Cuscuz

Receita de Cuscuz recheado com calabresa

 
Andréa Porto
Por Andréa Porto, Colaboradora. 19 abril 2021
Receita de Cuscuz recheado com calabresa

O cuscuz é um clássico na culinária brasileira! Esse alimento rico em fibras, é bastante versátil e muito saboroso! Para muitos, é um prato perfeito para o café da manhã, mas há quem defenda que o cuscuz serve de refeição para qualquer hora do dia. Além disso, o cuscuz faz parte de várias celebrações especiais! Perfeito para compôr a mesa nas festas juninas, já que é derivado do milho, cereal que se faz presente em várias outras preparações!

Preparar o cuscuz é muito simples, pois basta hidratar a farinha de milho flocada com água e sal, deixando-a descansar alguns minutos para em seguida levá-la a cozinhar no vapor dentro da cuscuzeira. Dependendo da região do país o seu preparo, bem como acompanhamentos, poderão variar mas, no final das contas, qualquer variação fica maravilhosa! Na versão que iremos apresentar aqui, o cuscuz é cozido no vapor recheado com linguiça calabresa refogada com cebola! Com a presença do queijo coalho e do cheiro verde deixaremos esse prato ainda mais irresistível!

Vamos acompanhar agora essa deliciosa receita de cuscuz recheado com calabresa com as fotos do passo a passo aqui no TudoReceitas?

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem glúten, Popular nas Festas Juninas, Ao vapor, Receitas do Brasil

Ingredientes para fazer Cuscuz recheado com calabresa:

  • Cuscuz:
  • Recheio:
Também lhe pode interessar: Cuscuz recheado com banana da terra e queijo

Como fazer Cuscuz recheado com calabresa:

1

Comece separando os ingredientes necessários para o preparo da receita. Corte a linguiça calabresa em rodelas, em formato de meia lua ou, se preferir, corte-a em cubinhos.

Dica: a farinha de milho que estamos usando é a flocada, para garantir um cuscuz mais macio!

Receita de Cuscuz recheado com calabresa - Passo 1
2

Hidrate o flocão de milho com 1 xícara e meia de água filtrada e, em seguida, adicione o sal.

Receita de Cuscuz recheado com calabresa - Passo 2
3

Misture tudo com uma colher e deixe a massa descansar para hidratar por 15 minutos, pelo menos.

Dica: certifique-se se o ponto da massa está correto, pegando uma porção na mão. Aperte-a e veja se continua quebradiça ou se já está mais firme, soltando um pouco de água. Esse da foto é o ponto certo da hidratação.

Receita de Cuscuz recheado com calabresa - Passo 3
4

Enquanto a massa do cuscuz está descansando, prepare o recheio de calabresa. Numa frigideira, aqueça a manteiga e refogue a calabresa fatiada ou em cubinhos com a cebola picada até dourarem levemente. Reserve.

Receita de Cuscuz recheado com calabresa - Passo 4
5

Numa cuscuzeira ou numa panela de vapor, acomode metade da massa de cuscuz (sem pressionar) e em seguida coloque a linguiça calabresa refogada.

Dica: não pressione o cuscuz na cuscuzeira, para garantir que o prato fique molhadinho e macio.

Receita de Cuscuz recheado com calabresa - Passo 5
6

Cubra a camada de calabresa refogada com cheiro verde e em seguida com o queijo coalho ralado.

Dica: se não tiver queijo coalho, substitua por outro queijo de sua preferência.

Receita de Cuscuz recheado com calabresa - Passo 6
7

Finalize cobrindo tudo com o restante da massa do cuscuz de flocão. Feche a panela e espere sair o vapor pela lateral da tampa. A partir daí, deixe cozinhar com fogo brando por 15 a 20 minutos. Desligue o fogo em seguida.

Receita de Cuscuz recheado com calabresa - Passo 7
8

Desenforme o cuscuz recheado com cuidado e transfira para um prato de servir. Se quiser, decore com mais queijo coalho ralado e umedeça com manteiga!

Receita de Cuscuz recheado com calabresa - Passo 8
9

Seu cuscuz recheado com calabresa e queijo está pronto para ser servido e fará muito sucessos nos festejos juninos e não só! Esperamos que tenha apreciado a receita e bom apetite!

Deixe em baixo seu comentário sobre essa receita e confira também como fazer estas receitas juninas:

Receita de Cuscuz recheado com calabresa - Passo 9

Se você gostou da receita de Cuscuz recheado com calabresa, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Cuscuz. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

O que é bom para comer com cuscuz recheado?

Agora que você sabe como fazer cuscuz de milho, também chamado de cuscuz nordestino, provavelmente estará se questionando o que é bom para comer com cuscuz e o que servir com cuscuz. Neste caso o cuscuz é recheado com linguiça calabresa e queijo e rende um prato saciante. No entanto, vale a pena confira nossas ideias de acompanhamentos para cuscuz nordestino para completar a refeição:

  1. Salada Juliana
  2. Banana da terra na AirFryer
  3. Ovo quente
  4. Vinagrete com repolho
  5. Cebola caramelizada crocante
  6. Maionese de legumes com mandioquinha

Suba a sua foto de Receita de Cuscuz recheado com calabresa

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 10
Receita de Cuscuz recheado com calabresa