Partilhar

Porque o bolo murcha depois de assado

Por Letícia Lima, Redatora e editora no TudoReceitas. 14 agosto 2018
Porque o bolo murcha depois de assado

Termina o tempo de assar, o seu bolo cresceu bastante, está esponjoso e parece perfeito mas, no momento em que você o retira do forno e deixa esfriando, o bolo afunda e fica solado! Porque o bolo murcha depois de assado? Porque o bolo afunda no meio? Sem dúvida que esta situação já aconteceu a todo o mundo que gosta de fazer bolos. Para que você não volte a preparar um bolo que funda depois de assar, aqui no TudoReceitas eu explico para você o que deu errado e como evitar. Confira abaixo todos os detalhes!

Também lhe pode interessar: Porque o bolo fica cru no meio?

ERRO 1: Provocar um choque térmico

Para que um bolo asse do jeito correto, o ideal é ter assar a 180ºC no forno preaquecido (algumas receitas indicam também para assar a 200ºC). Mas, no momento em que abrimos o forno para fazer o teste do palito, por vezes observamos o bolo a baixar logo. Porque acontece isso? Simples: na maioria dos casos o bolo murcha porque existe uma grande diferença entre a temperatura no interior do forno e a temperatura ambiente, que está mais fria, provocando assim um choque térmico na massa do bolo.

Neste caso, o que fazer para o bolo não murchar? Nosso conselho: quando você observar que o bolo está pronto, desligue o forno e deixe o bolo no interior por mais 5 minutos. Depois abra um pouco a porta do forno, permitindo deste jeito que a temperatura no interior do forno desça gradualmente, evitando o referido choque térmico. Retire o bolo do forno e deixe esfriar em um local sem correntes de ar (pode ser dentro do forno mesmo, com a porta já totalmente aberta).

Porque o bolo murcha depois de assado - ERRO 1: Provocar um choque térmico

ERRO 2: Abrir o forno antes do tempo

Uma das regras para conseguir um bolo perfeito é não abrir o forno antes dos primeiros 20-25 minutos. Isto está relacionado com o erro anterior porque, antes deste tempo, o bolo não tem estrutura suficiente para manter a sua forma e resistir à diferença de temperatura causada por abrir o forno.

Se você quer conferir que o bolo está assado espere que o bolo asse por, pelo menos, 30 minutos e abra a porta do forno lentamente.

Porque o bolo murcha depois de assado - ERRO 2: Abrir o forno antes do tempo

ERRO 3: Retirar o bolo do forno antes dele estar pronto

Muitas vezes, terminado o tempo indicado na receita, o bolo parece estar pronto mas, no interior, a massa ainda está mole. Esse é um dos maiores erros ao preparar um bolo e que explica porque o bolo murcha e sola quando sai do forno. Isso pode acontecer por várias razões: os ingredientes usados demoram mais para assar, a forma de bolo não permite que o bolo asse no tempo indicado, o bolo não está bem posicionado no interior do forno, entre outros pormenores. No entanto, regra geral, isso acontece porque a temperatura do forno está muito alta, fazendo com que o bolo asse rapidamente no fundo, laterais e topo e continue cru no interior.

Para uma explicação mais detalhada confira nosso artigo 'Porque o bolo fica cru no meio'.

Porque o bolo murcha depois de assado - ERRO 3: Retirar o bolo do forno antes dele estar pronto

ERRO 4: Fermento vencido ou na quantidade errada

Se você pensa que, quando mais fermento adicionar à massa do bolo, mais crescido ele ficará, saiba que isso é um mito. Na verdade, fermento em excesso faz com que o bolo cresça rapidamente e que, ao sair do forno, perca seu volume porque não tem estrutura para manter a forma. O ideal é adicionar somente 1 colher de chá de fermento por cada 120 gramas de farinha (o equivalente a uma xícara).

Por outro lado, confira a validade do fermento usado: fermento vencido não provocará nenhum efeito no bolo.

Porque o bolo murcha depois de assado - ERRO 4: Fermento vencido ou na quantidade errada

ERRO 5: Não conhecer o forno usado

Ainda que possa parecer óbvio, conhecer o forno que usamos é fundamental para cozinhar bem os alimentos, sejam bolos ou qualquer outro tipo de preparação. Em alguns casos os fornos aquecem mais do que o que indicam ou não chegam a atingir a temperatura pretendida. Se você suspeita que o seu forno não assa na temperatura correta, use um termômetro de cozinha para conferir e adaptar a temperatura.

Porque o bolo murcha depois de assado - ERRO 5: Não conhecer o forno usado

Dicas práticas para o bolo não afundar

Depois de conferir os principais erros de porque o bolo sola e afunda, compartilhamos com você algumas dicas práticas para assar um bolo crescido e consistente na próxima ocasião:

  1. Esquente o forno antes de colocar o bolo no interior;
  2. Confira a temperatura no interior do forno, idealmente usando um termômetro;
  3. Bata bem os ovos da massa para garantir que incorpora bastante ar nela;
  4. Não bata demasiado a massa depois de adicionar a farinha de trigo, para não desenvolver o glúten;
  5. Não exagere na quantidade de fermento e verifique a validade do mesmo;
  6. Utilize uma forma de bolo com furo central, assim o bolo assa mais depressa no meio;
  7. Asse o bolo com calor apenas em baixo, para que ele cozinhe de baixo para cima, e ligue o calor em cima apenas quando faltarem 10-15 minutos para terminar de assar.
  8. Não abra a porta do forno antes dos primeiros 30 minutos;
  9. Deixe o bolo esfriar gradualmente no interior do forno desligado e ligeiramente aberto;
Porque o bolo murcha depois de assado - Dicas práticas para o bolo não afundar

Receitas de bolo fofinho e crescido que dão certo

Agora que você conhece os truques para assar bolo do jeito certo, confira estas nossas receitas de bolo fácil que você prepara sem erro:

Se gostou do artigo Porque o bolo murcha depois de assado, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.

Escrever comentário sobre Porque o bolo murcha depois de assado

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Amélia
Como fazer mousse de chocolate
A sua avaliação:
Sandra Pantaleao
Meu bolo de cenoura é que murcha acho que coloco muito cenoura. Costumo colocar 3 a 4 cenouras. Fica parecendo pudim de pão kkkkk
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Sandra, obrigada pelo seu comentário! Sim, o bolo de cenoura pode murchar se for preparado com demasiada cenoura. Aconselhamos usar 2-3 cenouras médias no preparo 🙂 Confira esta receita de bolo de cenoura que dá muito certo: https://www.tudoreceitas.com/receita-de-bolo-de-cenoura-com-polvilho-doce-8048.html
A sua avaliação:
Abiba
Qual é o segredo de bolo ficar molhadinho.?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Abiba! Para o seu bolo ficar molhadinho você pode preparar uma calda dissolvendo 1-2 colheres de açúcar em 1 copo de água ou de leite e passar essa cada no bolo após assar. Experimente e conte para nós o que você achou 🙂
A sua avaliação:
solange
queria saber porque o bolo baixa depois de pronto e achei essa materia muito esclarecedora, meu erro é abrir o forno cedo demais porem agora ja sei que é errado
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Solange, que bom que você encontrou a resposta que procurava! Obrigada pelo seu comentário e compartilhe esta matéria com suas amigas 🙂
Jéssica
O meu erro era esse tbm e eu adicionava muito fermento, hj meu bolo saiu perfeito 🤩
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Jéssica, que bom! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas receitas 🙂

Porque o bolo murcha depois de assado
1 de 7
Porque o bolo murcha depois de assado

Voltar ao topo da página