Pão simples

Receita de Pão doce de leite

 
Equipe TudoReceitas
Por Equipe TudoReceitas, Equipe editorial e de redação do TudoReceitas. 15 fevereiro 2024
Receita de Pão doce de leite

O pão de leite é caracterizado por um miolo supermacio, leve e fofo e uma crosta que, embora fique dourada durante o cozimento, não é crocante, mas, ao contrário, quase tão macia quanto o interior. Essas virtudes são alcançadas graças ao tempo de crescimento da massa e à proporção de líquido para farinha na receita. Portanto, arrisque-se e prepare essa receita que entrará para a sua lista de favoritos, pois pode ser consumida no café da manhã, lanche, brunch etc.

No TudoReceitas, te mostramos como fazer pão doce de leite. Vamos cozinhar!

4 convidados 3h Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno

Ingredientes para fazer Pão doce de leite:

Também lhe pode interessar: Pão de batata doce roxa

Como fazer Pão doce de leite:

1

Dissolva o fermento no leite morno junto com o açúcar e 1 colher de sopa de farinha. Mexa bem, cubra e reserve por cerca de 15 minutos até formar uma esponja.

Dica: Você pode substituir a levedura fresca por 5 g de levedura seca.

Receita de Pão doce de leite - Passo 1
2

Faça uma coroa com a farinha sobre a bancada. Espalhe o sal nas bordas e coloque o ovo, a manteiga derretida e o mel no centro.

Receita de Pão doce de leite - Passo 2
3

Misture um pouco os ingredientes no centro e adicione o fermento. Continue misturando do centro para fora, integrando gradualmente a farinha pelas laterais. Você pode usar uma espátula ou um rolo de cozinha.

Receita de Pão doce de leite - Passo 3
4

Quando a massa estiver formada, comece a amassar por cerca de 10 minutos para formar uma massa macia e homogênea. Coloque em uma tigela, cubra e deixe crescer por 1 a 1,5 horas.

Dica: A massa ficará um pouco pegajosa e isso se deve à quantidade de líquido e manteiga. Isso é perfeitamente normal e é uma das razões pelas quais você obterá um pão de leite macio e fofo.

Receita de Pão doce de leite - Passo 4
5

Depois de decorrido o tempo de crescimento, enfarinhe a bancada e achate um pouco a massa para remover os gases. Separe em porções e forme pequenas bolinhas com cada uma delas. Coloque-as em um prato ou assadeira separados uns dos outros, cubra com uma assadeira e deixe crescer por mais 45 minutos.

Dica: Nesse caso, obtivemos 8 partes de aproximadamente 60 g cada.

Receita de Pão doce de leite - Passo 5
6

Depois de 30 minutos, ligue o forno para pré-aquecê-lo a 180 °C. Quando o tempo de fermentação terminar, pincele os pães com 1 ovo batido com 1 colher de sopa de leite. Asse no forno por 15 minutos até obter a cor marrom dourada característica.

Receita de Pão doce de leite - Passo 6
7

O pão doce de leite está pronto para ser consumido! Conte o que achou nos comentários e compartilhe conosco uma foto do resultado final.

Receita de Pão doce de leite - Passo 7

Se você gostou da receita de Pão doce de leite, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples.

O que servir com o pão doce de leite

Como dissemos, o pão doce de leite se adapta a qualquer refeição, pois, embora seja doce, ele contém a quantidade certa de açúcar que combina perfeitamente com preparações salgadas. Além disso, se for comê-los doces, você pode pincelá-los com mel derretido ou xarope quando tirá-los do forno, enquanto ainda estiverem quentes. Outra opção é recheá-las com doce de leite, creme de leite, pasta de amêndoas ou até mesmo geleias caseiras. Para um acabamento diferente, polvilhe-os com açúcar de confeiteiro.

Por outro lado, se você escolher a opção salgada, elas são excelentes para preparar um simples sanduíche de presunto, queijo e tomate. Mas nós o incentivamos a preparar essas receitas para usar como recheio de pão de leite caseiro. Elas serão ideais para brunch, jantar, aperitivo, entre outros:

Suba a sua foto de Receita de Pão doce de leite

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 8
Receita de Pão doce de leite