Ovos cozidos

Receita de Ovo quente perfeito

 
Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 3 abril 2019
Receita de Ovo quente perfeito

Se você está se questionando como fazer ovo cozido com gema mole, chegou no sítio certo! Aqui no TudoReceitas revelamos para você o truque para conseguir um ovo quente perfeito, também chamado ovo pochê na casca, ovo mollet e ovo mole.

Sem dúvidas que o ovo é um dos alimentos mais nutritivos que existem! Ele é uma excelente fonte de proteínas e vitaminas, além do mais é baixo em calorias. Isso significa que o ovo é um alimento completo que pode ser incluído até num cardápio de emagrecimento.

Uma das melhoras formas de cozinhar ovo para usufruir de todos os seus benefícios é do jeito que apresentamos aqui no TudoReceitas! Os ovos quentes são ovos que, após cozinhados em água fervente, apresentam a gema líquida e clara cozinhada. Para fazer ovo quente no ponto certo é muito importante prestar atenção ao tempo de cozimento. Confira abaixo todos os truques para fazer ovo quente perfeito no tempo correto.

1 convidado 10m Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para perder peso, Cozido

Ingredientes para fazer Ovo quente perfeito:

Também lhe pode interessar: Salada de ovo cozido ralado

Como fazer Ovo quente perfeito:

1

Coloque no fogo uma panela com água para esquentar. Dependendo da quantidade de ovos moles que você quer fazer poderá ser necessário adicionar mais ou menos água, já que o ovo deve ficar totalmente submerso na água.

Receita de Ovo quente perfeito - Passo 1
2

Quando a água ferver coloque o ovo com cuidado, para não quebrar a casca. Deixe cozinhando por 4 minutos - é muito importante respeitar este tempo porque é em 4 minutos exatamente que você consegue um ovo com gema mole e clara firme.

Receita de Ovo quente perfeito - Passo 2
3

Após os 4 minutos retire o ovo da panela e passe por água fria, para parar a cozedura. Se você não passar o ovo por água fria de imediato ele continuará a cozinhar no interior e o resultado será uma gema ligeiramente cozida.

Receita de Ovo quente perfeito - Passo 3
4

TRUQUE: para quebrar a casca do ovo sem quebrar a gema use uma faca com serra e dê pequenos golpes em redor da casca do ovo, de preferência na parte superior do ovo. Assim você conseguirá colocar o ovo no porta ovo quente e comer com uma colher ou com pão.

Dica: Confira no final desta receita outros truques para fazer ovo mollet perfeito.

Receita de Ovo quente perfeito - Passo 4
5

Está pronto seu ovo semi-cru, com clara cozinhada e gema líquida, perfeita para molhar o pão! Sirva em seguida no suporte para ovo quente, simples assim ou com sal e pimenta, e delicie-se!

Experimente esta receita e diga nos comentários o que você achou. Procurando mais receitas com ovo? Confira estas sugestões:

Receita de Ovo quente perfeito - Passo 5

Se você gostou da receita de Ovo quente perfeito, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Ovos cozidos.

Como fazer ovo quente perfeito - mais truques

Para conseguir ovos quentes perfeitos é necessário conhecer o ovo. Por isso vale a pena saber que um ovo é composto por 4 camadas principais: gema (maior fonte de vitaminas, minerais e gordura do ovo), clara espessa (que envolve a gema, maior fonte de riboflavina e proteína do ovo), clara fluida (camada fina que envolve a clara espessa) e casca. Cada uma destas camadas do ovo cozinha em tempos e temperaturas diferentes por isso, para conseguir um ovo mais ou menos firme, o tempo de cozimento deve ser adaptado.

Teoricamente é a clara espessa que cozinha primeiro, depois a gema de ovo e, por fim, a clara fluida. Por esta razão é um desafio conseguir um ovo mole com a clara bem cozinhada e a gema líquida! No entanto, se você seguir os truques de como fazer ovo quente perfeito que compartilhamos nesta receita, verá que é possível!

  • A água do cozimento deverá estar na temperatura ideal de 100 ºC. Por isso, se você tiver um termômetro de cozinha, use-o.
  • Se o ovo estiver em temperatura ambiente bastam 4 minutos de cozimento. No entanto, se você usar um ovo que estava guardado na geladeira, será necessário contar mais 30 segundos de cozimento;
  • Se você cozinhar vários ovos na panela também será necessário aumentar o tempo de cozimento porque a temperatura da água baixa um pouco com cada ovo que você colocar nela;
  • Durante os primeiros 2 minutos recomendamos que mexa o ovo constantemente, para garantir que a gema se mantém ao centro.

Com estes truques você conseguirá fazer ovos moles perfeitos! No entanto o melhor conselho é praticar e aprender com os erros, já que nem todo o mundo tem um termômetro de cozinha e o equipamento usado (panela e fogão) também influencia no tempo de cozimento.

Ovo quente faz mal?

A ideia de comer ovo com gema líquida pode originar algumas dúvidas, sobretudo se ovo quente faz mal à saúde por conta de ser ovo cru e poder conter salmonella. Se você gosta de ovo com gema mole o mais importante é utilizar ovos frescos e de fornecedores credenciados ou de galinhas que você sabe que não são portadoras de doenças. Para consumir a gema mole deve-se passar, no máximo, uma semana após o dia de ‘fabricação’ indicado na embalagem de ovo. Não use ovo que apresente a casca quebrada e que você suspeita que está estragado - veja como saber se o ovo está estragado. Se você tem a certeza que o ovo é bom, não existem riscos para a saúde em consumir ovo quente.

Quantas calorias tem um ovo quente?

A quantidade de calorias de um ovo quente depende de 2 fatores principais: tamanho do ovo e ingredientes que adicionamos na hora de comer. Um ovo mole médio cozinhado do jeito que indicamos acima, apenas cozinhado na água e sem temperos, contém 70 calorias.

Bibliografia
  • Farrimond, S. Cocinología, la ciencia de cocinar. (2018). Editorial: DKEspañol.

Suba a sua foto de Receita de Ovo quente perfeito

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 6
Receita de Ovo quente perfeito