Partilhar

Receita de Pão tigre simples e fácil

 
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 24 novembro 2020
Receita de Pão tigre simples e fácil

Você já ouviu falar no pão tigre? Esse é um tipo de pão que vai bem sobretudo como pão de hambúrguer e de sanduíche, pois é assado em bolinhas e sua massa é fofinha. A receita de pão tigre é tradicional dos Países Baixos/Holanda (chamada de tijgerbrood) e muito popular entre os gringos sobretudo na região de São Francisco, nos Estados Unidos, onde esse pão recebe o nome de dutch crunch bread.

O que torna o pão tigre diferente é a sua crosta craquelada e quebradiça, lembrando a estampa de um tigre ou de um leopardo, que tem segredo na hora de preparar!

Quer saber como fazer este pão craquelado (pão trincado) delicioso? Continue aqui no TudoReceitas e confira nosso passo a passo em fotos!

6 convidados 2h 30m Café da manhã Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, No forno, Receita tradicional de Países Baixos, Holanda
Ingredientes para fazer Pão tigre simples e fácil:
  • Massa de pão:
  • Crosta craquelada:
Também lhe pode interessar: Pão caseiro simples e fácil
Como fazer Pão tigre simples e fácil:
1

Para preparar a massa do pão tigre coloque a água, o leite, o açúcar e o fermento num recipiente (de preferência a tigela da batedeira), misture bem e reserve por uns 5 minutos ou até borbulhar ligeiramente - isso significa que está ativado e pronto a usar.

Dica: A água e o leite deverão estar mornos, não quentes. A temperatura ideal seria de 30-40ºC.

Receita de Pão tigre simples e fácil - Passo 1
2

Quando a mistura anterior borbulhar adicione os demais ingredientes: a farinha, o óleo ou azeite e o sal. Bata na batedeira com o acessório de gancho, ou amasse com as mãos, por uns 8 minutos ou até obter uma massa consistente, lisinha e elástica.

Dica: Se estiver preparando esta receita de pão na batedeira comece por bater os ingredientes numa velocidade baixa, depois aumente gradualmente.

Receita de Pão tigre simples e fácil - Passo 2
3

Retire a massa da tigela e amasse suavemente numa superfície limpa e polvilhada com farinha, dobrando a massa sobre si mesma e esticando-a com a palma da mão, por 1-2 minutos - isso ajuda a que a massa fique mais lisinha.

Receita de Pão tigre simples e fácil - Passo 3
4

Molde a massa em forma de bola e coloque numa tigela levemente untada. Cubra com filme plástico ou com um pano de cozinha limpo e reserve em um local quente ou morno por 1 hora ou até que a massa dobre de tamanho.

Dica: Esse local quente ou morno pode ser direto no sol ou dentro do forno previamente aquecido e desligado.

Receita de Pão tigre simples e fácil - Passo 4
5

Após esse tempo separe a massa em 6-8 partes iguais, usando uma faca afiada ou uma espátula de massa. Modele esses pedaços em bolinhas e coloque num tabuleiro de forno ou assadeira forrada com papel manteiga, afastando bem umas das outras. Cubra com plástico filme ou com o mesmo pano usado anteriormente e deixe crescer por mais 30 minutos.

Dica: As bolinhas de massa deverão ter cerca de 100-150 gramas cada uma.

Receita de Pão tigre simples e fácil - Passo 5
6

Enquanto isso, preaqueça o forno nos 200ºC (forno alto) e prepare a misturinha que está na origem do efeito craquelado desse pão! Coloque a farinha de arroz, a água, o açúcar, o óleo e o fermento numa tigela e misture até obter uma massa tipo mingau espesso. Reserve em um local quente ou morno.

Dica: Se a mistura ficar muito espessa acrescente 1 colher de sopa de cada vez, misturando entre cada adição.

Receita de Pão tigre simples e fácil - Passo 6
7

Após as bolinhas de massa crescerem por 30 minutos, cubra cada uma delas com 1-2 colheres de sopa da misturinha de farinha de arroz preparada no passo anterior e espalhe por toda a bola usando os próprios dedos, a parte de trás da colher ou um pincel de cozinha.

Dica: Não coloque demasiada mistura em cada bola de massa, uma camada fina e uniforme será mais fácil de craquelar.

Receita de Pão tigre simples e fácil - Passo 7
8

Leve esse pão cascudo para assar no forno preaquecido nos 200ºC por 20-25 minutos ou até ficar douradinho e com crosta craquelada. Depois retire, deixe esfriar em uma grade e está pronto a usar como pão de hambúrguer ou de sanduíche!

Gostou desta sugestão? Deixe seu comentário abaixo e veja também estas receitas de pão caseiro:

Dica: Reserve seus pães craquelados em temperatura ambiente, bem embrulhados, por até 3 dias.

Receita de Pão tigre simples e fácil - Passo 8

Se você gostou da receita de Pão tigre simples e fácil, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples.

Suba a sua foto de Receita de Pão tigre simples e fácil

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Pão tigre simples e fácil
1 de 9
Receita de Pão tigre simples e fácil

Voltar ao topo da página