Molho branco e béchamel

Receita de Molho branco com cebola

 
Montse Morote Ortega
Por Montse Morote Ortega. 13 janeiro 2021
Receita de Molho branco com cebola

O molho branco, também conhecido como molho bechamel, é um molho originário da culinária francesa e muito popular para acompanhar pratos de carne e peixe, como também para preparar lasanhas e canelones. Para incrementar o sabor do molho branco é possível adicionar outros ingredientes como, por exemplo, cebola.

Esta receita de molho branco com cebola é simples de fazer, basta seguir o passo a passo em fotos e nossas dicas de preparo, inclusivamente para evitar grumos no molho e adaptá-lo à sua alimentação - por exemplo, se você for intolerante à lactose poderá substituir o leite por leite vegetal (de soja, de aveia, etc) e substituir a manteiga por azeite de oliva; se você for intolerante ao glúten poderá substituir a farinha de trigo por farinha de arroz ou maisena.

Continue aqui no TudoReceitas para descobrir todos os detalhes de como fazer molho branco com cebola para lasanha, macarrão e mais.

4 convidados 30m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Cozido
Ingredientes para fazer Molho branco com cebola:
Também lhe pode interessar: Molho branco com creme de cebola
Como fazer Molho branco com cebola:
1

Descasque e pique a cebola. Poderá picar em pedaços bem pequenos se quiser servir o molho branco com pedacinhos de cebola, ou picar em pedaços maiores e triturar no final.

Receita de Molho branco com cebola - Passo 1
2

Leve ao fogo médio uma panela ou frigideira funda e coloque a manteiga e o azeite de oliva para esquentar.

Dica: Se preferir, pode substituir toda a manteiga por azeite de oliva.

Receita de Molho branco com cebola - Passo 2
3

Quando a manteiga derreter ou o azeite esquentar, acrescente a cebola picada e deixe-a refogar até ficar douradinha (mexa de vez em quando para não queimar).

Receita de Molho branco com cebola - Passo 3
4

Quando a cebola estiver dourada, acrescente o trigo ou a maisena. Enquanto isso, esquente o leite no microondas ou noutra panela até ficar quente (não precisa ferver).

Dica: A maisena é a alternativa que você deve usar se quiser fazer um molho branco sem glúten. Se você for intolerante ao leite ou não quiser usar leite nesta receita, substitua por uma bebida vegetal, tal como leite de arroz, leite de amêndoa, leite de soja ou leite de aveia.

Receita de Molho branco com cebola - Passo 4
5

Misture a farinha ou a maisena com a cebola e deixe cozinhar por 1 minuto, mexendo de vez em quando. É importante cozinhar a farinha durante este tempo para que o molho não fique com gosto de farinha crua, porém isso não acontecerá se você usar maisena.

Receita de Molho branco com cebola - Passo 5
6

Em seguida adicione o leite quente pouco a pouco enquanto mistura, de modo a obter um preparado cremoso. Adicione também o sal e a noz moscada.

Receita de Molho branco com cebola - Passo 6
7

Continue adicionando o leite aos poucos, enquanto mistura com a cebola refogada e a farinha. Isso é importante para que não se formem grumos no seu molho branco caseiro.

Receita de Molho branco com cebola - Passo 7
8

Quando terminar de adicionar o leite prove e, se necessário, coloque um pouco mais de sal e noz-moscada, para realçar o sabor do molho branco. Deixe cozinhar até quase ferver, mexendo sempre para não queimar no fundo.

Receita de Molho branco com cebola - Passo 8
9

Você saberá que o seu molho branco está pronto quando virar um creme espesso, no entanto lembre que ele fica um pouco mais espesso após esfriar.

Dica: Se o seu molho branco estiver demasiado espesso, coloque um pouco mais de leite.

Receita de Molho branco com cebola - Passo 9
10

Desligue o fogo e, opcionalmente, bata o molho branco com cebola usando um mixer de mão ou no liquidificador, para triturar bem todos os pedaços de cebola.

Receita de Molho branco com cebola - Passo 10
11

Sirva seu molho bechamel com cebola para acompanhar carne, peixe, batatas ou legumes. Também poderá usar este molho branco com cebola para lasanha, macarrão e mais. Experimente e diga nos comentários o que você achou!

Procurando mais receitas de molho branco? Veja como fazer:

Receita de Molho branco com cebola - Passo 11

Se você gostou da receita de Molho branco com cebola, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Molho branco e béchamel.

Suba a sua foto de Receita de Molho branco com cebola

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 12
Receita de Molho branco com cebola