Receita de Pasta de castanha de caju
Nutritiva e deliciosa, a castanha de caju é a queridinha entre as oleaginosas e nós vamos te ensinar a fazer uma pasta cremosa e cheia de sabor para você colocar no pão, servir com frutas, incrementar bolos ou consumir pura mesmo (essa pasta fica incrível de todos os jeitos!).
A melhor parte? A castanha de caju é o único ingrediente dessa receita! Ou seja, sem adição de açúcares ou outros óleos.
No post de hoje nós mostraremos todas as fases que a castanha de caju passa até virar essa pasta cremosa e super versátil - e todo o passo a passo, claro, explicado com fotos! Confira a nossa receita do dia aqui TudoReceitas.
Ingredientes para fazer Pasta de castanha de caju:
Como fazer Pasta de castanha de caju:
Sim, para essa receita precisamos apenas da castanha de caju! Que ingrediente magnífico, né? Nós já compramos a castanha torrada mas, caso você tenha a castanha crua, basta espalhá-las em uma forma e levar ao forno baixo até dourar. Ah! Não precisa quebrar as castanhas antes, tá?
Para fazer essa receita precisamos de um processador de alimentos. E o processo é bem simples: basta bater a castanha até ela chegar na textura de pasta. Isso leva em torno de 10 minutos e aqui vamos mostrar todas as fases que a castanha passa até virar essa pasta.
Primeiro as castanhas batidas viram uma farofa cheia de pedaços:
Em seguida uma farofa mais fininha:
Após mais ou menos 5 minutos a castanha começa a ficar com uma textura parecida com areia molhada e começa a grudar nas laterais do processador. Use uma espátula pra empurrar de volta para o dentro do copo.
Processando mais uma vez ela vai chegar nessa textura molhada e pedaçuda. Nesse ponto é ideal que você verifique se o seu processador está com o motor quente. Se estiver, desligue e espere uns minutinhos antes de terminar de bater as castanhas para não sobrecarregar o aparelho.
Agora a pasta de castanha de caju vai virar essa bolota e você provavelmente vai achar que não está dando certo, mas está sim! Desligue, espalhe a pasta com a espátula mais uma vez, volte a bater e espere a mágica acontecer!
Agora é só bater mais uma vez até ela tomar forma e virar uma pasta bem cremosa! O melhor dessa pasta é que você escolhe a consistência que quer: mais lisa, mais densa, mais rústica. Bata até chegar na consistência desejada.
Agora você sabe como fazer pasta de castanha de caju caseira! Prepare essa "manteiga" de castanha de caju super fácil e conte pra gente nos comentários o que você achou dessa receita. Bom apetite!
Quer descobrir mais receitas com castanha de caju? Veja como fazer:
Se você gostou da receita de Pasta de castanha de caju, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Frutos secos.
Pasta de castanha de caju: como usar?
Como viu na receita acima fazer pasta de castanha de caju é bem fácil! Além do mais esse é um ingrediente muito versátil que pode ser consumida de diversas formas. Confira nossas sugestões de como comer pasta de castanha de caju:
- Espalhar no pão ou em torradinhas
- Misturar com banana amassada e assim conseguir uma papinha nutritiva
- Misturar com mingau para deixá-lo mais consistente e nutritivo
- Adicionar em smoothies e batidas de fruta
- Usar no preparo de bolos, no lugar da manteiga ou margarina comum
Tem mais alguma sugestão de como usar pasta de castanha de caju? Escreva nos comentários!