Arroz com frutos do mar

Receita de Arroz de frutos do mar

 
Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 4 abril 2016
Receita de Arroz de frutos do mar

O arroz de frutos do mar é um prato bastante completo e apreciado um pouco por todo o mundo, sobretudo porque os frutos do mar são sinônimo de boa comida! No TudoReceitas.com ensinamos você a preparar arroz de frutos do mar sem dificuldade, através desta receita passo a passo. Confira abaixo os ingredientes e preparo e não deixe de experimentar!

10 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo elevado, Pouco picante, Cozido
Ingredientes para fazer Arroz de frutos do mar:
Também lhe pode interessar: Arroz com polvo e camarão
Como fazer Arroz de frutos do mar:
1

O primeiro passo desta receita de arroz de frutos do mar é, numa panela com água, sal e pimenta caiena a gosto, em fogo médio, cozinhar o camarão e as sapateiras cortadas em pedaços durante cerca de 30 minutos.

Receita de Arroz de frutos do mar - Passo 1
2

Enquanto isso lave e coloque de molho em água os vôngoles até à hora de usar.

Receita de Arroz de frutos do mar - Passo 2
3

Quando os camarões e sapateiras estiverem cozinhados, retire e deixe amornar. Descasque os camarões, junte as cabeças e cascas ao caldo em que estiveram a cozinhar e triture tudo com o mixer ou no liquidificador. Coe e reserve este caldo de camarão para mais tarde.

Receita de Arroz de frutos do mar - Passo 3
4

Prepare o refogado do arroz de marisco: numa panela grande (de preferência panela de barro, que conserva melhor o calor) em fogo médio, aqueça o azeite de oliva e acrescente a cebola e os alhos picados, e os pimentões cortados em tiras, como na fotografia.

Receita de Arroz de frutos do mar - Passo 4
5

Corte as lulas em anéis e, quando os ingredientes do refogado estiverem murchos, acrescente-as e envolva. Cozinhe por 2-3 minutos, mexendo de vez em quando.

Receita de Arroz de frutos do mar - Passo 5
6

Em seguida adicione à panela do arroz de frutos do mar o caldo de camarão reservado. Corrija o sabor com sal e deixe ferver, para apurar os sabores.

Receita de Arroz de frutos do mar - Passo 6
7

Numa panela à parte, prepare a sopa de camarão ou de frutos do mar de acordo com as instruções da embalagem. Esta sopa irá conferir mais sabor e cremosidade à nossa receita.

Receita de Arroz de frutos do mar - Passo 7
8

Adicione o arroz à panela do refogado, misture e deixe cozinhar tampado. Sempre que o arroz se apresentar seco, junte mais caldo e porções da sopa preparada no passo anterior.

Receita de Arroz de frutos do mar - Passo 8
9

Quando o arroz estiver quase cozinhado, está na hora de acrescentar os vôngoles. Se estiver usando uma panela de barro, desligue o fogo e deixe que o arroz e os vôngoles cozinhem com o próprio calor da panela, porém sem deixar que sequem.

Receita de Arroz de frutos do mar - Passo 9
10

Finalmente adicione à panela os restantes frutos do mar: o camarão, a sapateira, a delícias de lagosta e o kani-kama cortados em fatias. Corrija o sabor com sal e, se quiser, pimenta-caiena, e misture tudo.

Receita de Arroz de frutos do mar - Passo 10
11

Sirva o arroz de frutos do mar em seguida, de preferência polvilhado com salsinha ou coentros picados, para um toque mais aromático e refrescante. Diga nos comentários o que achou desta receita, e bom apetite!

Receita de Arroz de frutos do mar - Passo 11

Se você gostou da receita de Arroz de frutos do mar, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Arroz com frutos do mar.

Suba a sua foto de Receita de Arroz de frutos do mar

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 12
Receita de Arroz de frutos do mar