinha você pode adicionar o suco de 1 limão ou 1 colher de chá de mel na hora de beber.

10 receitas de chás para os rins - Receita de chá de salsa para os rins
Imagem: organicfacts.net

Outros chás diuréticos para os rins

Além dos que indicamos acima existem muitos outros chás para os rins que são benéficos para aliviar as dores, depurar, combater a formação de pedras nos rins, regular a pressão arterial e mais. Eles ajudam os rins a desempenhar seu normal funcionamento e também a aliviar dores e problemas de rins.

Chá de moringa

Muito benéfico para combater as pedras nos rins, regula a pressão arterial e mais. Veja como preparar chá de moringa.

Chá de dente de leão

Também conhecido como esperança, taraxaco, alface-de-cão, amargosa, amor-de-homem, etc, funciona como um analgésico natural e ajuda a eliminar as toxinas do sangue. Para preparar chá de dente de leão coloque para ferver 1 litro de água e 2 colheres de sopa de dente de limão. Quando a água iniciar o processo de ebulição desligue o fogo, tampe e deixe por 10 minutos. Coe o líquido e beba, no máximo, 3 xícaras por dia.

Chá de limão

O tradicional chá de limão é um chá agradável, fácil de fazer e que beneficia todo o nosso organismo, incluindo o bom funcionamento dos rins. Para preparar Ferva 1 xícara de água com a raspa de meio limão, desligue e deixe por 5-10 minutos. Depois é só beber e, se quiser, pode adoçar com mel.

Chás que fazem mal aos rins

No universo das plantas para chás é importante saber que nem todas beneficiam o funcionamento dos rins. Existem plantas para chá que fazem mal aos rins e que você deve evitar na hora de tratar problemas de rins.

Geralmente as plantas que fazem mal para os rins contêm uma substância chamada 'oxalato'. Confira esta lista de chás que fazem mal para os rins:

  • Chá verde
  • Chá preto
  • Chá mate
  • Chá de carambola
  • Chá de hibisco
10 receitas de chás para os rins - Chás que fazem mal aos rins

Se gostou do artigo 10 receitas de chás para os rins, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.

Bibliografia

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
14 comentários
A sua avaliação:
João Filinga
Muito.
A sua avaliação:
Joaquim Aparecido Dias
Gostei muito das receitas de chás!!
A sua avaliação:
Luiz Zilli
Existe um estudo recente que diz que o chá verde é excelente para o tratamento de insuficiência renal, tendo inclusive uma resposta melhor que os tratamentos convencionais...
A sua avaliação:
Nerita
Será que pode misturar esses chás e fazer uma tintura com eles.? É que onde trabalho não tenho como fazer chá e eu preciso muito resolver esses problemas nos meus rins. Por favor, me respondam. Obrigada
Equipe TudoReceitas
Olá Nerita,
Não recomendamos misturar os chás. Faça eles quando estiver em casa.
Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
Nemézio Barbosa Silva
Muito bom 👍
A sua avaliação:
Valdineia Brito
Eu amava chás, até meu rim direito perder suas funções e parar.
Segundo diagnóstico foi por defeito congênito, ele parava e voltava... Até não voltar mais. O nefro suspendeu todos os chás praticamente. Mesmos esses diuréticos, e até camomila , erva doce, boldo tdo com muita moderação e se mto necessário, disse salsinha ser veneno para pacientes crônicos renais pelo potássio em abundância, hoje faço dieta conservadora branda mas não é indicado chás diuréticos por forçar os rins... Será que não posso mesmo? Amo chás.
A sua avaliação:
Jaime Jornada
Parabéns pelo conteúdo,por mais artigos como esse top de verdade 🙏🙏🙏🙏 muito obrigado
A sua avaliação:
ronaldo
Quais chas posso tomar tenho um cisto renal Bosniak 3
Léo Bastos
Olá, por favor, em qual laboratório fez o exame que detectou o cisto? Não estou encontrando um bom laboratório e estou com muita dor nos rins.
A sua avaliação:
Bela
Qual cha ideal pra quem tem proteinura na urina?
A sua avaliação:
José Dâmaso
Destes chás para os rins, tem algum contra indicado para quem toma anticoagulante?
A sua avaliação:
Magnólia ribeiro
Informação de grande utilidade .
A sua avaliação:
Maria Tereza Moura Maciel Sodré
Essa pesquisa foi de grande valia para mim. Tenho problemas sérios nos rins e vivo a procura de chás que possam fazer bem e controlar a pressão arterial.O artigo publicado é excelente. nota dez.

Sara Silva
Oi Maria Tereza, que bom que nosso artigo sobre os melhores chás para os rins foi útil para você! Obrigada pelo seu comentário e continue conferindo nossos artigos e receitas.
A sua avaliação:
Alves
Qual melhor chá para tratar dilatação do sistema coletor renal esquerdo?
Sissy
Olá, qual o melhor chá o acalmar dores nos rins ??
A sua avaliação:
Danielle
Qual o melhor chá para rins com pedra?
Sara Silva
Oi Danielle, o chá de cavalinha é ótimo para as pedras nos rins! Experimente e conte para nós o que você achou 🙂
10 receitas de chás para os rins
Imagem: senyumperawat.com
Imagem: revistajardins.pt
Imagem: dietaeboasaude.com.br
Imagem: mentesacorposao.com
Imagem: ladyleeshome.com
Imagem: bukalapak.com
Imagem: organicfacts.net
1 de 9
10 receitas de chás para os rins

Voltar ao topo da página ↑