Feijão

Receita de Baião de dois soltinho

 
Mércia Santos
Por Mércia Santos, Colaboradora TudoReceitas. Atualizado: 20 outubro 2023
Receita de Baião de dois soltinho

O baião de dois é um delicioso prato feito com a combinação de duas paixões do brasileiro: arroz e feijão! Além disso, também leva outros ingredientes que agregam sabores como o bacon, a calabresa, a carne seca, o queijo coalho e temperos marcantes e inconfundíveis da nossa cozinha.

Você vai ver, que essa receita de baião de dois soltinho também é uma daquelas oportunidades de aproveitar o que tem na geladeira e transformar e uma refeição dos deuses. Não deixe de conferir essa receita e ficar de olho nas dicas especiais para que seu baião de dois fique super soltinho e delicioso!

5 convidados 1h 30m Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Cozido

Ingredientes para fazer Baião de dois soltinho:

Também lhe pode interessar: Baião de dois com feijão verde

Como fazer Baião de dois soltinho:

1

Comece por cozinhar o feijão. Faça a escolha, deixe de molho por algumas horas e cozinhe na pressão por 20 minutos. Lembre-se que o feijão não pode cozinhar em excesso. Ele deve ficar com os grãos inteiros e firmes. Após o tempo indicado, escorra e reserve.

Dica: eu usei o feijão carioca porque era o que eu tinha em casa, mas você também pode usar o de corda, o fradinho entre outros.

Receita de Baião de dois soltinho - Passo 1
2

Em uma panela, frite o bacon até ficar bem dourado, em seguida, junte a calabresa, frite por mais alguns minutos e, por último, junte a carne seca desfiada

Receita de Baião de dois soltinho - Passo 2
3

Para a carne seca, basta dessalgar na água de um dia para o outro. Deixe de molho na água por 24h trocando a água de 3 a 4 vezes. Cozinhe na pressão por 35 minutos e desfie com o auxílio de um garfo, mixer ou, até mesmo, na batedeira, dá super certo!

Receita de Baião de dois soltinho - Passo 3
4

Para essa receita, você pode optar por fazer de duas formas: usar o arroz já cozido e aproveitar as sobras de arroz que você tiver aí na geladeira ou cozinhar o arroz junto com os ingredientes.

Se você quiser cozinhar o arroz junto no baião, basta acrescentar no refogado de bacon, calabresa e carne seca, o feijão cozido al dente e o arroz cru. Cobrir com 3 copos de água e deixar cozinhar no fogo baixo até que a água seque por completo

Receita de Baião de dois soltinho - Passo 4
5

Corte o queijo coalho em cubos e frite em uma frigideira com um fio de azeite para não grudar

Receita de Baião de dois soltinho - Passo 5
6

Finalize o seu baião de dois soltinhos com o queijo coalho tostado e cheiro verde. Se preferir, use coentro picado que fica ainda mais gostoso!

Receita de Baião de dois soltinho - Passo 6

Se você gostou da receita de Baião de dois soltinho, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Feijão.

Suba a sua foto de Receita de Baião de dois soltinho

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 7
Receita de Baião de dois soltinho