Receita de Purê de ervilha seca
A ervilha é um alimento rico em nutrientes, como ômega 3, vitaminas do complexo B, C e E, além de possuir baixo teor de gordura. Dessa forma, ela contribui com o controle do peso, diminui a pressão arterial e melhora o funcionamento geral do coração, prevenindo assim as doenças cardiovasculares.
As ervilhas podem ser encontradas sob diferentes formas de conservação: secas, congeladas ou em conserva.
Para essa receita de purê escolhemos a ervilha seca. Essa versão é facilmente encontrada nos estabelecimentos e seu custo é bastante acessível, além de ser muito saborosa.
Acompanhe as instruções de preparo desta receita de purê de ervilha seca aqui no TudoReceitas e sirva como entrada ou acompanhamento das suas refeições principais!
Ingredientes para fazer Purê de ervilha seca:
Como fazer Purê de ervilha seca:
Coloque as ervilhas de molho em metade da água por 4 horas. À primeira vista pode parecer que esta é uma receita demorada, mas não se assuste! Como a ervilha é uma leguminosa, recomenda-se que fique de molho por algumas horas, a fim de eliminar anti-nutrientes causadores de má digestão.
Após esse tempo, escorra a água e transfira as ervilhas já hidratadas para uma panela de pressão. Adicione 4 xícaras de água e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos após apitar.
Dica: se quiser acrescentar mais sabor, substitua a água por caldo de legumes caseiro.
Após esse tempo, os grãos deverão ficar bem macios, como na foto. Isso é importante para obter um purê de ervilhas bem lisinho, caso contrário o resultado será um purê rústico.
Transfira as ervilhas para um processador e bata bem. Se preferir, use um mixer ou amasse com um garfo ou com um utensílio próprio para purê.
Derreta a manteiga numa panela e adicione as ervilhas. Doure por 1 minuto em fogo médio.
Coloque o sal e despeje o leite aos poucos. Mexa até obter um creme uniforme.
Dica: se quiser pode adicionar também noz moscada para conseguir um purê mais aromático!
Depois do passo anterior, está pronto seu purê de ervilha seca! Sirva a seguir como acompanhamento da sua refeição. Esse purê de ervilha acompanha bem costelinha de porco e filé de tilápia, por exemplo. Experimente e diga nos comentários o que você achou!
Procurando mais receitas de purê? Veja como fazer:
Veja mais receitas com ervilha no Tudo Receitas e nas minhas redes sociais em diariodacozinheiraamadora
Se você gostou da receita de Purê de ervilha seca, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Ervilhas.