menu
Partilhar

Receita de Maionese de aquafaba

 
Por Graciela Martins. 21 julho 2021
Receita de Maionese de aquafaba

Estes dias eu precisava fazer uma receita 100% vegana com alguma maionese ou espécie de "creminho" salgado para acompanhar. Após alguns testes frustrados veio o desafio de testar a tal maionese de aquafaba.

Mas afinal, o que é aquafaba? Nada mais é que a água (aqua) do cozimento de determinados feijões (faba) e outras leguminosas como lentilhas e ervilhas, sendo que a mais usada é a do cozimento do grão de bico. A aquabafa é muito utilizada na culinária vegana na substituição de ovos, para bater "claras em neve", merengues, entre outras preparações. Cerca de 3 colheres de sopa deste líquido viscoso substituem 1 ovo inteiro!

Uma outra substituição para a aquafaba é o leite para intolerantes à lactose, pois com ela podemos fazer manteigas, chantilis, cappuccinos e até mesmo maioneses. Que é o que eu vou te ensinar hoje! Continue aqui no TudoReceitas e descubra como fazer maionese de aquafaba, uma maionese vegana, sem ovo.

5 convidados 15m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Sem cocção
Ingredientes para fazer Maionese de aquafaba:
Também lhe pode interessar: Maionese de cenoura
Como fazer Maionese de aquafaba:
1

Comece separando todos os ingredientes da receita de maionese de aquafaba caseira. É bom que a água do cozimento do grão de bico esteja de fria a gelada, assim será mais fácil para bater.

Receita de Maionese de aquafaba - Passo 1
2

Leve a aquafaba ao liquidificador e bata até espumar, só então adicione o suco de limão e o sal. Bata novamente na velocidade média por cerca de 2 minutos, até que ele perca a consistência extremamente líquida.

Receita de Maionese de aquafaba - Passo 2
3

Com o liquidificador ainda ligado comece a derramar o óleo em fio lentamente. Bata somente até que a maionese tome corpo e engrosse, como na foto.

Dica: o truque para conseguir uma maionese consistente é precisamente adicionar o óleo bem devagar e em um fio fino. Por isso seja paciente!

Receita de Maionese de aquafaba - Passo 3
4

Depois disso está pronta sua maionese vegana de aquafaba! A maionese de aquafaba pode ser saborizada com alho, maionese de Dijon, ervas finas, entre outros temperos. O que vale é a criatividade! Experimente e conte nos comentários o que você achou.

Dica: armazene em geladeira por até 3 dias em pote hermeticamente fechado.

Receita de Maionese de aquafaba - Passo 4
5

Sirva esta maionese de aquabafa com salgadinhos veganos. Confira nossas sugestões:

Receita de Maionese de aquafaba - Passo 5

Se você gostou da receita de Maionese de aquafaba, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Maionese.

Suba a sua foto de Receita de Maionese de aquafaba

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Maionese de aquafaba
1 de 6
Receita de Maionese de aquafaba

Voltar ao topo da página