menu
Partilhar

Receita de Pão sírio caseiro

 
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 19 fevereiro 2021
Receita de Pão sírio caseiro

O pão sírio, também conhecido como pão pita, é um pão de preparo muito simples feito com farinha de trigo, fermento, azeite, água e sal, assado na frigideira ou no forno em temperatura alta e por pouco tempo. Também chamado de 'pão folha', devido à sua espessura fina, pode ser recheado e servido como sanduíche, tipo doner kebab, ou servido simples como acompanhamento de pastas como homus, babaganush e mais.

Aqui no TudoReceitas compartilhamos a receita de pão sírio caseiro passo a passo em fotos, para que você comprove como é fácil fazer! O resultado será um pão achatado, de sabor tradicional, que com certeza agregará mais complexidade aos seus pratos. Confira abaixo todos os detalhes de preparo deste pão tradicional do Mediterrâneo, Oriente Médio e regiões vizinhas.

4 convidados 2h 30m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Na frigideira
Ingredientes para fazer Pão sírio caseiro:
Também lhe pode interessar: Pão sírio integral de frigideira
Como fazer Pão sírio caseiro:
1

Para fazer esta receita de pão sírio comece por reunir os ingredientes. Algumas receitas de pão sírio são preparadas sem azeite, no entanto aconselho usar, pois ele ajuda a conservar a umidade na massa de pão, deixando-o mais macio e também mais saboroso.

Receita de Pão sírio caseiro - Passo 1
2

Dissolva o fermento na água morna e reserve por 10 minutos, para ativar.

Dica: Você saberá que o fermento está ativo quando formar uma espuminha na água, como na foto.

Receita de Pão sírio caseiro - Passo 2
3

Na tigela da batedeira ou numa tigela comum coloque a farinha peneirada, misture nela o sal e abra um buraquinho no centro. Coloque aí o fermento com a água e amasse para integrar estes ingredientes.

Receita de Pão sírio caseiro - Passo 3
4

Adicione o azeite de oliva e continue amassando por uns 20 minutos, até misturar tudo muito bem e obter uma massa suave.

Receita de Pão sírio caseiro - Passo 4
5

Quando conseguir o ponto da massa, modele em forma de bola e acomode dentro de uma tigela levemente untada com azeite. Deixe crescer em um local ameno durante, pelo menos, 2 horas.

Dica: Cubra a massa com película aderente ou com um pano, para que se mantenha úmida.

Receita de Pão sírio caseiro - Passo 5
6

Depois desse tempo sove levemente a massa, para libertar o ar, e separe porções pequenas (menores que a palma da sua mão). Modele em pequenas bolinhas numa superfície enfarinhada.

Receita de Pão sírio caseiro - Passo 6
7

Abra a massa em forma de disco ou ovalada (como na foto) e coloque numa bandeja de forno untada com óleo ou forrada com papel manteiga. Leve para assar no forno preaquecido a 200ºC, de preferência com circulação de ar (convecção), durante 10 minutos ou até inflar e dourar.

Outra opção é assar numa frigideira por cerca de 20-30 segundos ou até começarem a surgir as primeiras bolhas de ar, depois vire e deixe esquente desse lado até que o pão esteja totalmente inflado.

Dica: Lembre que este é um pão achado, por isso a massa não deverá ter mais que 1 cm de espessura.

Receita de Pão sírio caseiro - Passo 7
8

Retire do forno ou da frigideira e está pronto seu pão sírio/pão pita! Pode rechear para preparar um kebab turco caseiro ou servir com homus de grão-de-bico, babaganoush ou outra pastinha da sua preferência. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou desta receita de pão caseiro!

Descubra também como fazer pão sírio integral de frigideira.

Dica: O pão perde o seu volume à medida que esfria, isso é normal.

Receita de Pão sírio caseiro - Passo 8

Se você gostou da receita de Pão sírio caseiro, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão sírio e árabe.

Suba a sua foto de Receita de Pão sírio caseiro

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Pão sírio caseiro
1 de 9
Receita de Pão sírio caseiro

Voltar ao topo da página