Frango

Receita de Frango à Kiev - receita russa

Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 10 fevereiro 2020
Receita de Frango à Kiev - receita russa

Se a carne de frango é uma das mais versáteis na cozinha, por que acabamos cozinhando ela sempre da mesma forma? Para variar nas receitas de frango trago para você esta sugestão que é um clássico da culinária russa e ucraniana bem fácil de fazer: frango à Kiev, também chamado de frango à Quieve.

Essa receita de frango à Kiev foi uma surpresa para mim: ela é tão simples e gostosa, como nunca tinha pensado fazer ela? No caso usei peito de frango, mas ela também pode ser preparada com coxa ou sobrecoxa desossada de frango. É semelhante à receita de cordon bleu, porém no recheio vai manteiga de ervas em vez de queijo e presunto. O resultado é uma carne de frango muito saborosa e suculenta!

Continue aqui no TudoReceitas porque vou mostrar para você como fazer frango à Kiev (receita russa) passo a passo em fotos, assim como manteiga de ervas caseira! Confira abaixo todos os detalhes.

4 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Frito, Receitas da Rússia
Ingredientes para fazer Frango à Kiev - receita russa:
Também lhe pode interessar: Frango à passarinho crocante
Como fazer Frango à Kiev - receita russa:
1

Comece preparando a manteiga temperada, que é o detalhe principal desta receita russa. Para isso coloque a salsinha, os oréganos, o alho e amanteiga numa tigela e misture muito bem.

Dica: Para misturar facilmente estes ingredientes é importante que a manteiga esteja em temperatura ambiente ou levemente amolecida.

Receita de Frango à Kiev - receita russa - Passo 1
2

Coloque a manteiga numa folha de plástico filme e modele em forma de rolinho. Embrulhe com o plástico filme e deixe no freezer por 1 hora, para ficar bem firme e gelada.

Dica: Você só conseguirá modelar a manteiga se ela estiver consistente. Se a sua manteiga estiver muito mole reserve-a na geladeira por 10-15 minutos antes de embrulhar no plástico filme.

Receita de Frango à Kiev - receita russa - Passo 2
3

Após o tempo indicado prepare os peitos de frango: retire os ossos, nervuras e gorduras e abra ao meio sem separar completamente, como na foto. Tempere por dentro e por fora com sal e pimenta a gosto.

Dica: O ideal é que os peitos de frango tenham, no máximo, 2 cm de espessura. Se os seus peitos de frango forem muito grossos corte um filé na parte mais grossa.

Receita de Frango à Kiev - receita russa - Passo 3
4

No interior de cada peito de frango coloque duas rodelas da manteiga temperada e congelada. Feche e prenda os peitos de frango com um dois um três palitos de dente. Reserve na geladeira por 30 minutos, para que a manteiga se mantenha gelada.

Dica: É muito importante que a manteiga continue gelada até à hora de cozinhar o frango, desse jeito evitamos que ela derreta e escape do interior do frango.

Receita de Frango à Kiev - receita russa - Passo 4
5

Depois empane os peitos de frango passando-os primeiro por farinha de trigo, depois por ovo batido e, por fim, envolvendo na farinha de rosca. Enquanto isso esquente óleo abundante numa frigideira ou panela funda.

Dica: Pressione levemente os peitos de frango quando empanar eles com a farinha de rosca, para garantir uma crosta crocante.

Receita de Frango à Kiev - receita russa - Passo 5
6

Quando o óleo estiver quente coloque nele os peitos de frango e deixe fritar por 5-7 minutos de cada lado.

Dica: O ideal é fritar os peitos por imersão, ou seja, cozinhá-los completamente imersos em óleo. Também é importante manter o óleo numa temperatura quente, mas não quente demais, para que o frango cozinhe no interior antes de queimar por fora.

Receita de Frango à Kiev - receita russa - Passo 6
7

Depois retire seu frango kiev tradicional para um prato com papel absorvente e deixe por 1-2 minutos, para absorver o excesso de óleo. Sirva em seguida e delicie-se com o recheio de manteiga aromatizada. Bom apetite!

Procurando mais receitas de frango recheado? Veja estas sugestões:

Receita de Frango à Kiev - receita russa - Passo 7

Se você gostou da receita de Frango à Kiev - receita russa, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Frango.

Frango à Kiev - história

O frango Kiev é uma das receitas de frango mais populares e fáceis de fazer! Como viu na receita acima, os ingredientes são bem simples e o resultado é muito gostoso.

Ainda que muito associado à culinária da Rússia, a receita de frango à Kiev é considerada típica da Ucrânia, cuja capital é Kiev (Quieve). No entanto o nome remete à Rússia Czarista, daí a confusão quanto à origem.

A receita de frango Kiev foi, por um bom tempo, um dos pratos mais sofisticados nos cardápios da Rússia e Ucrânia, dando um toque de elegância aos eventos chiques desses países. Hoje em dia é uma receita de frango fácil de fazer em casa e acessível a todo o mundo.

Suba a sua foto de Receita de Frango à Kiev - receita russa

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
Andréa
O Frango a Keiv não é uma receita russa, é ucraniana. Até porque Keiv é capital da Ucrânia.
Sara Silva
Oi Andréa, na receita indicamos que este prático é um clássico da culinária russa e ucraniana. No final da receita (em 'Frango à Kiev - história') explicamos a origem do nome e a associação dele à Rússia.
A sua avaliação:
Carmen Luci
Super fácil de fazer e fica delicioso.
Sempre recebo elogios.
Para ficar mais saudável eu não frito. Eu coloco no forno ou air fryer.
Sara Silva
Oi Carmen, seu franguinho ficou lindo! Obrigada pela dica de assar e continue preparando nossas receitas.
1 de 8
Receita de Frango à Kiev - receita russa