Pastel salgado

Receita de Pastel de forno de carne argentino

 
Equipe TudoReceitas
Por Equipe TudoReceitas, Equipe editorial e de redação do TudoReceitas. 11 maio 2021
Receita de Pastel de forno de carne argentino

Quem consegue resistir a pastel de forno? Existem várias receitas de pastel de forno, sendo que algumas das favoritas são as que incluem carne no recheio. Para variar no preparo, que tal preparar um pastel de carne argentino? Neste caso estamos falando das empanadas salteñas, tão populares que têm até a sua própria celebração anual na Argentina, a 4 de abril, o Día de la Empanada Salteña!

Não existe uma receita única de empanada salteña porque cada família tem a sua própria receita. Algumas das versões incluem batata cozida e cebolinho picado no final, que deixam a empanada/pastel ainda mais saborosa e saciante!

Aqui no TudoReceitas compartilhamos o passo a passo em fotos da receita de pastel de forno de carne argentino que com certeza vai fazer as delícias da sua família e amigos durante as festas juninas e não só. Confira abaixo todos os detalhes!

4 convidados 2h 30m Entrada Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, No forno, Receitas da Argentina

Ingredientes para fazer Pastel de forno de carne argentino:

  • Para a massa:
  • Para o recheio:
Também lhe pode interessar: Pastel assado de carne

Como fazer Pastel de forno de carne argentino:

1

Comece preparando o recheio desta receita de pastel de forno. Para isso, derreta a banha ou manteiga numa panela e, quando estiver quente, adicione a cebola picada e refogue. Quando começar a dourar, acrescente o pimentão vermelho, misture e deixe cozinhar por mais 5 minutos no fogo médio-baixo.

Receita de Pastel de forno de carne argentino - Passo 1
2

Após 5 minutos, ou quando a cebola e o pimentão ficarem macios e douradinhos, adicione os demais temperos: a páprica doce, os cominhos e a pimenta branca.

Receita de Pastel de forno de carne argentino - Passo 2
3

Misture todos os temperos da panela e acrescente a carne picada. Misture, tampe e deixe a carne cozinhar em fogo baixo nos próprios sucos, para garantir o máximo de sabor, sem adicionar nenhum líquido - a menos que este preparado fique muito seco, nesse caso pode juntar um pouco de água.

Dica: na culinária argentina é habitual preparar as empanadas ou pastéis com carne picada finamente. Se você preferir, pode substituir por carne moída.

Receita de Pastel de forno de carne argentino - Passo 3
4

Quando a carne estiver cozinhada e com os sabores bem integrados, acrescente o sal e as batatas descascadas e cortadas em cubos (ainda cruas). Mexa bem, tampe novamente a panela e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até a batata ficar macia. Desligue o fogo e reserve para que este recheio de pastel esfrie completamente.

Dica: se o preparado estiver secando muito e quase queimando, adicione um pouco de água, caldo de carne ou vinho branco seco.

Receita de Pastel de forno de carne argentino - Passo 4
5

Em seguida prepare a massa de pastel argentino. Para isso coloque todos os ingredientes numa tigela: a farinha de trigo, a banha ou manteiga, a água e o sal.

Dica: a banha ou manteiga deverão estar em temperatura ambiente.

Receita de Pastel de forno de carne argentino - Passo 5
6

Misture muito bem até que todos estes ingredientes da massa estejam bem ligados, formando uma massa consistente e que desgruda das mãos - para isso poderá ser necessário amassar por 5-10 minutos.

Receita de Pastel de forno de carne argentino - Passo 6
7

Transfira a massa para uma superfície de trabalho e amasse até que fique elástica, lisa e macia. Modele em forma de bola, coloque de volta na tigela, cubra com um pano limpo e deixe descansar por 30 minutos na geladeira.

Receita de Pastel de forno de carne argentino - Passo 7
8

Após esse tempo, adicione o ovo cozido picado e a cebolinha no recheio já morno ou frio e misture para incorporar.

Receita de Pastel de forno de carne argentino - Passo 8
9

Após o tempo de repouso da massa, abra-a com um rolo de massa e corte discos de pastel com mais ou menos o tamanho da palma da sua mão. Coloque uma porção de recheio no centro de cada disco de massa (mais ou menos 1 colher de chá de recheio, como na foto) deixando cerca de 1 cm de borda de massa vazia.

Dica: neste momento preaqueça o forno nos 200ºC.

Receita de Pastel de forno de carne argentino - Passo 9
10

Dobre os pastéis ao meio e formando meias-luas. Feche os pastéis modelando as beiradas de massa com os dedos, primeiro pressionando a massa para fechar e depois dobrando as beiradas para o lado.

Receita de Pastel de forno de carne argentino - Passo 10
11

Asse o pastel de forno de carne argentino no forno a 200°C até dourar. Dependendo da potência de seu forno, pode levar mais ou menos tempo mas, em média, serão necessários 15-20 minutos de forno.

Dica: as empanadas salteñas originais preparam-se em forno de lenha, que lhes confere um aspeto ligeiramente queimado. No entanto também pode ser preparadas no forno convencional (elétrico ou a gás).

Receita de Pastel de forno de carne argentino - Passo 11
12

Depois de assar, está pronto seu pastel de carne argentino, a popular empanada salteña! Não hesite preparar esta receita típica da Argentina e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas de pastel de forno? Veja como fazer:

Receita de Pastel de forno de carne argentino - Passo 12

Se você gostou da receita de Pastel de forno de carne argentino, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pastel salgado. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas argentinas.

Suba a sua foto de Receita de Pastel de forno de carne argentino

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 13
Receita de Pastel de forno de carne argentino