Pão sem glúten

Receita de Pão integral sem glúten

Receita de Pão integral sem glúten

Fazer pão sem glúten em casa é mais fácil do que você pensa! Para isso só precisa conseguir uma boa farinha de arroz integral, que garante um pão fofinho e macio mesmo no dia seguinte.

O preparo desta receita de pão integral sem glúten é bem semelhante ao preparo de pão tradicional, sem uso de aditivos como goma xantana ou outros semelhantes. Neste caso adicionei também um pouco de azeite de oliva, para conferir mais sabor. Se você sofre de doença celíaca ou simplesmente quer evitar consumir trigo, confira aqui no TudoReceitas como fazer este pão de farinha de arroz integral que com certeza o vai surpreender!

4 convidados 3h Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Receita sem glúten, No forno

Ingredientes para fazer Pão integral sem glúten:

Também lhe pode interessar: Pão francês sem glúten

Como fazer Pão integral sem glúten:

1

Coloque a farinha de arroz e o fermento em um bowl e misture.

Dica: Se você preferir pode usar fermento biológico fresco, neste caso 15 gramas serão suficientes. Dissolva esse fermento na água morna e depois adicione na farinha.

Receita de Pão integral sem glúten - Passo 1
2

Adicione em seguida o azeite de oliva e o sal, dois ingredientes que permitem que a massa deste pão integral sem glúten fique mais fofinho e saboroso!

Dica: Use um azeite de oliva de qualidade no preparo desta receita, de preferência azeite de oliva extra virgem.

Receita de Pão integral sem glúten - Passo 2
3

Adicione a água pouco a pouco enquanto mistura. Depois amasse e sove a massa por 10 minutos na mão ou 5 minutos na batedeira. No final a massa deverá ficar macia, lisinha e ainda um pouco grudenta.

Dica: Recorde nem todas as marcas de farinha necessitam da mesma quantidade de água, por isso coloque a água aos poucos e observe a consistência da massa após sovar bem. Adicione mais água somente se necessário.

Receita de Pão integral sem glúten - Passo 3
4

Cubra a massa deste pão sem glúten com um pano e deixe repousar por 2 horas em temperatura ambiente e sem correntes de ar. Durante esse tempo a massa do pão vai fermentar, o que é imprescindível para conseguir um pão crescido e fofinho.

Receita de Pão integral sem glúten - Passo 4
5

Após esse tempo polvilhe um pouco de farinha de arroz numa superfície de trabalho e nas suas mãos também. Coloque aí a massa do pão, amasse um pouco, para eliminar o gás da fermentação, e modele em forma de bola.

Receita de Pão integral sem glúten - Passo 5
6

Coloque a massa do pão num tabuleiro de forno forrado com papel manteiga e, com a ajuda de uma faca afiada ou cortador de pizza, faça alguns cortes superficiais (como na foto). Cubra o pão com um pano e deixe crescer por mais 30 minutos em temperatura ambiente.

Dica: Aproveite este tempo para pré-aquecer o forno nos 200ºC.

Receita de Pão integral sem glúten - Passo 6
7

Coloque o pão para assar com calor em cima e em baixo, por 30 minutos ou até dourar. Retire, coloque em uma grade de resfriamento e sirva morno ou completamente esfriado. Surpreenda-se com esta receita de pão com farinha de arroz integral e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas com farinha de arroz? Veja estas sugestões:

Dica: No momento de assar o pão coloque também no forno um recipiente com água quente, para que crie vapor. Isso é importante para conseguir uma crosta crocante no pão.

Receita de Pão integral sem glúten - Passo 7

Se você gostou da receita de Pão integral sem glúten, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão sem glúten.

Suba a sua foto de Receita de Pão integral sem glúten

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
4 comentários
A sua avaliação:
Regina
Por favor, posso congelar antes de assar? Pensei fazer no formato de pão francês congelar e só assar na hora de consumir. Muito obrigada.
Equipe TudoReceitas
Oi Regina, pode sim! Congele após modelar os pães e deixe por até 3 meses no congelador.
A sua avaliação:
Francielle
Gostaria de saber se posso assar esse pão e uma forma de pão normal ou tem que ser feito desse formato?
Sara Silva
Oi Francielle, pode assar o pão numa outra forma, sim! Experimente e conte para nós o que você achou.
A sua avaliação:
Maria Eugenia
Acabei de fazer a massa e gostei da consistência. Depois que assar retorno com comentário.
A sua avaliação:
Tchai
Fiz essa receita mas não saiu bem um pão... A massa não cresceu, talvez tenha sido pouca água.. Virou tudo biscoito! E bons biscoitos 😍. Pergunta: sobre assar com calor em cima e embaixo, é assado em forno elétrico? Colocar panela com água quente seria pra forno a gás? Graciaaas!!
Sara Silva
Oi Tchai, não temos indicação em que tipo de forno esta receita foi preparada, no entanto as indicações são válidas para qualquer tipo de forno. Neste caso, por ser um pão sem glúten, é importante deixar ele crescer bem antes de assar.
1 de 8
Receita de Pão integral sem glúten