Partilhar

Receita de Bacalhau desfiado ao forno com batatas

 
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 26 maio 2020
Receita de Bacalhau desfiado ao forno com batatas

Bacalhau combina com batata e com creme de leite, não é mesmo? Pensando nisso, preparei esta receita com bacalhau que, além de ser feita com poucos ingredientes, fica muito gostosa para servir em qualquer reunião familiar.

Veja aqui no TudoReceitas como fazer bacalhau desfiado simples e saboroso com alho poró, creme de leite e batata. Ao longo da receita indico algumas dicas e sugestões de preparo para que você possa adaptar este prato de acordo com as suas preferências. Confira também o passo a passo em fotos e não hesite em preparar esta receita de bacalhau desfiado ao forno com batatas que agrada a todos!

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, No forno
Ingredientes para fazer Bacalhau desfiado ao forno com batatas:
Também lhe pode interessar: Bacalhau desfiado
Como fazer Bacalhau desfiado ao forno com batatas:
1

Em primeiro lugar precisamos preparar o bacalhau. Para agilizar o processo recomendo usar bacalhau desfiado ou em lascas já dessalgado. No caso de você usar bacalhau salgado, não esqueça de deixar ele de molho por 1-2 dias antes de fazer esta receita com bacalhau, trocando a água por 2-3 vezes por dia.

Dica: Neste caso usei bacalhau em lascas salgado e deixei ele de molho por 1 dia e meio, trocando a água duas vezes ao dia.

Receita de Bacalhau desfiado ao forno com batatas - Passo 1
2

Depois de conseguir o seu bacalhau dessalgado, desfie o bacalhau com as mãos e reserve.

Dica: Aproveite também para separar as espinhas e peles do bacalhau, assim será mais fácil cozinhar ele.

Receita de Bacalhau desfiado ao forno com batatas - Passo 2
3

À parte descasque as batatas e corte em palitos pequenos, como na foto. Enxague e escorra a água. Em seguida você pode cozinhar as batatas de três formas diferentes: 1. numa panela com água e sal; 2. assadas no forno ou na AirFryer; 3. fritas em óleo.

Dica: No caso de querer assar as batatas no forno ou fritar, não esqueça de secar bem elas com um pano prato ou papel absorvente.

Receita de Bacalhau desfiado ao forno com batatas - Passo 3
4

Neste caso assei minhas batatas na AirFryer. O processo é o mesmo que no forno: seque as batatas com um pano prato ou papel absorvente, tempere com um pouco de sal e coloque na AirFryer nos 180ºC por 15-20 minutos, mexendo a meio do tempo, até ficarem douradinhas como na foto.

Dica: Não coloque demasiadas batatas assando de uma vez, o ideal será assar por duas ou três vezes.

Receita de Bacalhau desfiado ao forno com batatas - Passo 4
5

Enquanto cozinha as batatas, prepare um refogado de alho poró. Para isso coloque no fogo baixo uma panela grande com o azeite e, quando estiver quente, coloque o alho poró picado. Deixe por 10 minutos, mexendo de vez em quando, ou até o alho poró amolecer.

Dica: Se preferir, pode colocar cebola picada no lugar do alho poró.

Receita de Bacalhau desfiado ao forno com batatas - Passo 5
6

Adicione o bacalhau no alho poró e suba o fogo. Deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo de vez em quando, ou até o bacalhau soltar toda a água e ficar sequinho. Depois tempere com sal e pimenta a gosto, coloque o creme de leite e baixe o fogo, para não perder a cremosidade.

Receita de Bacalhau desfiado ao forno com batatas - Passo 6
7

Misture o alho poró e bacalhau com creme de leite e retire do fogo. Coloque as batatas já cozinhadas e também metade do queijo parmesão e misture tudo muito bem.

Receita de Bacalhau desfiado ao forno com batatas - Passo 7
8

Transfira seu bacalhau cremoso para uma assadeira, alise com uma colher e polvilhe o restante parmesão. Se quiser, decore com pedaços de alho poró, pimenta moída, farinha de rosca ou outro ingrediente da sua preferência. Leve ao forno alto (200ºC) por 10 minutos ou até dourar.

Receita de Bacalhau desfiado ao forno com batatas - Passo 8
9

Depois disso pode servir seu bacalhau desfiado com batatas ao forno simples! Acompanhe com uma salada de folhas e diga nos comentários o que você achou.

Procurando mais receitas com bacalhau desfiado? Veja estas sugestões:

Receita de Bacalhau desfiado ao forno com batatas - Passo 9

Se você gostou da receita de Bacalhau desfiado ao forno com batatas, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bacalhau.

Suba a sua foto de Receita de Bacalhau desfiado ao forno com batatas

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Bacalhau desfiado ao forno com batatas
1 de 10
Receita de Bacalhau desfiado ao forno com batatas

Voltar ao topo da página