Bolos recheados

Receita de Bolo doce de leite com ameixa

 
Andréa Porto
Por Andréa Porto, Colaboradora. 22 janeiro 2021
Receita de Bolo doce de leite com ameixa

Quer uma receita de bolo com recheio delicioso de doce de leite com ameixa? O bolo que apresentaremos aqui tem uma massa de pão de ló fofinha e ficará perfeita com esse recheio!

Será difícil resistir a esse bolo recheado e decorado, pois teremos 2 camadas de recheio e uma cobertura de chantilly rusticamente misturada ao doce de leite, dando um efeito marmorizado ao bolo! Vale a pena falar que esse é um bolo de festa ou bolo de aniversário perfeito para quem ama ameixa e doce de leite?

Ficou com vontade de saber como fazer bolo doce de leite com ameixa aí na sua casa? Então vamos acompanhar agora no TudoReceitas o passo a passo com fotos dessa receita de bolo simplesmente maravilhoso!

8 convidados 4h Aniversários Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, No forno
Ingredientes para fazer Bolo doce de leite com ameixa:
  • Massa (bolo pão de ló):
  • Recheio:
  • Cobertura:
Também lhe pode interessar: Bolo olho de sogra
Como fazer Bolo doce de leite com ameixa:
1

Separe os ingredientes para o preparo do bolo pão de ló. Pré aqueça o forno a 180-200 graus e cubra o fundo de uma foma redonda (20 x 10) com papel manteiga.

Dica: Se não tiver forma com esta medida, opte por assar o bolo em 2 formas de tamanhos iguais ou reduza a receita pela metade, pois essa massa cresce bastante.

Receita de Bolo doce de leite com ameixa - Passo 1
2

Separe as claras e as gemas e na batedeira bata as claras até o ponto de neve. Reserve.

Receita de Bolo doce de leite com ameixa - Passo 2
3

Bata o açúcar com as gemas até formar um creme, adicione a essência de baunilha e a água morna, batendo em velocidade baixa até ficar liso e homogêneo.

Receita de Bolo doce de leite com ameixa - Passo 3
4

Acrescente a farinha de trigo peneirada e bata aos poucos, até tudo ficar bem misturado.

Receita de Bolo doce de leite com ameixa - Passo 4
5

Por fim adicione o fermento em pó e as claras em neve, misturando com uma colher delicadamente de baixo para cima até que a massa fique lisa e homogênea.

Dica: Esse modo de misturar o fermento e as claras em nele é fundamental para conseguir um bolo pão de ló crescido e leve! Por isso seja paciente e misture delicadamente mesmo.

Receita de Bolo doce de leite com ameixa - Passo 5
6

Leve a massa para assar em forno pré aquecido por cerca de 40 a 50 minutos ou até passar pelo teste do palito. Espere esfriar para desenformar.

Receita de Bolo doce de leite com ameixa - Passo 6
7

Com o bolo pronto, separe os ingredientes para o preparo do recheio de doce de leite com ameixa.

Dica: Se estiver usando ameixas sem calda, basta levá-las ao fogo para cozinhar com 1 xícara e meia de água e meia xícara de açúcar até que a calda fique levemente grossa. Depois, deixe as ameixas escorrendo numa peneira e pique-as. Reserve a calda para regar o bolo.

Receita de Bolo doce de leite com ameixa - Passo 7
8

Numa panela dilua o amido de milho no leite e junte o leite condensado. Deixe cozinhar em fogo médio, mexendo até engrossar. Junte o doce de leite e misture bem, adicione as ameixas (escorridas) picadas e misture tudo.

Dica: Se quiser, separe um pouco do doce de leite antes de acrescentar as ameixas, para usar na decoração junto com o chantilly.

Receita de Bolo doce de leite com ameixa - Passo 8
9

Coloque o recheio num refratário, cubra com plástico filme para não formar películas, deixe esfriar um pouco e leve para geladeira para ficar mais consistente.

Receita de Bolo doce de leite com ameixa - Passo 9
10

Com o bolo frio, desenforme-o e corte-o em 3 partes iguais.

Receita de Bolo doce de leite com ameixa - Passo 10
11

Na mesma forma que o bolo foi assado, coloque um plástico e comece a montagem do bolo: acomode uma parte do bolo dentro da forma, regue com a calda de ameixas e cubra com metade do recheio. Repita este processo mais uma vez e finalize com a última parte do bolo.

Receita de Bolo doce de leite com ameixa - Passo 11
12

Regue com mais calda de ameixas e cubra o bolo com o plástico. Leve o bolo para geladeira para ficar mais firme antes de decorá-lo.

Receita de Bolo doce de leite com ameixa - Passo 12
13

Prepare o chantilly conforme as instruções da embalagem. Se estiver usando creme de leite fresco, basta bater a quantidade sugerida (250 ml) na batedeira com 2 colheres de sopa de açúcar.

Dica: O ponto certo do chantilly é quando ele aumenta de volume e não cai da espátula. Se usar creme de leite, lembre que ele precisa estar gelado e, de preferência, os utensílios da batedeira também.

Receita de Bolo doce de leite com ameixa - Passo 13
14

Retire o bolo da forma, desenforme com cuidado sobre um prato de servir e cubra-o com o chantilly. Se quiser deixar o bolo com mais cara de doce de leite, separe um pouco do chantilly e misture com uma parte do doce de leite do recheio, passando uma espátula para dar um efeito marmorizado. Decore com as ameixas reservadas.

Receita de Bolo doce de leite com ameixa - Passo 14
15

Seu bolo de doce de leite com ameixa está pronto para ser servido! Em dias quentes, sugerimos que mantenha o bolo conservado na geladeira até a hora de servir! Esperamos que tenha apreciado a receita e bom apetite!

Procurando mais receitas de bolos recheados? Veja como fazer:

Receita de Bolo doce de leite com ameixa - Passo 15

Se você gostou da receita de Bolo doce de leite com ameixa, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos recheados.

Suba a sua foto de Receita de Bolo doce de leite com ameixa

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 16
Receita de Bolo doce de leite com ameixa