menu
Partilhar

Receita de Pão de batata doce roxa

Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 22 fevereiro 2021
Receita de Pão de batata doce roxa

Se você gosta de testar receitas de pão em casa, experimente logo este pão caseiro diferente: ele é feito com batata doce roxa! O sabor é ligeiramente doce e a textura é de pão macio e fofinho, tipo pão de leite, perfeito para o café da manhã ou lanche.

Para preparar esta receita de pão de batata doce roxa você vai precisar de ingredientes que sempre temos em casa: farinha de trigo, açúcar, manteiga, água e fermento para pão (fermento biológico seco ou fermento instantâneo). A novidade é a batata que, em vez de ser comum, é batata doce roxa e confere uma cor rosada bem apetitosa neste pão!

Continue aqui no TudoReceitas para descobrir logo como fazer pão com batata doce passo a passo em fotos e experimente!

4 convidados 3h Café da manhã Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, No forno
Ingredientes para fazer Pão de batata doce roxa:
Também lhe pode interessar: Pão de batata doce
Como fazer Pão de batata doce roxa:
1

Para fazer o pão de batata é necessário cozinhar a batata descascada até ficar bem macia. Você pode fazer isso numa panela com água, no vapor ou até no forno. Amasse com um garfo e reserve.

Receita de Pão de batata doce roxa - Passo 1
2

Seguidamente prepare uma misturinha de fermento (esponja) que vai ajudar a conseguir um pão bem fofinho: dissolva o fermento na água morna, adicione cerca de 150 gramas de farinha (cerca de 1 xícara) e misture bem. Cubra com plástico filme e reserve até dobrar de tamanho.

Receita de Pão de batata doce roxa - Passo 2
3

À parte misture a restante farinha com o açúcar, o sal e, se desejar, leite em pó também.

Receita de Pão de batata doce roxa - Passo 3
4

Quando a mistura de fermento dobrar de tamanho, adicione a batata doce amassada, a manteiga e a mistura de ingredientes secos do passo anterior. Misture até incorporar tudo muito bem.

Receita de Pão de batata doce roxa - Passo 4
5

Transfira essa massa de batata doce roxa para uma superfície polvilhada com farinha e amasse por uns 5-10 minutos, esticando a massa, dobrando e sovando - esse procedimento é importante para a massa ficar bem macia e elástica.

Receita de Pão de batata doce roxa - Passo 5
6

Enquanto amassa e sove a massa, se necessário coloque mais farinha. A consistência final será de massa consistente, macia, elástica e que gruda ligeiramente ao toque. Coloque numa tigela levemente untada com óleo ou azeite, cubra com um pano e reserve por 1 hora ou até dobrar de tamanho.

Receita de Pão de batata doce roxa - Passo 6
7

Depois de deixar a massa crescer, transfira-a novamente para a superfície de trabalho e amasse um pouco, somente para libertar o gás da fermentação. Divida em quantas porções você quiser - neste caso dividi essa quantidade de massa em 6 bolinhas de 100 gramas cada e 2 pães alongados.

Receita de Pão de batata doce roxa - Passo 7
8

Coloque as porções de massa num tabuleiro de forno forrado com papel manteiga ou papel alumínio untado e deixe crescer por 1 hora antes de assar.

Receita de Pão de batata doce roxa - Passo 8
9

Depois é só pincelar o pão com ovo batido, se quiser pode polvilhar sementes, e leve para assar no forno preaquecido a 200ºC por 20 minutos ou até dourar. Retire e deixe esfriar um pouco.

Receita de Pão de batata doce roxa - Passo 9
10

Está pronto seu maravilhoso pão doce de batata doce roxa! Um pão muito gostoso e com uma cor diferente, perfeito para surpreender ou variar no preparo. Experimente e conte nos comentários o que você achou!

Procurando mais receitas de pão doce? Veja como fazer:

Receita de Pão de batata doce roxa - Passo 10

Se você gostou da receita de Pão de batata doce roxa, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples.

Suba a sua foto de Receita de Pão de batata doce roxa

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
Isadora
E a manteiga vai quando?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Isadora, obrigada pelo seu comentário! Adicione a manteiga no passo 4, junto com a batata doce.
Receita de Pão de batata doce roxa
1 de 11
Receita de Pão de batata doce roxa

Voltar ao topo da página