PARTILHAR

Receita de Cajuzinho de antigamente

Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 9 setembro 2021
Receita de Cajuzinho de antigamente

Que o cajuzinho de festa tem gosto de infância todo o mundo sabe, mas você sabia que a receita é bem antiga e já existia antes do açúcar e do leite condensado serem ingredientes comuns nas nossas cozinhas? Se você está procurando a receita de cajuzinho que não leva leite condensado, continue aqui no TudoReceitas!

O cajuzinho de antigamente recebia o nome de "canjirão" ou "pancão", era preparado com castanha de caju moída no pilão, mel de caju e farinha fina de mandioca e não ia no fogo. Este é um doce tradicional do Ceará que resiste no tempo, sendo ainda hoje preparado por alguns artesãos experientes que vendem nos mercados locais. Com o passar dos anos, o docinho foi se espalhando para o todo Brasil e recebendo modificações na sua receita original. Hoje em dia é muito comum encontrar receitas de cajuzinho com leite condensado ou até com amendoim no lugar do caju, porém esses ingredientes não fazem parte da receita de cajuzinho tradicional!

Descubra aqui no TudoReceitas a receita de cajuzinho que não vai ao fogo, o cajuzinho de antigamente preparado somente com 3 ingredientes e que fica uma delícia.

10 convidados 45m Sobremesa Dificuldade muito baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, Receita sem glúten, Sem cocção, Receitas do Brasil
Ingredientes para fazer Cajuzinho de antigamente:
  • Para finalizar:
Também lhe pode interessar: Cajuzinho para festa
Como fazer Cajuzinho de antigamente:
1

Primeiramente processe ou triture a castanha de caju no processador ou liquidificador até ficar em pedacinhos, como uma farinha grossa.

Dica: se preferir triturar o caju do jeito tradicional, use um pilão no lugar do processador ou liquidificador.

Receita de Cajuzinho de antigamente - Passo 1
2

No próprio processador ou em uma tigela misture essa farinha de castanha com os restantes ingredientes: o mel ou melado de cana e a farinha de mandioca. Deixe descansar por uns 30 minutos (de preferência na geladeira), para que o doce fique mais firme.

Dica: no lugar do mel de abelha você poderá usar mel de caju, também chamado de melaço de caju, que é outro produto típico do Ceará.

Receita de Cajuzinho de antigamente - Passo 2
3

Depois desse tempo, confira a consistência: o doce deverá estar firme o suficiente para modelar no formatinho de cajuzinho de festa tradicional com as mãos. Se ainda estiver mole, adicione um pouco mais de farinha de mandioca e volte a misturar; se estiver seco e quebrando, adicione um pouco mais de mel ou melado.

Dica: os docinhos deverão ter aproximadamente 15 gramas cada um.

4

Adicione uma castanha em cada cajuzinho e, se quiser, envolva no açúcar. Está pronto seu cajuzinho de antigamente, um cajuzinho da vovó feito sem leite condensado e sem ir no fogo! Experimente e diga nos comentários o que você achou.

Procurando mais receitas com caju? Veja como fazer:

Receita de Cajuzinho de antigamente - Passo 4

Se você gostou da receita de Cajuzinho de antigamente, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Doces finos. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Bibliografia

Suba a sua foto de Receita de Cajuzinho de antigamente

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
Deuza Aguiar
Eu conheci o beijinho de caboclo ( cajuzinho) bem pequena que a minha mãe que era doceira e fazia para todas as festas, porém, era feito com o amendoim, nescau, leite condensado, açucar refinado e nos últimos tempo ela colocava um pouco de coco e posso dizer que o povo lambiam e lambem os dedos.
Luciana
Por favor Deuza me manda a receita.
Receita de Cajuzinho de antigamente
1 de 4
Receita de Cajuzinho de antigamente

Voltar ao topo da página ↑