menu
Partilhar

Receita de Arroz de barranco com carne moída

 
Por Emilia Cicolo. 22 abril 2021
Receita de Arroz de barranco com carne moída

Já ouviu falar em arroz de barranco? Há diversas versões sobre a origem desse prato delicioso. A mais famosa diz que ele foi criado pelos tropeiros que viajavam pelo interior de Minas Gerais, mais precisamente na região de barranco (divisa entre São Paulo e Minas). E, assim como no arroz tropeiro, utilizavam em uma única panela, todas as sobras de ingredientes que possuíam.

Uma outra explicação para o nome barranco é pelo fato de ser um prato alto e repleto de ingredientes, com risco de desmoronar, ou melhor, desbarrancar. Seja qual for a origem, é um prato delicioso e que vale a pena repetir em casa!

A maioria das receitas de arroz de barranco traz a linguiça calabresa como um dos ingredientes, mas optamos por substituir por um alimento muito comum nas mesas brasileiras: a carne moída. Veja as instruções de preparo desta receita de arroz de barranco com carne moída aqui no TudoReceitas!

6 convidados 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, Receita sem glúten, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes para fazer Arroz de barranco com carne moída:
Também lhe pode interessar: Arroz de forno com carne moída
Como fazer Arroz de barranco com carne moída:
1

Para preparar esta receita de arroz de barranco de uma panela só leve uma panela alta ao fogo médio e acrescente o óleo e a cebola. Mexa até dourar.

Receita de Arroz de barranco com carne moída - Passo 1
2

Em seguida coloque a carne moída e misture bem. Refogue por 2 minutos (a carne não precisa cozinhar completamente antes do passo seguinte, pois ela terminará de cozinhar junto com os demais ingredientes).

Receita de Arroz de barranco com carne moída - Passo 2
3

Para conferir mais cor e sabor no seu arroz de barranco com carne moída, em seguida acrescente a cenoura e o tomate e polvilhe um pouco de sal.

Receita de Arroz de barranco com carne moída - Passo 3
4

Por fim coloque o arroz e cubra com a água quente.

Receita de Arroz de barranco com carne moída - Passo 4
5

Diminua o fogo para o mínimo e cozinhe seu arroz de barranco de uma panela só, sem mexer, até secar a água.

Receita de Arroz de barranco com carne moída - Passo 5
6

Quando a água secar, desligue o fogo e aguarde alguns minutos, sem mexer, para o arroz terminar de cozinhar com o calor residual. Desenforme seu arroz de barranco sobre um prato.

Dica: é importante não mexer o arroz durante e após o cozimento para conseguir desenformar corretamente e conseguir uma apresentação bonita do prato.

Receita de Arroz de barranco com carne moída - Passo 6
7

Pode servir! Gostou dessa receita de arroz de barranco com carne moída? Além de saborosa, tem a grande vantagem de ser preparada em uma panela só. Acompanhe mais sugestões de receitas práticas nas minhas redes sociais em diariodacozinheiraamadora e também mais receitas de pratos de arroz aqui no TudoReceitas:

Receita de Arroz de barranco com carne moída - Passo 7

Se você gostou da receita de Arroz de barranco com carne moída, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Arroz com carne. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Suba a sua foto de Receita de Arroz de barranco com carne moída

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Arroz de barranco com carne moída
1 de 8
Receita de Arroz de barranco com carne moída

Voltar ao topo da página