Partilhar

Receita de Pão doce caseiro

Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 26 julho 2019
Receita de Pão doce caseiro
Imagem: dicasetruquesonline.com.br

O pão doce é um pão fofinho e delicioso para comer no café da manhã e no lanche, com ou sem recheio, e que agrada a todo o mundo! Ele pode ser encontrado com facilidade das padarias de todo o Brasil, mas você também pode fazer pão doce em casa.

Se você está procurando como fazer pão caseiro doce fofinho confira aqui no TudoReceitas o passo a passo com fotos bem fácil de preparar. Garantimos que você não terá nenhuma dificuldade em preparar nossa receita de pão doce caseiro, mesmo que esta seja sua primeira vez fazendo pão em casa!

6 convidados 1h 30m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Receita de Pão doce recheado de chocolate
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Comece preparando seu pão doce caseiro dissolvendo o fermento e um pouco do açúcar (1-2 colheres de sopa) no leite morno.

Dica: Se quiser pode substituir o fermento biológico seco por 45g (3 tabletes) de fermento biológico fresco. Nesse caso deverá deixar a massa repousar por 30-45 minutos.

Receita de Pão doce caseiro - Passo 1
2

Numa bacia coloque a farinha, adicione o leite com o fermento e mexa para obter uma massa mole. Deixe repousar por 30 minutos para a massa crescer.

Dica: Se a massa ficar muito pesada coloque um pouco mais de leite.

Receita de Pão doce caseiro - Passo 2
3

Após adicione à massa os restantes ingredientes: o óleo, os 4 ovos (gemas e claras), o sal e o restante do açúcar. Amasse bem com as mãos ou na batedeira. Você saberá que a massa está no ponto quando estiver lisa e desgrudar.

Dica: Poderá ser necessário adicionar mais farinha até obter o ponto, porém não exagere na quantidade para não deixar a massa seca e pesada. Seu pão ficará mais amarelinho se você usar ovos caipiras.

Receita de Pão doce caseiro - Passo 3
4

Modele a massa no formato de pão doce que desejar e coloque numa assadeira de forno ou forma untada. Pincele com o ovo batido e leve a assar no forno pré-aquecido a 180ºC durante 40-45 minutos ou até dourar.

Receita de Pão doce caseiro - Passo 4
5

Retire do forno seu pão doce caseiro com fermento seco, deixe esfriar um pouco e delicie-se! Ele é muito gostoso simples assim ou acompanhado de, por exemplo, geleia de amora. Experimente e conte para nós o que você achou!

Gostou da receita? Experimente também preparar estas receitas de pão doce:

Receita de Pão doce caseiro - Passo 5
Imagem: dicasetruquesonline.com.br

Se você gostou da receita de Pão doce caseiro, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão doce. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Suba a sua foto de Receita de Pão doce caseiro

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Pão doce caseiro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
25 comentários
A sua avaliação:
Sandra/Carlinda
Que delicia de pão,vai ser toda semana aqui em casa pois todos deliciaram, parabéns se podesse dava 100 estrelas
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Sandra, que bom saber isso! Obrigada pelo seu comentário e, da próxima vez que preparar, suba foto do seu pão pronto!
Eduardo Guimarães
Uai, uso 1-2 colheres do açucar no Leite + fermento...e o resto do açucar usa em qual parte? Não tem a indicação nas instruções.
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Eduardo, obrigada pelo seu comentário. O açúcar entra no passo 3 junto com os restantes ingredientes 🙂 Experimente e conte para nós o que você achou!
Patricia Lima
Fiz o primeiro passo conforme a receita, quando fui para o segundo passo que pede pra adicionar o fermento já diluído no leite a farinha, minha massa não ficou mole, ficou seca, misturei os demais ingredientes e coloquei pra descansar. Espero que dê certo.
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Patrícia, é isso mesmo: no primeiro passo você dissolve o fermento e um pouco do açúcar no leite morno, depois você coloca essa mistura numa bacia com a farinha e mistura tudo. Se a massa ficar muito dura adicione mais um pouco de leite 🙂
Moretti
Cara kkk no passo 2 poderia ser mais específico pros novatos (tipo eu kkk) coloquei 1k de farinha e a mistura do leite com o fermento. Virou um bloco hahaha coloquei mais leite pra amolecer..vamos ver o que vai dar
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Moretti. No passo 2 está escrito: "Numa bacia coloque a farinha, adicione o leite com o fermento e mexa para obter uma massa mole. Deixe repousar por 30 minutos para a massa crescer.", não vemos como poderia ser mais específico que isso. Sempre confira a quantidade correta dos ingredientes e prepare de acordo com o indicado. No final seu pão deu certo?
A sua avaliação:
Andreia francisco
Parabéns sua receita foi a única q fiz e deu muito certo a ponto de todos os meu vizinho provarem e querem sempre. Mas amei .
A sua avaliação:
Cleide
Deixo aqui meu elogio a essa receita de pão doce caseiro. A massa de pão doce fica muito fofinha e gostosa, adicionei gotas de chocolate na minha receita de pão doce e meus netos adoraram. Obrigada Tudoreceitas por compartilhar essa delícia
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Cleide, que bom que você gostou da nossa receita de pão doce caseiro! Obrigada pela dica de adicionar gotas de chocolate, deve ter ficado uma delícia 🙂
Marlene Mendes
Eu fiz a receita do pão doce ficou uma delicia muito fofinho
Amei a receita muito fácil
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Que lindo que ficou seu pão, Marlene! Obrigada por compartilhar conosco a fotografia :)
Luiz
Minha variação da receita da TUDORECEITAS ficou sensacional. Coloquei 1 colher (sopa) de Baunilha e assei a 180º por 55 min. Utilizei 20 g de Fermento Biológico seco e Instantâneo acrescidos de 1 pacotinho de Melhorador de Farinha para Pães e, depois de assados e resfriados, polvilhei (pouco) de Açúcar de Confeiteiro peneirado. Fiz uma Trança e um Brioche normal.O Pessoal do SAFRA acabou com tudo, acompanhado de Chá de Jasmin.
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Que aspeto maravilhoso Luiz! Valeu e obrigado pelas dicas ;)
Luiz
Aquele ovo batido, no início, são só as claras em neve, Correto ? Quero tentar fazer a receita. Vou deixar o forno a 180º, correto ? Abraços.
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Olá Luiz. Você adiciona 4 ovos inteiros à massa e usa mais 1 ovo batido para pincelar as bolinhas de pão. Nessa receita não vai claras em neve. Esperamos ter ajudado!
Luiz
KKKKKK agora já foi ! Esta no forno. Mas a receita pegou bem mais do que 1 Kg de Farinha. Adicionei, por minha conta, essência de baunilha e troquei o fermento por Biológico seco instantâneo (20 g).
Pelo Forno que tenho Brastemp 5 bocas, acredito que 30 min não serão suficientes para assar a massa.
Vou deixar um pouco mais. Depois lhes conto como ficou, certo ? Obrigado pela resposta.
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
E aí Luiz, como ficou?
claudinez
vou fazer ja estou com água na boca muito bom

Receita de Pão doce caseiro
Imagem: dicasetruquesonline.com.br
Imagem: dicasetruquesonline.com.br
1 de 6
Receita de Pão doce caseiro

Voltar ao topo da página