Leite

Kefir de leite de coco

Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 18 maio 2022
Kefir de leite de coco

O kefir feito com leite de coco não é novidade, no entanto está se tornando uma opção cada vez mais popular! Por conta do coco, o kefir de leite de coco tem consistência mais líquida e sabor ligeiramente adocicado quando comparado com os outros tipos de kefir, por isso é mais fácil de agradar aos paladares mais exigentes.

Se você quer saber mais sobre kefir de leite de coco, aqui no TudoReceitas preparamos esta matéria especial sobre como adaptar o kefir de leite animal para kefir de leite de coco e quais os cuidados necessários para manter seus grãos de kefir vivos e saudáveis! A produção de kefir de leite de coco é bastante simples, basta seguir as indicações abaixo para conhecer a receita de kefir de leite de coco.

2 convidados 24h Café da manhã Dificuldade muito baixa
Características adicionais: Custo econômico

Ingredientes para fazer Kefir de leite de coco:

Também lhe pode interessar: Kefir de leite

Como fazer Kefir de leite de coco:

1

Para conseguir seu kefir de coco inicialmente você terá de usar metade de leite de vaca e metade de leite de coco, isso é imprescindível para promover a adaptação dos grãos de kefir.

  • O ideal é que o leite de coco usado seja obtido a partir do coco ralado de coco maduro e marrom - veja como fazer leite de coco caseiro. Outra opção é usar leite de coco de vidrinho, na versão mais tradicional/natural possível (sem aditivos).

Dica: Dica: se você começar cultivando seus grãos de kefir direto no leite de coco, existe uma grande chance de eles não sobreviverem por conta da falta de proteína animal (lactose) da qual eles se alimentam.

Kefir de leite de coco - Passo 1
2

Coloque os dois leites num recipiente de vidro (pote ou tigela) e adicione os grãos de kefir de leite. Cubra com um pano limpo ou com uma tampa frouxa (não rosqueada até o fim, por exemplo) e reserve em temperatura ambiente por 12-24 horas, em um local arejado.

Dica: Dica: se estiver usando grãos de kefir desidratados, reserve nessas condições por 5-7 dias, sem mexer.

Kefir de leite de coco - Passo 2
3

Depois desse tempo coe o leite, peneirando os grãos, e repita o procedimento anterior, desta vez substituindo metade ou a totalidade do leite de vaca pelo leite de coco. Ou seja, você irá usar 1 xícara e meia de leite de coco + meia xícara de leite de vaca ou somente 2 xícaras de leite de coco para cada 2 colheres de sopa de kefir.

Dica: Dica: Use uma peneira de plástico para peneirar os grãos, pois não é aconselhado o uso de utensílios de metal no manuseamento do kefir.

Kefir de leite de coco - Passo 3
4

Agora seus grãos de kefir estão adaptados e podem agora ser cultivados no leite de coco integralmente! Experimente e conte para nós o que você achou do sabor e textura do seu kefir com leite de coco. Confira mais informações sobre kefir:

Dica: Fique de olho: se observar que os grãos estão se desfazendo e não crescem como deveriam, misture meia xícara de leite de vaca ou 1-2 colher de sopa de açúcar mascavo no leite de coco.

Kefir de leite de coco - Passo 4

Se você gostou da receita de Kefir de leite de coco, sugerimos que entre na nossa categoria de Leite.

Onde encontrar kefir no Brasil

Os grãos de kefir não se encontram à venda nas prateleiras do supermercado nem no mercado. Esses microrganismos devem ser cultivados a partir de uma colônia já existente ou obtidos por meio de doações ou compras de pessoas que já cuidam deles. Você pode encontrar kefir no Brasil dos seguintes jeitos:

  • Através de vizinhos, amigos e pessoas conhecidas que já cultivam seus próprios grãos de kefir;
  • Na internet, em fóruns e comunidades relacionadas com kefir, por exemplo, no Facebook);
  • Em lojas especializadas que, além de disponibilizarem grãos de kefir, também fornecem treinamento.

Suba a sua foto de Kefir de leite de coco

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
3 comentários
A sua avaliação:
Michael
A publicação está incorreta....para leite de coco deve se usar o kefir de água...o kefir de leite se alimenta da lactose do leite....o leite de coco não é leite...apenas uma bebida adoçada...
A sua avaliação:
Deckard
Favor trocar paladares mais exigentes para paladares de frescas e nojentas
A sua avaliação:
Rosangela
Posso usar kefir de leite p fazer kefir com leite de coco?
Visto que sou intolerante
O de leite sobreviverá ao leite de coco?
Deckard
As bacterias consomem a lactose, que é o açucar do leite. REcomendo nao usar UHT, pois nao é leite, é bebida lactea apenas
1 de 5
Kefir de leite de coco