Receita de Pudim de claras (molotof)
O pudim de claras é uma sobremesa de claras de ovo popular em Portugal, onde é conhecida por molotof. Curiosamente o nome original é pudim Malakof, e está associado à guerra da Crimeia que decorreu em 1854 e 1855. Como sempre acontece em tempos de guerra, os alimentos escasseiam, e assim nasceu este pudim que tem como únicos ingredientes as clara de ovo e o açúcar. Aprenda com o TudoReceitas.com a preparar esta receita para aproveitar clara de ovo!
Ingredientes para fazer Pudim de claras (molotof):
- Para o molho de gemas:
Como fazer Pudim de claras (molotof):
Não é difícil preparar o pudim molotov, apenas deve prestar atenção a este passo a passo para evitar que o pudim murche no final. Comece por bater as claras em neve junto com a pitada de sal.
Quando estiverem consistentes, adicione o açúcar pouco a pouco sem parar de bater, até obter um merengue que forma picos. Finalmente acrescente 1 colher de sopa de caramelo líquido e bata mais um pouco, certificando-e de que as claras ficam bem batidas.
Dica: Este processo deverá demorar cerca de 15 minutos.
Em seguida unte uma forma de pudim com o caramelo líquido e espalhe colheres de claras, alisando e batendo com a forma na bancada para que fique tudo bem compacto. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por 20 minutos.
Dica: Coloque a forma bem centrada no forno, para que o pudim de claras cresça uniformemente.
Após o tempo de assar, desligue o forno e abra ligeiramente a porta. Deixe o molotof esfriar durante 30 minutos no forno dentro do forno, para que não murche.
Enquanto isso pode aproveitar as gemas de ovo para preparar o molho de gemas: coloque no fogo uma panela com a água, o açúcar e as cascas de limão. Mexa e deixe ferver durante 5 minutos. Depois desligue o fogo, retire as cascas e deixe a calda esfriar.
Mexa as gemas com um garfo, passe-as em uma rede fina e misture-as com a calda morna. Misture muito bem e leve novamente ao fogo médio, mexendo até engrossar. Desligue o fogo antes do molho de gemas ferver e mexa mais um pouco, para esfriar. Reserve na geladeira.
Dica: Ao passar as gemas por uma rede fina evitamos o cheiro e sabor a ovo, ao mesmo tempo que obtemos um molho uniforme.
Desenforme o pudim de claras quando estiver frio e regue com o molho de gemas frio também. Se quiser decore ainda com amêndoas, e sirva em seguida. Bom apetite!
Se você gostou da receita de Pudim de claras (molotof), sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pudins e flans. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas portuguesas.