Pão doce

Receita de Pão de leite caseiro fácil

Receita de Pão de leite caseiro fácil

Sabe aquele pão de leite de padaria que super combina com o café da manhã e o lanche? Veja como fazer ele aqui no TudoReceitas!

Fazer esta receita de pão de leite caseiro fácil é ainda mais simples com nosso passo a passo em fotos. Basta misturar os ingredientes da massa, sovar, deixar descansar, modelar os pães, deixar crescer novamente e levar para assar. Prometo que o resultado final vale o tempo de espera!

Veja já como fazer pão doce caseiro com os ingredientes, dicas e truques que compartilho abaixo. No caso preparei este pão de leite caseiro com fermento biológico seco, mas você poderá fazê-lo com fermento biológico fresco, basta fazer a substituição do jeito indicado.

8 convidados 1h 30m Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes para fazer Pão de leite caseiro fácil:
Também lhe pode interessar: Pão de leite caseiro
Como fazer Pão de leite caseiro fácil:
1

Misture todos os ingredientes secos: a farinha de trigo, o açúcar, o sal, o fermento biológico e a aveia, se você quiser. Pra facilitar coloco estes ingredientes em uma bacia com tampa e chacoalho para misturar bem.

  • Dá para fazer a receita de pão doce caseiro com fermento em pó (fermento para bolo)? Não aconselhamos, pois esse fermento não faz a massa do pão crescer do jeito pretendido. Se você quiser pode usar fermento biológico fresco no lugar do seco, nesse caso use 30 gramas (2 tabletes).

Dica: Prefira usar farinha de trigo tipo 1, que é mais indicada para o preparo de receitas de pão.

Receita de Pão de leite caseiro fácil - Passo 1
2

Depois dos ingredientes secos misturados, acrescente o óleo e o ovo levemente batido e misture com as mãos esfarelando os gruminhos que se formam.

Receita de Pão de leite caseiro fácil - Passo 2
3

Em seguida vá adicionando o leite morno ou, se preferir, a água morna, e vá misturando com as mãos. Se a ficar muito grudenta, adicione farinha de trigo aos poucos.

Dica: A quantidade de leite indicada é somente uma referência, poderá ser necessário adicionar mais ou menos quantidade.

Receita de Pão de leite caseiro fácil - Passo 3
4

Sove bastante a massa. Eu retiro a massa da bacia e jogo com força na pedra da mesa várias vezes, até ficar bem homogênea.

Dica: Quanto mais sovar a massa, mais leve ela fica e, consequentemente, o pão ficará mais macio.

Receita de Pão de leite caseiro fácil - Passo 4
5

Deixe a massa descansar em um refratário grande com tampa até dobrar de volume. Quando ela dobrar de volume (o tempo para isso varia de acordo com a temperatura ambiente), tire o ar da massa apertando ela com o punho, como na foto.

Receita de Pão de leite caseiro fácil - Passo 5
6

Divida a massa e modele da forma que desejar. Coloque em uma forma untada apenas com óleo e deixe a massa descansar até dobrar o volume novamente.

Dica: Caso queira rechear com algo, essa é a hora - lembre de usar recheios em temperatura ambiente.

Receita de Pão de leite caseiro fácil - Passo 6
7

Depois é só assar em forno médio (180ºC) até dourar. Está prontinho seu pãozinho doce, fofinho e delicioso para o café da manhã ou lanche. Experimente e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas de pão de leite? Veja estas sugestões:

Dica: Dica para ficar com a casca fina e macia: assim que retirar o pão do forno, cubra com um pano limpo e úmido por cerca de 10 minutos.

Receita de Pão de leite caseiro fácil - Passo 7
8

O rendimento, quantidade de pães vai variar de acordo com o formato e tamanho que você modelar os pães

Se você gostou da receita de Pão de leite caseiro fácil, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão doce.

Farinha de trigo com fermento serve para fazer pão caseiro?

Algumas pessoas perguntam se farinha de trigo com fermento serve para fazer pão caseiro e a nossa resposta é: não. A razão é que o fermento que essa farinha apresenta na sua composição não é o fermento indicado para o preparo de pão caseiro que precisa crescer antes de assar, como esse.

Se você quiser fazer um pão caseiro fofinho com fermento em pó, confira esta receita de pão de minuto da Palmirinha.

Suba a sua foto de Receita de Pão de leite caseiro fácil

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
3 comentários
A sua avaliação:
Etelvina manuela Cossa
Gostei do pão e vou esprimentar
A sua avaliação:
germaf
Lindos! Vou experimentar
A sua avaliação:
fatima13
k bom já comi
1 de 8
Receita de Pão de leite caseiro fácil