Carne moída

Receita de Quibe de quinoa

 
Marcelo Melo
Por Marcelo Melo. Atualizado: 26 janeiro 2024
Receita de Quibe de quinoa

Nesta receita vamos de ensinar como preparar quinoa em forma de quibe de forno! Inspirada na versão tradicional, esta receita com quinoa ganha novos ingredientes e se transforma num prato saudável, sem glúten e delicioso! Ideal para quem busca opções mais nutritivas sem abrir mão do sabor característico do quibe. Esse ingrediente além de nutritivo, é super versátil, podemos preparar salada com quinoa ou também um tabule!

Confira o passo a passo aqui no Tudo Receitas e aprenda como fazer essa receita simples de quibe de quinoa.

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para esportistas, Popular na Primavera-Verão, Pouco picante, Ideal acompanhar com suco natural, No forno, Receitas do Brasil

Ingredientes para fazer Quibe de quinoa:

Utensílios:

  • Refratário
Também lhe pode interessar: Quibe de forno recheado com mussarela

Como fazer Quibe de quinoa:

1

Comece separando todos os ingredientes para o preparo da receita. Para um melhor resultado é aconselhável lavar bem os grãos de quinoa, até que a água esteja limpa e deixar de molho na noite anterior ao preparo. Depois desse processo, a quinoa cozinhará rapidamente e ficará mais gostosa.

Receita de Quibe de quinoa - Passo 1
2

Depois que a quinoa já estiver cozida, coloque a carne num refratário.

Receita de Quibe de quinoa - Passo 2
3

Em seguida adicione a quinoa e os demais ingredientes. Mexa bem para incorporar todos os sabores.

Receita de Quibe de quinoa - Passo 3
4

Faça cortes superficiais em formato de losango, regue com azeite e leve ao forno preaquecido a 180 graus. Asse por 30 a 40 minutos, até que a parte superior esteja dourada. Sirva o quibe de quinoa com saladas, molho ou acompanhamentos de sua preferência, bom apetite! Nos conte o que achou dessa receita nos comentários e poste suas fotos!

Dica: é importante fazer os cortes e regar com azeite para que o quibe não fique ressecado enquanto assa.

Receita de Quibe de quinoa - Passo 4

Se você gostou da receita de Quibe de quinoa, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Carne moída. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Conheça os benefícios da quinoa

A quinoa é um superalimento que tem ganhado destaque por seus diversos benefícios para a saúde. Originária dos Andes, essa semente possui uma composição nutricional única, tornando-se uma excelente opção para incluir na dieta. Confira alguns dos benefícios associados ao consumo regular de quinoa:

  • Perfil nutricional completo: A quinoa é uma fonte completa de proteínas, o que significa que contém todos os aminoácidos essenciais necessários para o funcionamento saudável do corpo. Isso a torna uma excelente opção para vegetarianos e veganos.
  • Rica em nutrientes: Além de proteínas, a quinoa é uma boa fonte de fibras, ferro, magnésio, fósforo, manganês, zinco, vitaminas do complexo B e antioxidantes. Essa variedade de nutrientes contribui para a saúde geral do organismo.
  • Livre de glúten: A quinoa é naturalmente livre de glúten, sendo uma alternativa segura para pessoas com sensibilidade ou intolerância ao glúten.
  • Controle do açúcar no sangue: Os carboidratos complexos presentes na quinoa têm um baixo índice glicêmico, o que significa que ela é digerida lentamente, ajudando a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.
  • Favorece a saúde digestiva: A quinoa é uma boa fonte de fibras, o que auxilia na digestão e na promoção de um sistema digestivo saudável.
  • Manutenção do peso: Devido à sua alta quantidade de fibras e proteínas, a quinoa pode ajudar na sensação de saciedade, auxiliando na gestão de peso quando incorporada em uma dieta equilibrada.
  • Saúde cardiovascular: Estudos sugerem que a quinoa pode ter efeitos benéficos na saúde cardiovascular, reduzindo fatores de risco como pressão arterial e colesterol.
  • Versatilidade na culinária: A quinoa é versátil na cozinha, podendo ser usada em pratos doces e salgados, substituindo outros grãos e cereais em diversas receitas.

Suba a sua foto de Receita de Quibe de quinoa

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 5
Receita de Quibe de quinoa