Purê

Receita de Aligot de mandioquinha

 
Graciela Martins
Por Graciela Martins, Colaboradora e Chef de cozinha. 6 outubro 2021
Receita de Aligot de mandioquinha

O aligot é um prato clássico francês e muito apreciado aqui no Brasil! O aligot é um purê liso e, na sua versão original, é preparado com batata e muito queijo, até que sua textura fique elástica. Mas hoje eu vou preparar um aligot com um substituto interessante da batata comum: a mandioquinha, também conhecia como batata baroa!

Esta receita de aligot de mandioquinha tem um sabor único. Você poderá servi-lo como acompanhamento de carnes ou experimentar uma versão vegetariana e simples com cogumelos salteados, por exemplo.

O preparo deste "aligot brasileiro" é bem simples! Principalmente porque o único segredo de um bom aligot é saber usar o queijo ou a mistura de queijos correta. Gouda, gruyère e muçarela são os mais comuns para se preparar o aligot, porém o importante é que o queijo não seja muito fresco, pois não irá conferir a elasticidade necessária, nem muito maturado, pois deixará o aligot muito pesado.

Continue aqui no TudoReceitas para conferir mais dicas de como fazer aligot de mandioquinha que vai surpreender todos aí em casa!

2 convidados 45m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para vegetarianos, Receita sem glúten, Cozido, Receitas do Brasil

Ingredientes para fazer Aligot de mandioquinha:

Também lhe pode interessar: Purê de mandioquinha light

Como fazer Aligot de mandioquinha:

1

Comece esta receita cozinhando a mandioquinha em água, previamente descascada, até que amacie muito bem. Ainda quente, bata a mandioquinha em um processador com uma pitada de sal.

Receita de Aligot de mandioquinha - Passo 1
2

Depois do passo anterior, separe os demais ingredientes desta receita de aligot de mandioquinha (aligot de batata baroa). O ideal é que o queijo esteja fatiado.

Dica: lembrando que, no lugar da muçarela, você pode usar queijo gouda ou gruyère. Evite os queijos muito frescos ou muito maturados, que não irão conferir a textura necessária ao aligot.

Receita de Aligot de mandioquinha - Passo 2
3

Ao purê ainda quente junte a manteiga e o creme de leite. Bata até misturar bem, pois é importante que o creme esteja perfeitamente liso e uniforme.

Dica: o creme de leite UHU é o mesmo que o creme de leite de caixinha, contendo cerca de 17% de gordura.

Receita de Aligot de mandioquinha - Passo 3
4

Transfira esse creme em uma panela e leve para aquecer em fogo baixo, mexendo sempre para que não se apegue ao fundo da panela.

Receita de Aligot de mandioquinha - Passo 4
5

Quando o purê estiver bem quente, adicione o queijo e mexa muito bem, até que esteja tudo bem incorporado.

Receita de Aligot de mandioquinha - Passo 5
6

A textura perfeita do aligot é este purê liso, uniforme e elástico, como na foto! Isso é possível graças ao queijo usado.

Receita de Aligot de mandioquinha - Passo 6
7

Está pronto seu aligot de mandioquinha caseiro. Viu como é fácil? Agora é só escolher seu acompanhamento predileto e se deliciar neste purê cremosíssimo e cheio de sabor! Para uma opção sem carne, prepare cogumelos salteados com alho e salsa. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Procurando mais receitas com mandioquinha? Veja como fazer:

Receita de Aligot de mandioquinha - Passo 7

Se você gostou da receita de Aligot de mandioquinha, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Purê. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Suba a sua foto de Receita de Aligot de mandioquinha

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 8
Receita de Aligot de mandioquinha