PARTILHAR

Porque o bolo murcha depois de assado

Letícia Lima
Por Letícia Lima, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 3 novembro 2020
Porque o bolo murcha depois de assado

Termina o tempo de assar, o seu bolo cresceu bastante, está esponjoso e parece perfeito mas, no momento em que você o retira do forno e deixa esfriando, o bolo afunda e fica solado! Porque o bolo murcha depois de assado? Porque o bolo afunda no meio? Sem dúvida que esta situação já aconteceu a todo o mundo que gosta de fazer bolos. Para que você não volte a preparar um bolo que funda depois de assar, aqui no TudoReceitas eu explico para você o que deu errado e como evitar. Confira abaixo todos os detalhes!

Também lhe pode interessar: Porque o pão murcha depois de assado

ERRO 1: Provocar um choque térmico

Para que um bolo asse do jeito correto, o ideal é ter assar a 180ºC no forno preaquecido (algumas receitas indicam também para assar a 200ºC). Mas, no momento em que abrimos o forno para fazer o teste do palito, por vezes observamos o bolo a baixar logo. Porque acontece isso? Simples: na maioria dos casos o bolo murcha porque existe uma grande diferença entre a temperatura no interior do forno e a temperatura ambiente, que está mais fria, provocando assim um choque térmico na massa do bolo.

Neste caso, o que fazer para o bolo não murchar? Nosso conselho: quando você observar que o bolo está pronto, desligue o forno e deixe o bolo no interior por mais 5 minutos. Depois abra um pouco a porta do forno, permitindo deste jeito que a temperatura no interior do forno desça gradualmente, evitando o referido choque térmico. Retire o bolo do forno e deixe esfriar em um local sem correntes de ar (pode ser dentro do forno mesmo, com a porta já totalmente aberta).

Porque o bolo murcha depois de assado - ERRO 1: Provocar um choque térmico

ERRO 2: Abrir o forno antes do tempo

Uma das regras para conseguir um bolo perfeito é não abrir o forno antes dos primeiros 20-25 minutos. Isto está relacionado com o erro anterior porque, antes deste tempo, o bolo não tem estrutura suficiente para manter a sua forma e resistir à diferença de temperatura causada por abrir o forno.

Se você quer conferir que o bolo está assado espere que o bolo asse por, pelo menos, 30 minutos e abra a porta do forno lentamente.

Porque o bolo murcha depois de assado - ERRO 2: Abrir o forno antes do tempo

ERRO 3: Retirar o bolo do forno antes dele estar pronto

Muitas vezes, terminado o tempo indicado na receita, o bolo parece estar pronto mas, no interior, a massa ainda está mole. Esse é um dos maiores erros ao preparar um bolo e que explica porque o bolo murcha e sola quando sai do forno. Isso pode acontecer por várias razões: os ingredientes usados demoram mais para assar, a forma de bolo não permite que o bolo asse no tempo indicado, o bolo não está bem posicionado no interior do forno, entre outros pormenores. No entanto, regra geral, isso acontece porque a temperatura do forno está muito alta, fazendo com que o bolo asse rapidamente no fundo, laterais e topo e continue cru no interior.

Para uma explicação mais detalhada confira nosso artigo 'Porque o bolo fica cru no meio'.

Porque o bolo murcha depois de assado - ERRO 3: Retirar o bolo do forno antes dele estar pronto

ERRO 4: Fermento vencido ou na quantidade errada

Se você pensa que, quando mais fermento adicionar à massa do bolo, mais crescido ele ficará, saiba que isso é um mito. Na verdade, fermento em excesso faz com que o bolo cresça rapidamente e que, ao sair do forno, perca seu volume porque não tem estrutura para manter a forma. O ideal é adicionar somente 1 colher de chá de fermento por cada 120 gramas de farinha (o equivalente a uma xícara).

Por outro lado, confira a validade do fermento usado: fermento vencido não provocará nenhum efeito no bolo.

Porque o bolo murcha depois de assado - ERRO 4: Fermento vencido ou na quantidade errada

ERRO 5: Não conhecer o forno usado

Ainda que possa parecer óbvio, conhecer o forno que usamos é fundamental para cozinhar bem os alimentos, sejam bolos ou qualquer outro tipo de preparação. Em alguns casos os fornos aquecem mais do que o que indicam ou não chegam a atingir a temperatura pretendida. Se você suspeita que o seu forno não assa na temperatura correta, use um termômetro de cozinha para conferir e adaptar a temperatura.

Porque o bolo murcha depois de assado - ERRO 5: Não conhecer o forno usado

Dicas práticas para o bolo não afundar

Depois de conferir os principais erros de porque o bolo sola e afunda, compartilhamos com você algumas dicas práticas para assar um bolo crescido e consistente na próxima ocasião:

  1. Esquente o forno antes de colocar o bolo no interior;
  2. Confira a temperatura no interior do forno, idealmente usando um termômetro;
  3. Bata bem os ovos da massa para garantir que incorpora bastante ar nela;
  4. Não bata demasiado a massa depois de adicionar a farinha de trigo, para não desenvolver o glúten;
  5. Não exagere na quantidade de fermento e verifique a validade do mesmo;
  6. Utilize uma forma de bolo com furo central, assim o bolo assa mais depressa no meio;
  7. Asse o bolo com calor apenas em baixo, para que ele cozinhe de baixo para cima, e ligue o calor em cima apenas quando faltarem 10-15 minutos para terminar de assar.
  8. Não abra a porta do forno antes dos primeiros 30 minutos;
  9. Deixe o bolo esfriar gradualmente no interior do forno desligado e ligeiramente aberto;
Porque o bolo murcha depois de assado - Dicas práticas para o bolo não afundar

Receitas de bolo fofinho e crescido que dão certo

Agora que você conhece os truques para assar bolo do jeito certo, confira estas nossas receitas de bolo fácil que você prepara sem erro:

Porque o bolo murcha depois de assado - Receitas de bolo fofinho e crescido que dão certo

Se gostou do artigo Porque o bolo murcha depois de assado, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
14 comentários
A sua avaliação:
Jamir
Ótimas dicas. Valeu mesmo.
A sua avaliação:
Branka Bini
Amei as dicas, tbém abro assim que assa😂😂😂😂😂agora vou fazer certinho🎂🎂🎂
A sua avaliação:
Matheus
Se eu deixar esfriá-lo dentro do forno, totalmente fechado, ele murchará ou não?
Equipe TudoReceitas
Oi Matheus, desse jeito o bolo não irá murchar, a menos que tenha havido algum erro no preparo do bolo.
A sua avaliação:
Elaine
Todas as vezes que faço bolo caseiro esses de furo no meio deixo em média 45 minutos o bolo no forno só nesse tempo que abro pra fazer o teste do palito mas nesse momento que abro o bolo abaixa não por inteiro só em uma parte da frente e sempre já está assado aí já desligo e tiro do forno mas meu bolo fica torto e não fica legal quando coloco a cobertura tenho sempre que corrigir tirando uma parte do topo
A sua avaliação:
Suzana Domingues
Cada vez que faço bolo ele não cresce coloco a medida certa do fermento e foca sem crescer.
Equipe TudoReceitas
Oi Suzana, você coloca o bolo para assar no forno já quente?
A sua avaliação:
Elisângela
Muito obrigada pelas dicas e trocas de experiências. Já descobri meus erros (pequenos):
Olhar a massa com palito (choque térmico)
Assar 200 graus da receita, nos próximos farei 160 ou 180 máximo.
Diminuir quantidade de fermento (uma colher de sopa rasa, alterar pra de chá)
Equipe TudoReceitas
Oi Elisângela, que bom que você chegou nessa conclusão! Obrigada pelo seu comentário e esperamos que agora seus bolos fiquem perfeitos.
Renan
Meus bolos logo qe prontos eles começam a crescer será que estou botando muito fermento ou tô batendo muito a massa
A sua avaliação:
Paulo Afonso
O bolo cresce e murcha dentro do forno, sem abrir o mesmo. Já fizemos várias receitas e acontece sempre o mesmo problema.
No início funcionava corretamente.
ADRIANA ALVES DE OLIVEIRA
O MEU ESTA ACONTECENDO A MESMA COISA, CRESCE E DEPOIS MURCHA DENTRO DO FORNO.
VIVIA BELO
O meu aconteceu a mesma coisa ,mas era o fermento q tava muito ainda kkk ele crescia e quand eu ia olhar tava murcho dentro d forno ,mas a massa ok ,muito gostoso ate,mas murcho kkk ai descobri q era o fermento que eu colocava demais
A sua avaliação:
Gabriela Santos
Dicas muito boas! minha mãe e a minha tia faziam bolos por hobby, hoje somos nós 3 trabalhando e não estamos dando conta!
A sua avaliação:
Maria das graças ferreira
Qual a melhor margarina pra bolo?
A sua avaliação:
MARCIA MENDES
Foi muito útil,porq sempre acontece isso cmgo
A sua avaliação:
Amélia
Como fazer mousse de chocolate
Sara Silva
Oi Amélia, confira a receita de mousse de chocolate aqui: https://www.tudoreceitas.com/receita-de-mousse-de-chocolate-simples-4490.html
A sua avaliação:
Sandra Pantaleao
Meu bolo de cenoura é que murcha acho que coloco muito cenoura. Costumo colocar 3 a 4 cenouras. Fica parecendo pudim de pão kkkkk
Sara Silva
Oi Sandra, obrigada pelo seu comentário! Sim, o bolo de cenoura pode murchar se for preparado com demasiada cenoura. Aconselhamos usar 2-3 cenouras médias no preparo 🙂 Confira esta receita de bolo de cenoura que dá muito certo: https://www.tudoreceitas.com/receita-de-bolo-de-cenoura-com-polvilho-doce-8048.html
Flávio
eu coloco 2 cenouras e uma laranja sem a sementes e as linhas brancas do centro dela. para compensar a massa 1/3 da farinha de trigo, coloco maizena, assim ele fica mais leve e seco sem solar!
Elizeu
Oi Sandra, eu tinha esse problema quando comecei a fazer bolo de cenoura. Porque fica difícil você determinar o tamanho de uma cenoura média. A minha dica é o seguinte: Não siga a receita pela quantidade de cenoura e sim pelo peso. Uma cenoura média tem 120 gramas, portanto, se a receita pede 3 cenouras médias,, você irá precisar de 360 gramas de cenouras limpas.
Equipe TudoReceitas
Oi Elizeu, ótima dica! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas receitas.
A sua avaliação:
Abiba
Qual é o segredo de bolo ficar molhadinho.?
Sara Silva
Oi Abiba! Para o seu bolo ficar molhadinho você pode preparar uma calda dissolvendo 1-2 colheres de açúcar em 1 copo de água ou de leite e passar essa cada no bolo após assar. Experimente e conte para nós o que você achou 🙂
A sua avaliação:
solange
queria saber porque o bolo baixa depois de pronto e achei essa materia muito esclarecedora, meu erro é abrir o forno cedo demais porem agora ja sei que é errado
Sara Silva
Oi Solange, que bom que você encontrou a resposta que procurava! Obrigada pelo seu comentário e compartilhe esta matéria com suas amigas 🙂
Jéssica
O meu erro era esse tbm e eu adicionava muito fermento, hj meu bolo saiu perfeito 🤩
Sara Silva
Oi Jéssica, que bom! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas receitas 🙂
Porque o bolo murcha depois de assado
1 de 8
Porque o bolo murcha depois de assado

Voltar ao topo da página ↑