Massas frescas

Receita de Massa de empada simples

Alexandre Rasteiro
Por Alexandre Rasteiro, cozinheiro de primeira viagem. Atualizado: 2 maio 2019
Receita de Massa de empada simples

Com esta receita você vai aprender como fazer massa para empadas caseiras que pode rechear com o que você quiser e cozinhar fritando ou assando. Quer conferir o preparo passo a passo em fotos? Continue aqui no TudoReceitas!

Esta receita de massa de empada simples não tem segredo, basta medir bem os ingredientes e amassar com amor para conseguir a perfeição. A massa deve ficar lisinha e elástica, depois é só abrir, rechear a gosto e levar para assar ou fritar.

Vamos para a cozinha preparar esta receita de empada fácil para fazer na hora, congelar ou vender? Confira abaixo todos os detalhes!

4 convidados 1h 30m Entrada Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno

Ingredientes para fazer Massa de empada simples:

Também lhe pode interessar: Massa brisée para empada

Como fazer Massa de empada simples:

1

Primeiramente reúna os ingredientes para massa de empada. Todos estes ingredientes nós temos em casa, por isso esta é uma receita de empadinha fácil e barata.

Dica: A farinha de trigo é sem fermento, não vai fermento nesta receita.

Receita de Massa de empada simples - Passo 1
2

Leve ao fogo uma panela com a água e a manteiga e deixe esquentar até a manteiga derreter - não deixe ferver. Num bowl misture os ingredientes secos: a farinha, o açúcar e o sal.

Dica: Peneire os ingredientes para ser mais fácil misturar e evitar grumos na massa.

Receita de Massa de empada simples - Passo 2
3

Abra um buraquinho no centro dos ingredientes secos e coloque aí a água e a manteiga. Pouco a pouco misture os ingredientes do centro para fora, envolvendo os secos nos líquidos com uma colher ou com as mãos.

Receita de Massa de empada simples - Passo 3
4

Amasse por 5-10 minutos ou até conseguir uma bola de massa lisinha e que não gruda nas mãos nem na tigela. Cubra com um pano limpo e deixe descansar por 30 minutos.

Receita de Massa de empada simples - Passo 4
5

Depois basta estender a massa de empadinha simples com um rolo, cortar discos e colocar recheio a gosto. Leve para assar no forno a 200ºC por 20 minutos ou até dourar ou, se preferir, frite em óleo quente.

Confira estas ideias de recheio para empada:

Receita de Massa de empada simples - Passo 5

Se você gostou da receita de Massa de empada simples, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Massas frescas.

Como fazer massa de empada - dicas e truques

Agora que você sabe como fazer massa para empanada caseira, vale a pena conferir alguns truques e dicas para agilizar o preparo e deixar as empadinhas ainda mais gostosas! Confira:

  • Se você substituir a água por leite a massa das empadas ficará mais macia e menos ressequida;
  • Você pode substituir a manteiga por banha ou azeite de oliva;
  • Use metade de farinha de trigo (250 g) e metade de maisena (250 g) no preparo desta receita para conseguir uma massa de empada mais macia e crocante;
  • Prefira usar um recheio cremoso e sem muito líquido, ou a massa da empada poderá romper e quebrar enquanto assa ou frita;
  • Para fazer massa de empada doce aumente a quantidade de açúcar (2 colheres de sopa de açúcar) e use recheio doce a seu gosto;
  • Na hora de assar a massa de empada pincele-a com ovo batido, assim ela ficará brilhante e mais apetitosa!
  • Para congelar massa de empada prepare a receita do jeito indicado, recheie e leve para congelar em saquinhos de plásticos. Depois é só retirar do frio e assar ou fritar na hora, sem descongelar!
  • A massa de empada acabada de fazer dura 2-3 dias na geladeira e 3 meses no congelador.

Suba a sua foto de Receita de Massa de empada simples

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
9 comentários
A sua avaliação:
Gabriela
Posso deixar a empada aberta encima? Ou necessita ser completamente fechada?
A sua avaliação:
Ana
Bom dia! Você teria o peso de todos os ingredientes em vez de xícara e colher? Obrigada!
Sara Silva
Oi Ana, prepare a receita da massa de empada com estas quantidades: 500 gramas de farinha de trigo, 5 gramas de açúcar, 5 gramas de sal, 50 gramas de manteiga amolecida e 240 mililitros de água. Depois conte o que você achou!
A sua avaliação:
Clara
Oi, Sara,boa noite!mais uma vez te agradeço pela atenção! então o congelamento vale para as duas massas, me ajudou muito essa dica!há, eu vou acessar o link das empanadas.Valeu!obrigada. Deus à abençoe!
A sua avaliação:
Clara
Oi bom dia,é massa de empada ou empanadas? porque na foto está a de empanadas, se for de empanadas, o tempo de validade é só da massa ou é ela pronta recheada?na geladeira,desde já agradeço.
Sara Silva
Oi Clara, esta massa é válida para preparar empada e empanada também, no entanto não é a massa tradicional de empanada. A validade na geladeira e no congelador é a mesma com ou sem recheio. Experimente e conte para nós o que você achou!
Clara
Oi Sara,obrigada pela à atenção! eu entendi,muito legal,só mais uma dúvida rsr,você poderia me dizer se fosse a massa para a empanada, eu poderia fazer o congelamento igual a essa?porque eu quero trabalhar com empanada, e a minha dúvida em relação ao congelamento! Há, você já tem alguma receita de empanada, se não tiver fica uma dica!rsr
Mais uma vez te agradeço,Deus à abençoe!
Sara Silva
Oi Clara, obrigada pelo seu comentário. Pode congelar a massa do mesmo jeito, sim! Se você está procurando a receita de massa de empanada colombiana ou argentina, tem aqui a receita: https://www.tudoreceitas.com/receita-de-empanadas-de-carne-argentinas-1671.html
A sua avaliação:
Cinara
Nossa, será que essa é a massa de empadinha que procuro há tempos e que é igual aquela empadinha que comia no interior de Minas nos casamentos e aniversários e que não é massa podre que, aliás, não gosto?
Pode me responder?
Se for, vou adorar!
Desde já agradeço!

Sara Silva
Oi Cinara, não temos como dizer se essa é a massa empada que você lembra de comer. Melhor será preparar nossa receita e dizer o que você achou!
A sua avaliação:
Luzia Cristine Falck Tourinho Ribeiro
A farinha de trigo é com fermento ou não???
Sara Silva
Oi Luzia, a farinha é sem fermento. Nesta receita não vai qualquer tipo de fermento.
A sua avaliação:
Jeogledison Merce silva
adorei essas receitas quer aprender a fazerEMPADINHASLUCRATIVAS
A sua avaliação:
eliono
muito legal esta receita de massa de empadinha fácil, estou preparando já pela segunda vez para congelar e vender. estou usando recheio de ricota e espinafre e outro de champignon refogado ao alho
Sara Silva
Oi Eliono, que bom que você gostou da nossa receita de massa de empada! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas sugestões 🙂
Cristina
Qanto seria 235 mililimetros de agua é medido em ML
Sara Silva
Oi Cristina, 235 mililitros de água (ml) corresponde a uma xícara (de 200g) de água 🙂 Experimente a receita e diga o que você achou!
1 de 6
Receita de Massa de empada simples