menu
Partilhar

Receita de Bacalhau confitado

Por Lucas Lima, Redator e editor no TudoReceitas. Atualizado: 13 junho 2023
Receita de Bacalhau confitado

Se você está procurando uma maneira especial de preparar o bacalhau, o Bacalhau Confitado é uma opção que certamente vai impressionar. Nessa receita, o bacalhau é cozido lentamente em azeite de oliva, resultando em uma textura macia, suculenta e cheia de sabor. A técnica dos alimentos confitados está associada a preparações sofisticadas, porém é muito simples de preparar em casa.

O Bacalhau Confitado pode ser servido como prato principal acompanhado de legumes ou batatas, ou como parte de uma refeição sofisticada. Seus convidados certamente ficarão impressionados com a textura e o sabor extraordinários que essa técnica confere ao bacalhau.

Nesta receita do TudoReceitas.com te ensinamos o passo a passo com fotos e todas as dicas para conseguir um excelente confit de bacalhau!

2 convidados 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Pouco picante, Ideal acompanhar com vinho branco, Confitado
Ingredientes para fazer Bacalhau confitado:
Também lhe pode interessar: Bacalhau frito com batatas
Como fazer Bacalhau confitado:
1

Comece por reunir os ingredientes necessários a este confit de bacalhau. Para que o resultado seja saboroso e saudável, é importante usar um azeite de boa qualidade e um termômetro de cozinha.

Dica: Em vez da pimenta calabresa você pode usar um ramo de alecrim ou uma folha de louro.

Receita de Bacalhau confitado - Passo 1
2

Descasque o dente de alho e coloque em uma panela com azeite abundante, que deverá cobrir os lombos de bacalhau por completo. Esquente em fogo médio-baixo até o alho ficar dourado.

Receita de Bacalhau confitado - Passo 2
3

Depois acrescente a pimenta, baixe o fogo e use o termômetro de cozinha para controlar a temperatura do azeite. Espere que o azeite fique nos 80ºC para adicionar o bacalhau e cozinhar por 10-15 minutos, ou um pouco mais se os lombos forem altos.

Para conseguir um bom confit, o azeite de oliva não deve atingir mais que 100ºC. Se estiver se aproximando muito dessa temperatura, retire a panela do fogo e deixe esfriar um pouco.

Dica: Tenha em conta que a tempertura do azeite irá baixar um pouco se o bacalhau sair direto da geladeira.

Receita de Bacalhau confitado - Passo 3
4

Após o tempo indicado, o bacalhau confitado estará pronto a servir! Acompanhe com, por exemplo, batata cozida e presunto ibérico, ou legumes no forno. Experimente e diga-nos o que achou desta receita!

Receita de Bacalhau confitado - Passo 4

Se você gostou da receita de Bacalhau confitado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bacalhau.

Acompanhamentos para a Bacalhau confitado

Agora você já sabe como fazer essa receita de Bacalhau confitado simples e delicioso. Separamos as nossas opções de acompanhamentos preferidas, confira:

  • Receita de Salada fatuche; A salada fatuche é uma ótima proposta para quem procura diferentes e quer manter uma alimentação saudável nessa altura do ano.
  • Purê de batata doce roxa: o purê de batata doce roxa que, além de ser super fácil de fazer, é uma opção mais saudável e nutritiva que o purê de batata comum.
  • Receita de Legumes salteados no azeite: Esta receita de legumes salteados no azeite que compartilho no TudoReceitas é perfeita para quem segue uma alimentação low carb ou quer incluir mais legumes nas suas refeições.

Bom apetite e diga nos comentários o que você achou.

Suba a sua foto de Receita de Bacalhau confitado

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
Paulo JP Gomes
Agora, aprendi a fazer o verdadeiro confit.
Receita de Bacalhau confitado
1 de 5
Receita de Bacalhau confitado

Voltar ao topo da página