menu
Partilhar

Receita de Bolinho caipira vegano

 
Por Graciela Martins, Colaboradora e Chef de cozinha. 8 junho 2021
Receita de Bolinho caipira vegano

O bolinho caipira é um petisco tradicional das festas juninas. Trata-se de um bolinho frito e super crocante, considerado patrimônio gastronômico do município de São José dos Campos em São Paulo. É o tipo de salgado que não pode faltar em quermesses no Vale do Paraíba e no Sul de Minas Gerais, lugares que são especialistas nesta iguaria. A origem do bolinho caipira, porém, é bastante controversa: uns afirmam que vem da época dos tropeiros, outros dizem que é de origem indígena e outros ainda afirmam que ele surgiu na época da escravidão do Brasil.

O fato é que este bolinho, originalmente feito à base de farinha de milho amassada com água, temperada e recheada com peixe para depois ser frito, recebeu várias versões ao longo do tempo e hoje tem espaço cativo nas festas juninas e nas mesas de petiscos. Tradicionalmente encontramos bolinho caipira recheado com carne, mas também podendo ser com linguiça, queijo ou frango. Hoje eu quero preparar uma versão que muito me encanta!

Esta receita de bolinho caipira vegano apresenta um recheio à base de legumes e de cogumelos porcini, já que estamos na melhor época para a colheita de porcinis selvagens. A combinação da massa de milho, dos legumes e dos cogumelos ficou incrível, por isso você não pode deixar de experimentar! Continue aqui no TudoReceitas e descubra como fazer bolinho caipira vegano caseiro.

3 convidados 1h 30m Entrada Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Receita sem açúcar, Receita sem glúten, Popular nas Festas Juninas, Frito, Receitas do Brasil
Ingredientes para fazer Bolinho caipira vegano:
Também lhe pode interessar: Bolinho caipira de Jacareí
Como fazer Bolinho caipira vegano:
1

Comece separando todos os ingredientes desta receita vegana! É importante picar os legumes bem delicadamente para facilitar na hora de rechear. Mantenha o caldo de legumes quente sendo que deverá ser, de preferência, um caldo de legumes caseiro.

Dica: você poderá substituir o cogumelo porcini por qualquer outro tipo de cogumelo fresco.

Receita de Bolinho caipira vegano - Passo 1
2

Em uma panela em fogo médio com 2 colheres de sopa de azeite leve a cebola para refogar. Quando ela estiver dourada acrescente os demais legumes e os cogumelos. Refogue tudo muito bem até que estejam macios e tempere com sal.

Receita de Bolinho caipira vegano - Passo 2
3

Transfira o refogado para uma tigela e espere esfriar. Esse será o recheio de legumes para bolinho caipira vegano!

Receita de Bolinho caipira vegano - Passo 3
4

Enquanto isso, prepare a massa do bolinho: primeiro misture os ingredientes secos (flocão de milho e tapioca) e o azeite de oliva em uma tigela.

Dica: essa tapioca é a mesma usada no preparo de tapioca beiju na frigideira, também chamada de polvilho doce hidratado.

Receita de Bolinho caipira vegano - Passo 4
5

Amasse com as mãos, misturando o azeite e as farinhas, desfazendo os flocos maiores. Comece a acrescentar aos poucos o caldo de legumes quente e misture com a ajuda de uma colher. Assim que conseguir, use as mãos para amassar a massa até que ela fique homogênea. A massa ficará lisa e sobrará caldo.

Receita de Bolinho caipira vegano - Passo 5
6

A tendência dessa massa é ressecar rapidamente, portanto, à medida que a massa for secando, você poderá ir acrescentado colheradas de caldo de legumes na massa para ajudar a moldar os bolinhos. Quanto mais úmida a massa, mais fácil será de moldar.

Dica: enquanto modela e recheia os bolinhos, você pode ir aquecendo a panela com o óleo de fritura em fogo médio, e preparar a travessa com papel absorvente para escorrer os bolinhos.

Receita de Bolinho caipira vegano - Passo 6
7

Quando a massa do bolinho caipira vegano estiver no ponto, é só pegar pequenas porções de massa e abrir na palma da mão delicadamente, da maneira que mostro na foto.

Receita de Bolinho caipira vegano - Passo 7
8

Com a ajuda de uma colher, coloque uma porção do recheio no centro da massa e feche delicadamente o bolinho.

Receita de Bolinho caipira vegano - Passo 8
9

O formato do bolinho caipira é levemente comprido e com duas pontas, como na foto. Não se preocupe se a massa começar a rachar: basta umedecer as mãos no caldo de legumes e passar na massa do bolinho que ele une novamente! Basta alisar o bolinho e ir moldando com as mãos úmidas do caldo que todo o bolinho ficará bem fechado e perfeito.

Receita de Bolinho caipira vegano - Passo 9
10

Agora é hora de fritar os bolinhos! É importante saber que, depois de moldados, todos os bolinhos precisam ser fritos pois, uma vez moldados, a massa irá ressecar com o tempo e rachar. Faça a quantidade exata que irá consumir.

Receita de Bolinho caipira vegano - Passo 10
11

Frite estes bolinhos veganos de milho por imersão em óleo quente, mas mantenha o fogo médio. Assim que a casquinha estiver crocante, retire e escorra-os muito bem em papel absorvente antes de servir.

Receita de Bolinho caipira vegano - Passo 11
12

Como disse lá no comecinho, a combinação da massa de milho, dos legumes e dos cogumelos fica incrível! Porém, se você não seguir uma dieta vegana restrita, deixo algumas dicas de substituição de recheio: frango desfiado com azeitonas, carne moída, carne de panela, carne seca, peixe desfiado, queijo, linguiça calabresa.

Receita de Bolinho caipira vegano - Passo 12
13

Agora é só preparar o molho de pimenta e o clássico limão para acompanhar este bolinho caipira incrível e se deliciar. Bom apetite!

Diga nos comentários o que você achou desta sugestão de bolinho caipira recheado com legumes e confira também estas receitas veganas de festa junina:

Receita de Bolinho caipira vegano - Passo 13

Se você gostou da receita de Bolinho caipira vegano, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Salgadinhos fritos. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Suba a sua foto de Receita de Bolinho caipira vegano

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Bolinho caipira vegano
1 de 14
Receita de Bolinho caipira vegano

Voltar ao topo da página