Partilhar

Receita de Pão francês caseiro

Por Nelia Oliveira, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 20 maio 2020
Receita de Pão francês caseiro

O pão francês é o preferido de muitos brasileiros, por ser bem fofo e leve. Se você também gosta desse pão, não perca esta receita de pão francês caseiro!

Continue aqui no TudoReceitas porque vamos mostrar para você como fazer pão francês caseiro passo a passo em fotos. O preparo exige alguma paciência, porém é bem simples e o resultado é simplesmente maravilhoso - afinal, tem alguma coisa mais gostosa que pãozinho acabado de fazer, perfumando nossa casa?

Veja abaixo a lista de ingredientes do pão francês de padaria e prepare em sua casa seguindo nosso modo de preparo fácil. Apostamos que, depois de experimentar, você vai querer repetir essa receita de pão cacetinho!

4 convidados 3h Café da manhã Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Pão francês caseiro com fermento seco
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Para fazer pão francês em casa comece por dissolver o fermento e o açúcar na água.

Dica: Se preferir usar fermento biológico fresco você irá precisar de 3 tabletes (30g).

Receita de Pão francês caseiro - Passo 1
2

Numa tigela grande coloque a farinha, a manteiga e o sal e misture. Abra um buraquinho ao centro, coloque aí a água e misture do centro para fora, amassando e sovando bem a massa até ficar lisinha e desgrudando.

Dica: Se, após 5 minutos sovando, a massa continuar grudenta, adicione mais farinha. Se, pelo contrário, a massa estiver muito seca, coloque um pouco mais de água.

Receita de Pão francês caseiro - Passo 2
3

Modele a massa em forma de bola, cubra com um pano e deixe descansar por 1-2 horas.

Dica: Se colocar a massa ao sol ou num local quente ela crescerá mais rapidamente.

Receita de Pão francês caseiro - Passo 3
4

Após o tempo indicado pegue na massa e volte a sovar, para retirar o ar da fermentação. Separe em pedaços, abra com um rolo e enrole em forma de cilindro. Com uma faca faça um corte superficial, como na foto.

Dica: Na indústria da panificação cada pedacinho de massa contém cerca de 60g. Você pode usar esse peso como medida para preparar seu pão caseiro.

Receita de Pão francês caseiro - Passo 4
Imagem: paesdeliciosos.blogspot.pt
5

Coloque os pães em um tabuleiro de forno untado e deixe crescer por mais 1 hora, assim seu pão ficará bem fofinho! Finalmente ligue o forno a 200ºC. Quando estiver quente, pincele os pães com um pouco de água e coloque assando por 20-30 minutos, ou até dourarem.

Dica: Deixe um espacinho entre cada pão, para que eles possam crescer sem grudarem uns nos outros. Após os primeiros 15 minutos de assadura borrife ou pincele os pães com água, para garantir que a crosta fica bem crocante.

Receita de Pão francês caseiro - Passo 5
6

Retire seu pão cacetinho do forno e deixe esfriar um pouco, depois é só se deliciar. Diga nos comentários o que achou e bom apetite!

Agora que você sabe como fazer pãozinho francês, confira também estas receitas de pão caseiro:

Receita de Pão francês caseiro - Passo 6

Se você gostou da receita de Pão francês caseiro, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Fotos de Pão francês caseiro

Suba a sua foto de Receita de Pão francês caseiro

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Pão francês caseiro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
42 comentários
A sua avaliação:
Aniusha
Posso substituir agua por leite?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Aniusha, não testámos desse jeito no entanto provavelmente dará certo! Experimente e conte para nós o que você achou.
A sua avaliação:
Gil
Sò achei 1,5 xícara de água muito para 0,5 kg de trigo. Fiquei adicionando trigo e quase foi 1 kg para a massa parar de grudar. Por enquanto está dando certo!
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Gil, por vezes é necessário colocar mais farinha sim. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
Aniusha
O meu ficou ótimo, embora não tenha ficado com casca dourada amei. Mas acabo por usar mt mais que a farinha indicada. Estou fazendo de novo nesse momento para pequeno almoço kkkk. Bjs
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Aniusha, obrigada pelo seu comentário! É normal ter de colocar mais farinha, que bom que você gostou!
A sua avaliação:
Alda
Boa noite, fiz o pão só q por fora ficou um cacete, muito duro, mas por dentro ficou maravilhoso, bem macio, sabor muito bom mesmo, pode me ajudar, onde posso ter errado pra ele ter ficado tão duro por fora?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Alda, obrigada pelo seu comentário! No passo 6, quando você deixa os pães crescer depois de modelar, cubra eles com um pano. Desse jeito você conseguirá uma crosta menos dura.
Alda
Bom dia, eu fiz isso, só que antes do pano envolvir em um plástico e depois o pano
A sua avaliação:
Hilma
Bom dia! Hoje acordei cedo e com vontade de comer um pão fresquinho, posso sovar essa massa na batedeira? Tenho problemas de coluna e qdo faço esforço para sovar fico com dores horríveis. Obg
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Hilma, pode sim! Faça e depois conte para nós o que você achou. Provavelmente você também vai gostar desta receita de pão sem sovar: https://www.tudoreceitas.com/receita-de-pao-integral-que-nao-precisa-sovar-7082.html
A sua avaliação:
Marly
Adorei essa receita, muito prática e corretissima! Muito boa!!
A sua avaliação:
Hugo Thebas
Olá, eu sou de Curitiba e aqui é muito frio, especialmente essa noite fez entre 7 e 12 graus Celsius, deixei o pão crescendo a noite toda mas ele não cresceu, será que foi o frio?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Hugo, poderá ter sido sim! Você usou o fermento indicado para o preparo de pão? Da próxima vez aconselhamos preaquecer um pouquinho o forno (somente até ficar morno), desligar e deixar a massa crescendo dentro dele.
A sua avaliação:
Luciana
Boa noite.

Fiz a receita passo a passo , não ficou com mesmo aspecto. De gosto ok , mas não está fofo e com a casca tão crocante. O que posso estar fazendo de errado. Na forma parecem mais desmanchando um pouco antes de colocar no forno.
Demorou 30 minutos a mais tb.
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Luciana, você usou o fermento certo? Nesta receita é usado fermento para pão, diferente do fermento químico usado no preparo de bolos e bolachas.
LUCIANA
Sim . O fermento seco . O mesmo que se usa para fazer pão na máquina.
Qual o tempo de sova? Na primeira é na segunda vez ( mais o menos)
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Luciana, na receita indicamos que o tempo de sova deve ser de aproximadamente 5 minutos. Na segunda sova basta sovar um pouco, apenas para eliminar o ar da fermentação e conseguir uma massa macia e fácil de modelar.
A sua avaliação:
Colatino ferreira
Vou fazer esta receita de pão caseiro, pois momento de pandemia é bom pra passar o tempo e desgastar um pão fresquinho,abs
A sua avaliação:
Samir
Primeira vez que fiz pão na vida. Adorei a receita. Super fácil. O meu não ficou tão assado por dentro. Ficou um pouco massudo. Tenho a impressão que ficará borrachudo quando frio. Será que é o tempo de sova? Sabe me dizer se eu deixar mais tempo descansando antes de assar pode corrigir isso?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Samir, seu pão ficou lindo! A consistência do pão depende de vários fatores, desde a sova ao tempo em que fica descansando. Por não sabermos ao certo como você fez, aconselhamos testar a receita novamente e perceber o que pode melhorar.

Receita de Pão francês caseiro
Imagem: paesdeliciosos.blogspot.pt
Foto postada por Beatriz:Eu fiz e ficou lindinho e gostoso! Obg pela receita!
1 de 8
Receita de Pão francês caseiro

Voltar ao topo da página