Receita de Caldo verde vegano
Com a chegada do outono também vem a vontade de tomar aquele caldinho quente e que abraça o estômago com carinho, não é mesmo?
Pensando neste abraço quentinho, me lembrei de um caldo muito tradicional, o famoso caldo verde, feito basicamente de batatas, couve e linguiça. E fiquei aqui matutando como poderia transformar este caldo delicioso em um prato vegano. Foi daí que veio a ideia de incluir cenouras no lugar da linguiça!
A cenoura é rica em beta caroteno e se torna bio disponível depois que ela passa por um rápido cozimento. Portanto, nesta receita, a cenoura entra praticamente no final do cozimento do caldo, tornando este prato ainda mais nutritivo. Sendo assim, com uma licença poética, nasce uma receita de caldo verde vegano para quem ama batatas e couve!
Vamos ao modo de preparo? Continue aqui no TudoReceitas!
Ingredientes para fazer Caldo verde vegano:
Como fazer Caldo verde vegano:
Comece separando todos os ingredientes: corte as cenouras em rodelas grossas, pique finamente a cebola e o alho, pique as ervas aromáticas. Descasque e corte em cubos a batata.
Leve a batata para cozinhar até que fique bem macia, com a água e com sal.
Enquanto a batata cozinha, retire os talos mais grossos da couve. Faça cortes em torno do talo mais grosso e o remova. Não descarte, ele é rico em nutrientes, iremos aproveitar a couve integralmente.
Fatie a couve ao seu gosto. Tem quem prefira bem fininha, como eu, e tem quem goste dela em fatias mais grossas. Pique os talinhos também.
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola até ficar transparente, junte o alho e refogue bem.
Junte também logo após o alho, os talinhos da couve. Misture bem e mantenha o fogo médio.
Enquanto a cebola, o alho e os talinhos de couve refogam, junte as cenouras.
Envolva tudo muito bem e desligue o fogo até que a batata, que está cozinhando noutra panela, esteja pronta.
Dica: nesta etapa você poderá dar seu toque de chef e incluir outros elementos que trarão mais sabor ao caldo, como talos de salsão e alho poró!
Quando a batata estiver completamente macia, bata com o mixer de mão ou no liquidificador até que forme um creme liso.
Despeje o creme de batatas na panela dos ingredientes refogados (cebola, alho, cenoura e talos de couve) e acenda novamente o fogo.
Cozinhe o creme de batatas com as cenouras por aproximadamente 5 minutos, até que a cenoura esteja al dente, ou seja, levemente macia mas com uma certa firmeza. Afinal queremos aproveitar todos os nutrientes deste vegetal! Neste momento corrija o sal e acrescente a pimenta branca.
Acrescente a couve e misture.
Na sequência acrescente as ervas aromáticas frescas. Elas darão um sabor todo especial para o creme.
Dica: você poderá usar as ervas frescas que você tiver disponível. Eu usei tomilho, sálvia e cebolinha verde.
Assim que você acrescentar a couve e as ervas, misture muito bem e desligue o fogo. A couve irá cozinhar rapidamente no próprio calor do caldo.
Sirva imediatamente seu caldo verde vegano. O resultado é um creme encorpado de batatas, super nutritivo e saboroso. Gostou? Deixe em baixo seu comentário, vou gostar de ler sua opinião!
E se você está procurando mais receitas veganas para incluir no cardápio, confira estas sugestões:
Se você gostou da receita de Caldo verde vegano, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Caldos.