Batata doce

Receita de Purê de batata doce roxa

 
Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 19 junho 2023
Receita de Purê de batata doce roxa

Você sabia que existem diferentes variedades de batata doce? Cada uma tem suas próprias características de textura, nutrientes e cor. A batata doce roxa, por exemplo, é a mais indicada para o preparo de purê, porque ela é mais sequinha que as demais!

Aqui no TudoReceitas compartilhamos com você essa receita de purê de batata doce roxa que, além de ser super fácil de fazer, é uma opção mais saudável e nutritiva que o purê de batata comum - já para não falar da cor linda! A batata doce roxa pode não ser muito fácil de encontrar, no entanto, por vezes surge para venda em algumas feiras e no supermercado. Quando achar essa batata doce diferente não hesite em preparar este maravilhoso purê que fica aveludado e saboroso no ponto certo! Confira abaixo o passo a passo em fotos.

4 convidados 45m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Cozido

Ingredientes para fazer Purê de batata doce roxa:

Também lhe pode interessar: Purê de batata-doce simples

Como fazer Purê de batata doce roxa:

1

Descasque as batatas doces e corte em pedaços. Não precisa cortar os pedaços com o mesmo formato, mas eles deverão ter mais ou menos o mesmo tamanho para que cozinhem ao mesmo tempo.

Receita de Purê de batata doce roxa - Passo 1
2

Coloque a batata numa panela, cubra com água e adicione o sal. Leve para cozinhar no fogo médio por 20-30 minutos ou até ficar bem macia, desfazendo.

Dica: Para perceber a consistência da batata basta picá-la com um garfo ou uma faca.

Receita de Purê de batata doce roxa - Passo 2
3

Escorra as batatas e amasse ou processe enquanto estão quentes. Devolva as batatas para a panela, adicione os restantes ingredientes (a manteiga, o leite e a pimenta do reino ou noz moscada a gosto) e fique mexendo no fogo médio até obter um purê aveludado.

Dica: Se preferir pode substituir o leite pela água do cozimento das batatas, porém o purê não ficará tão saboroso nem macio.

Receita de Purê de batata doce roxa - Passo 3
4

Depois disso seu purê de batata doce de polpa roxa, perfeito para acompanhar suas refeições e variar no cardápio! Experimente e conte para nós o que você achou.

Se gostou desta sugestão, veja também estas receitas com batata doce roxa:

Dica: Se quiser, processe o purê de batata roxo com um mixer para que ele fique mais liso.

Receita de Purê de batata doce roxa - Passo 4

Se você gostou da receita de Purê de batata doce roxa, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Batata doce.

Qual a diferença da batata doce roxa?

Como falámos no início da receita, existem diferentes variedades de batata doce: lira, branca, laranja e roxa.De modo geral, a batata-doce é um alimento rico em fibras e com um índice glicêmico baixo, pelo que o seu consumo é recomendado para quem pratica atividade física1.

A batata doce roxa se distingue das demais porque, visualmente, apresenta casca e polpa roxas, resultado de um elevado teor em antocianinas, um pigmento vegetal com propriedades antioxidantes. Seu sabor é semelhante às demais, no entanto ligeiramente ácido. Comparativamente às restantes variedades de batata doce, a roxa é muito rica em compostos fenólicos e antioxidantes.

Suba a sua foto de Receita de Purê de batata doce roxa

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 5
Receita de Purê de batata doce roxa