Bolos simples

Receita de Bolo Souza Leão

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Redatora no TudoReceitas. Atualizado: 17 abril 2024
Receita de Bolo Souza Leão
Imagem: flipboard.com

O bolo Souza Leão também conhecido como bolo de puba, é considerando um dos doces brasileiros mais antigos, sendo também Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco. Esta delícia, popular em todo o Brasil, sofreu várias adaptações desde o século XIX, altura em que ficou conhecida como um bolo de consistência cremosa.

O bolo é feito a base de massa de puba, uma massa de mandioca lavada e peneirada, e ovos. Descubra com o TudoReceitas como preparar passo a passo a receita de bolo Souza Leão original!

6 convidados 45m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, No forno, Receitas do Brasil

Ingredientes para fazer Bolo Souza Leão:

Também lhe pode interessar: Bolo baeta simples

Como fazer Bolo Souza Leão:

1

Para fazer bolo Souza Leão, comece por misturar a água o açúcar em uma panela. Leve ao fogo, sem mexer, até atingir o ponto de fio. Sem parar de mexer, junte a manteiga e o sal, desligue e deixe esfriar.

Dica: o ponto de fio se forma quando a calda começa a borbulhar nas laterais da panela. Quando colocada numa colher escorre facilmente, mas é bem rala. Se você pingar um pouca da calda em um copo de água, ela logo se desfaz.

Receita de Bolo Souza Leão - Passo 1
2

Em seguida coloque a puba em uma tigela e junte as gemas de ovo, uma a uma, alternando com o leite de coco. Misture tudo, junte a calda do passo anterior e volte a misturar muito bem, até obter uma massa bem lisa, sem grumos.

Dica: a puba é uma massa extraída da mandioca e semelhante à goma de tapioca. Peneire as gemas de ovo para evitar o gosto e cheiro de ovo nesta sobremesa e prefira usar ovos caipiras para uma cor mais viva.

Receita de Bolo Souza Leão - Passo 2
3

Coloque a mistura em uma forma redonda com furo no meio, previamente untada com um pouco de manteiga. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 35 minutos ou até firmar (faça o teste do palito para ter a certeza que o bolo está pronto).

Receita de Bolo Souza Leão - Passo 3

Se você gostou da receita de Bolo Souza Leão, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos simples. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Outras receitas de bolos

Seu bolo Souza Leão está pronto para comer! Recomendamos que acompanhe esse bolo delicioso com um chá árabe para o lanche perfeito.

Se gostou desse bolinho, não perca essas outras receitas:

Compartilhe uma fotografia do resultado e escreva um comentário com a sua opinião ou questão abaixo. Não hesite em publicar também as suas receitas no nosso portal! Bom apetite!

Suba a sua foto de Receita de Bolo Souza Leão

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
Damiana
Fiz o bolo Souza Leão com sua receita e ficou uma delicia!!!
Heliana Arruda
Só ficou faltando como se faz a puba. Eu acho que precisaria de mais detalhes.
Sara Silva
Oi Heliana, você não precisa fazer puba, ela se compra já pronta.
Imagem: flipboard.com
1 de 4
Receita de Bolo Souza Leão