Lasanha

Receita de Lasanha de brócolis com molho branco e requeijão

 
Luísa Savala
Por Luísa Savala. Atualizado: 5 julho 2023
Receita de Lasanha de brócolis com molho branco e requeijão

Essa lasanha de lasanha de brócolis com molho branco e requeijão é uma opção perfeita para comer acompanhado de uma salada verde. Leva alho, cebola, tomate, requeijão, brócolis, entre outros ingredientes simples que sempre temos em casa. No entanto, se faltar algum deles, não se preocupe, ao longo da receita sugerimos adicionar ou substituir alguns ingredientes para potencializar ainda mais o sabor.

Continue lendo TudoReceitas e veja nossas dicas de como fazer esta lasanha de legumes com molho branco. O recheio maravilhoso, suculento e cremoso vai dar água na boca, por isso não hesite em preparar!

2 convidados 45m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para vegetarianos, No forno

Ingredientes para fazer Lasanha de brócolis com molho branco e requeijão:

  • Para o molho branco:
Também lhe pode interessar: Lasanha de brócolis com queijo

Como fazer Lasanha de brócolis com molho branco e requeijão:

1

Lava o brócolis, separe em buquês e cozinhe em água fervendo. Se você preferir, pode cozinhar o brócolis no favor ou no forno, depende se você quiser que a sua lasanha tenha um sabor mais defumado ou não. Em outra panela, cozinhe as folhas de lasanha seguindo as instruções do pacote.

Dica: Cozinhe os brócolis no fogo médio até que fiquem macios, costuma demorar uns 15-20 minutos.

Receita de Lasanha de brócolis com molho branco e requeijão - Passo 1
2

Enquanto o brócolis estiver cozinhando, recomendamos que você aproveite esse tempo para preparar o molho branco. Para isso você deve picar a cebola e refogar com a farinha até que fique dourada. Em seguida, adicione o leite e não deixe de mexer até que o molho fique espesso. Adicione noz moscada e sal a gosto.

Dica: Para que o molho fique mais liso, você pode bater ele no liquidificador ou mixer. Além disso, o uso da cebola é opcional.

Receita de Lasanha de brócolis com molho branco e requeijão - Passo 2
3

Reserve o molho branco dessa lasanha de brócolis e comece a fazer o salteado. Descasque os dentes de alho e a cebola e pique em pedacinhos do tamanho que você preferir.

Dica: Se você cortar fininho os ingredientes vão cozinhar mais rápido, já se você cortar em pedaços maiores poderá notá-los ao comer essa deliciosa lasanha de brócolis ao molho branco.

Receita de Lasanha de brócolis com molho branco e requeijão - Passo 3
4

Em um frigideira com azeite salteie o alho picado. Antes de começar a dourar, adicione a cebola. Este salteado é o que contribui para o sabor dessa lasanha de brócolis com requeijão, por isso você pode adicionar também alho poró, cenoura, pimentão, etc.

Dica: Você também pode adicionar também abobrinha, espinafre, cenoura, etc, para dar ainda mais sabor a essa lasanha com brócolis. Outra opção interessante é usar cogumelos frescos laminados, costumam demorar 3-4 minutos para cozinhar.

Receita de Lasanha de brócolis com molho branco e requeijão - Passo 4
5

Adicione tomate picado e, em seguida, o molho de tomate. O molho de tomate é opcional, mas traz suculência e cremosidade ao recheio.

  • Para descascar facilmente o tomate faça um corte em formato de cruz e adicione na água fervendo por alguns minutos. Logo, você verá que a pele do tomate solta sozinha. Veja mais dicas de como tirar a pele do tomate cru.
Receita de Lasanha de brócolis com molho branco e requeijão - Passo 5
6

Quando o brócolis estiver macio, escorra e reserve um copo de água da cocção. Em seguida, você pode triturar um pouco o brócolis, caso você queira que essa lasanha de brócolis tenha uma textura parecida com a típica lasanha à bolonhesa.

Receita de Lasanha de brócolis com molho branco e requeijão - Passo 6
7

Adicione o brócolis ao refogado, misture e incorpore o requeijão. Esse ingrediente é opcional e pode ser substituído por ricota, creme de leite e, inclusive, algumas colheres do molho branco. O objetivo de adicionar esse ingrediente é trazer mais suculência e cremosidade ao prato, evitando que essa lasanha de brócolis com molho branco fique seca.

Dica: Para que a preparação fique ainda mais gostosa, adicione a água da cocção que você tinha reservado.

Receita de Lasanha de brócolis com molho branco e requeijão - Passo 7
8

Comece a montar a lasanha. Para isso, em uma travessa que possa ir ao forno, adicione uma primeira camada de folhas de lasanha, logo uma camada de recheio. Repita o processo até acabarem os ingredientes e, por último, adicione o molho branco e o queijo ralado por cima.

Receita de Lasanha de brócolis com molho branco e requeijão - Passo 8
9

Leve ao forno pré aquecido a 180ºC até que o queijo esteja completamente gratinado. E, prontinho! Você já pode aproveitar de uma lasanha vegetariana de brócolis deliciosa. Para ver mais opções de pratos vegetarianos, confira:

Dica: Esse prato pode ser um pouquinho demorado pelo tempo de cocção de cada ingrediente, mas vale muito a pena pelo sabor e suculência. Além disso, é super nutritivo e autêntico.

Receita de Lasanha de brócolis com molho branco e requeijão - Passo 9

Se você gostou da receita de Lasanha de brócolis com molho branco e requeijão, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Lasanha.

Suba a sua foto de Receita de Lasanha de brócolis com molho branco e requeijão

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 10
Receita de Lasanha de brócolis com molho branco e requeijão