Pudins e flans

Receita de Pudim sem leite condensado

 
Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 7 março 2022
Receita de Pudim sem leite condensado

Todo o mundo tem sua preferência na hora de fazer pudim e a minha é fazer pudim sem leite condensado! Algumas pessoas podem achar isso meio impossível, mas o pudim tradicional português é feito sem leite condensado mesmo e a textura e sabor são bem gostosos!

Para fazer um pudim sem leite condensado precisamos de uma grande quantidade de ovos, pois eles é que vão deixar essa sobremesa consistente. Por vezes o ovo tem fama de deixar as sobremesas com cheiro e gosto ruim, mas isso não acontece nessa receita de pudim caseiro pois vai também suco de laranja, raspa de laranja e mel. Não tem como não ser gostoso e aromático!

E então, quer saber como fazer esse pudim sem leite condensado do jeito português? Confira abaixo o passo a passo em fotos!

6 convidados 45m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, No forno, Receitas de Portugal

Ingredientes para fazer Pudim sem leite condensado:

  • Para o caramelo:
Também lhe pode interessar: Pudim de coco

Como fazer Pudim sem leite condensado:

1

Comece por lavar bem as laranjas, de preferência com uma escova própria para legumes. Depois seque-as e rale uma das laranjas de forma a obter uma raspa sem a parte branca (para não amargar).

Dica: neste momento preaqueça o forno nos 180ºC.

Receita de Pudim sem leite condensado - Passo 1
2

Adicione o açúcar e a raspa da laranja numa tigela ou no liquidificador. Esprema o suco das duas laranjas e junte a esses ingredientes.

Dica: se o suco de laranja tiver muita polpa de laranja, passe-o por uma peneira antes de adicionar na tigela ou no liquidificador.

Receita de Pudim sem leite condensado - Passo 2
3

Adicione o mel e bata muito bem. Depois adicione os ovos um por um, batendo entre cada adição.

Receita de Pudim sem leite condensado - Passo 3
4

Por fim, e para obter um pudim mais consistente sem o risco de desmanchar na hora de desenformar, acrescente a maisena e mexa para dissolver bem.

Dica: peneire a maisena para evitar grumos na massa de pudim.

Receita de Pudim sem leite condensado - Passo 4
5

Agora outro truque: deixe a massa do pudim descansar por 10-15 minutos na geladeira, isso ajudará a conseguir uma melhor consistência do pudim sem leite condensado! Como alternativa, retire uma parte da espuma da massa com uma colher.

Receita de Pudim sem leite condensado - Passo 5
6

Coloque o açúcar e a água na forma de pudim e esquente diretamente no fogo até o açúcar derreter completamente e começar a caramelizar. Espalhe o caramelo por toda a forma e coloque a massa do pudim nele.

Receita de Pudim sem leite condensado - Passo 6
7

Leve para assar no forno a 180ºC por 40-45 minutos ou até o pudim ficar consistente - você poderá confirmar essa consistência picando um palito no pudim após assar por 30 minutos.

Dica: no caso, não precisa tampar o pudim nem assar em banho-maria.

Receita de Pudim sem leite condensado - Passo 7
8

Quando este pudim de laranja e mel estiver assado, retire-o do forno e espere esfriar um pouco. Depois desenforme cuidadosamente e reserve na geladeira por 1-2 horas para servir geladinho. Tenho a certeza que todo o mundo vai amar, por isso não hesite em fazer esta receita e dizer nos comentários o que achou. Bom apetite!

Receita de Pudim sem leite condensado - Passo 8

Se você gostou da receita de Pudim sem leite condensado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pudins e flans. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas portuguesas.

Suba a sua foto de Receita de Pudim sem leite condensado

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 9
Receita de Pudim sem leite condensado