Partilhar

Receita de Bolachas de Natal decoradas com glacê

 
Por Isabel Rescalvo. 12 dezembro 2019
Receita de Bolachas de Natal decoradas com glacê

Natal tem gosto de quê? Para mim tem gosto de especiarias, por isso acredito que, quando você provar esta receita de biscoito de Natal, conseguirá dizer facilmente que sabor tem o Natal.

Fazer biscoito caseiro é muito divertido e, se você preparar também um glacê para decorar biscoito, com certeza o momento se tornará numa grande festa! Pensando nisso, compartilho aqui no TudoReceitas esta receita de bolachas de Natal decoradas com glacê que você poderá vender, oferecer ou usar para decorar a sua árvore de Natal, o centro de mesa e até outras sobremesas natalinas. Confira abaixo o passo a passo em fotos e experimente!

10 convidados 1h 30m Lanche Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receitas de Natal, No forno
Ingredientes para fazer Bolachas de Natal decoradas com glacê:
  • Para o glacê:
Também lhe pode interessar: Glacê para bolacha de Natal
Como fazer Bolachas de Natal decoradas com glacê:
1

Primeiramente triture as avelãs num processador de cozinha ou num robot até obter uma farinha. Elas conferem mais sabor e crocância nesta receita de biscoitos decorados!

Dica: Se você quiser, no lugar das avelãs poderá usar amêndoas tostadas.

Receita de Bolachas de Natal decoradas com glacê - Passo 1
2

Coloque as avelãs moídas num bowl e adicione a farinha, o açúcar, a mistura de especiarias e a manteiga fria cortada em cubos. Amasse com as mãos até obter uma consistência esfarelada.

Dica: Neste caso a mistura de especiarias que usei inclui gengibre, noz moscada e canela. A farinha é sem fermento, não vai fermento nem bicarbonato nesta receita.

Receita de Bolachas de Natal decoradas com glacê - Passo 2
3

Bata o ovo levemente e adicione na mistura anterior. Amasse com as mãos novamente, desta vez até obter uma massa mais consistente e fácil de modelar.

Dica: Se a massa continuar seca após misturar o ovo nela, passe as suas mãos por água e volte a amassar.

Receita de Bolachas de Natal decoradas com glacê - Passo 3
4

Modele a massa em forma de bola, envolva em plástico filme e reserve na geladeira por, no mínimo, 30 minutos ou até ficar bem gelada. Isso é importante para conseguir uma massa de bolacha de Natal mais firme.

Receita de Bolachas de Natal decoradas com glacê - Passo 4
5

Após o tempo indicado no passo anterior preaqueça o forno nos 180ºC. Polvilhe farinha numa bancada e abra nela a massa de biscoito com a ajuda de um rolo, até a massa ficar com 2-3 mm de espessura. Corte usando cortadores natalinos ou outros que você tenha.

Dica: Para usar os biscoitos como decoração da árvore de Natal faça um furinho neles com um palito e coloque um pouco de papel alumínio enrolado nesse furinho, para que não feche na hora de assar. Asse do jeito indicado abaixo e retire o papel alumínio somente depois dos biscoitos esfriarem.

Receita de Bolachas de Natal decoradas com glacê - Passo 5
6

Forre um tabuleiro de forno com papel manteiga e coloque nele os biscoitos. Leve para assar no forno nos 180ºC, com calor em cima e em baixo, durante 12 minutos ou até os biscoitos começarem a dourar nas laterais. Depois retire e deixe esfriar em uma grade de resfriamento.

Receita de Bolachas de Natal decoradas com glacê - Passo 6
7

Enquanto o biscoito natalino esfria, veja como fazer glacê: num bowl misture a clara de ovo com o suco de meio limão. Enquanto bate adicione pouco a pouco o açúcar de confeiteiro e continue batendo até conseguir a consistência de glacê desejada.

Dica: O glacê deverá ficar espesso, sem escorrer, porém não deverá ficar tão duro que você não consiga espalhar ele nestes biscoitos amanteigados.

Receita de Bolachas de Natal decoradas com glacê - Passo 7
8

Divida metade do glacê e coloque noutro recipiente. Adicione o corante alimentício num dos recipientes e misture bem, para obter um glacê colorido que usaremos para fazer biscoito decorado.

Dica: Se necessário, adicione mais quantidade de corante até conseguir o tom desejado.

Receita de Bolachas de Natal decoradas com glacê - Passo 8
9

Quando os biscoitos esfriarem, decore eles com o glacê sem cor e com o glacê colorido. Neste passo não há regra de como decorar biscoito com glacê, por isso use sua imaginação e faça do jeito que mais gostar!

Receita de Bolachas de Natal decoradas com glacê - Passo 9
10

Neste caso decorei alguns biscoitos somente com glacê sem cor, outros biscoitos somente com glacê vermelho, em alguns usei ambas as cores e outros polvilhei confeitos. Quando terminar reserve os biscoitos até o glacê endurecer.

Receita de Bolachas de Natal decoradas com glacê - Passo 10
11

Estão prontos! Delicie-se com esta receita de biscoito decorado com glacê real que certamente não vai deixar ninguém indiferente. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Procurando mais receitas de Natal fáceis? Veja estas sugestões:

Receita de Bolachas de Natal decoradas com glacê - Passo 11

Se você gostou da receita de Bolachas de Natal decoradas com glacê, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolachas.

Suba a sua foto de Receita de Bolachas de Natal decoradas com glacê

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Bolachas de Natal decoradas com glacê
1 de 12
Receita de Bolachas de Natal decoradas com glacê

Voltar ao topo da página