Receita de Cuscuz recheado com calabresa
O cuscuz é um clássico na culinária brasileira! Esse alimento rico em fibras, é bastante versátil e muito saboroso! Para muitos, é um prato perfeito para o café da manhã, mas há quem defenda que o cuscuz serve de refeição para qualquer hora do dia. Além disso, o cuscuz faz parte de várias celebrações especiais! Perfeito para compôr a mesa nas festas juninas, já que é derivado do milho, cereal que se faz presente em várias outras preparações!
Preparar o cuscuz é muito simples, pois basta hidratar a farinha de milho flocada com água e sal, deixando-a descansar alguns minutos para em seguida levá-la a cozinhar no vapor dentro da cuscuzeira. Dependendo da região do país o seu preparo, bem como acompanhamentos, poderão variar mas, no final das contas, qualquer variação fica maravilhosa! Na versão que iremos apresentar aqui, o cuscuz é cozido no vapor recheado com linguiça calabresa refogada com cebola! Com a presença do queijo coalho e do cheiro verde deixaremos esse prato ainda mais irresistível!
Vamos acompanhar agora essa deliciosa receita de cuscuz recheado com calabresa com as fotos do passo a passo aqui no TudoReceitas?
Ingredientes para fazer Cuscuz recheado com calabresa:
- Cuscuz:
- Recheio:
Como fazer Cuscuz recheado com calabresa:
Comece separando os ingredientes necessários para o preparo da receita de cuscuz recheado com calabresa e queijo. Corte a linguiça calabresa em rodelas, em formato de meia lua ou, se preferir, corte-a em cubinhos.
Dica: a farinha de milho que estamos usando é a flocada, para garantir um cuscuz mais macio!
Hidrate o flocão de milho com 1 xícara e meia de água filtrada e, em seguida, adicione o sal.
Misture tudo com uma colher e deixe a massa descansar para hidratar por 15 minutos, pelo menos.
Dica: certifique-se se o ponto da massa está correto, pegando uma porção na mão. Aperte-a e veja se continua quebradiça ou se já está mais firme, soltando um pouco de água. Esse da foto é o ponto certo da hidratação.
Enquanto a massa está descansando, prepare o recheio de calabresa do cuscuz. Numa frigideira, aqueça a manteiga e refogue a calabresa fatiada ou em cubinhos com a cebola picada até dourarem levemente. Reserve.
Numa cuscuzeira ou numa panela de vapor, acomode metade da massa de cuscuz (sem pressionar) e em seguida coloque a linguiça calabresa refogada.
Dica: não pressione o cuscuz na cuscuzeira, para garantir que o prato fique molhadinho e macio.
Cubra a camada de calabresa refogada com cheiro verde e em seguida com o queijo coalho ralado.
Dica: se não tiver queijo coalho, substitua por outro queijo de sua preferência.
Finalize cobrindo tudo com o restante da massa do cuscuz de flocão. Feche a panela e espere sair o vapor pela lateral da tampa. A partir daí, deixe cozinhar com fogo brando por 15 a 20 minutos. Desligue o fogo em seguida.
Desenforme o cuscuz recheado com calabresa com cuidado e transfira para um prato de servir. Se quiser, decore com mais queijo coalho ralado e umedeça com manteiga!
Seu cuscuz recheado com calabresa e queijo está pronto para ser servido e fará muito sucessos nos festejos juninos e não só! Esperamos que tenha apreciado a receita e bom apetite!
Deixe em baixo seu comentário sobre essa receita e confira também como fazer estas receitas juninas:
- Pastel de creme de leite assado
- Biscoito frito de polvilho azedo que não espirra
- Bolo de milho cremoso com leite condensado e creme de leite
Se você gostou da receita de Cuscuz recheado com calabresa, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Cuscuz. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.
O que é bom para comer com cuscuz recheado?
Agora que você sabe como fazer cuscuz de milho, também chamado de cuscuz nordestino, provavelmente estará se questionando o que é bom para comer com cuscuz e o que servir com cuscuz. Neste caso o cuscuz é recheado com linguiça calabresa e queijo e rende um prato saciante. No entanto, vale a pena confira nossas ideias de acompanhamentos para cuscuz nordestino para completar a refeição: