Queijos

Receita de Queijo colonial caseiro

Letícia Lima
Por Letícia Lima, Redatora e editora no TudoReceitas. 29 janeiro 2021
Receita de Queijo colonial caseiro

Já ouviu falar em queijo colonial? Ele está para os gaúchos assim como o queijo Minas está para os mineiros: não falta na mesa e é consumido puro, em lanches ou em preparos culinários. Aqui no TudoReceitas compartilhamos a receita de queijo colonial, também chamado de queijo de colônia.

O queijo colonial é muito típico da região serrana do Rio Grande do Sul. Chegou no Brasil por volta de 1875, trazido pelos imigrantes italianos, que fugiam da guerra. Tem uma textura untuosa e amanteigada, por conta de ser fabricado com leite com alto teor de gordura, e sabor suave, mas não o suficiente para passar despercebido.

Quer saber como fazer queijo colonial caseiro? Abaixo compartilhamos o passo a passo em fotos, acompanhe e veja que é bem fácil!

6 convidados 24h Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No frio, Receitas do Brasil

Ingredientes para fazer Queijo colonial caseiro:

Também lhe pode interessar: Queijo fresco caseiro

Como fazer Queijo colonial caseiro:

1

Coloque todo o leite numa panela grande e leve ao fogo. Deixe até atingir a temperatura de 35°C, o que deve levar cerca de 10 minutos. Quando isso acontecer, retire a panela do fogo.

Dica: O melhor é usar um termômetro apropriado para medir a temperatura no leite. No entanto, você saberá que ele está nessa temperatura quando você mergulhar um dos seus dedos no leite e conseguir contar 10 segundos sem sentir queimando.

Receita de Queijo colonial caseiro - Passo 1
2

Em meio copo de água morna dissolva 5 ml de coalho líquido e 1 colher de chá de sal. Adicione no leite, misture e reserve por 40 minutos - durante esse tempo o leite vai ficar espesso.

Dica: Poderá usar a própria tampa do coalho para medir, ela contém 5 ml de coalho líquido.

Receita de Queijo colonial caseiro - Passo 2
3

Após o tempo de repouso, corte essa massa de leite em cubos, como na foto, fazendo cortes no sentido horizontal e vertical. Leve a panela de volta ao fogo, desta vez até atingir 43° C. Retire do fogo e continue mexendo por mais 15 minutos, para que esfrie.

Dica: Com a ajuda da espumadeira mexa o preparado para não queimar o fundo da panela.

Receita de Queijo colonial caseiro - Passo 3
4

Coe essa massa de leite com a ajuda de uma peneira grande e resistente, deixando na massa apenas algum (pouco) líquido (chamado soro de leite). Acrescente o sal restante e misture com as mãos. Enrole a massa em um pano e coloque-a, ainda enrolada no pano, em uma forma com furos para queijo ou peneira grande, para escorrer o restante do líquido.

Dica: Use, de preferência, um pano de linho ou um pano de musselina limpo, seco e sem odores (nem mesmo de detergente ou amaciante).

Receita de Queijo colonial caseiro - Passo 4
5

Amasse bem o pano e coloque uma prensa ou um peso de cerca de 5 kg sobre a massa, apertando bem, para escorrer o máximo de líquido. Reserve desse jeito por 2 horas em temperatura ambiente ou na geladeira, virando a massa a cada 30 minutos.

Dica: Em cada virada utilize uma tábua, para facilitar virar o queijo e deixá-lo reto.

Receita de Queijo colonial caseiro - Passo 5
6

Por fim, transfira o queijo para outro pano e embrulhe bem. Reserve na geladeira por 1 semana antes de cortar ou servir, para completar o processo de maturação e obter um queijo colonial curado caseiro com casca durinha, como na foto.

Dica: Durante esse tempo poderá virar o seu queijo a cada 12 horas, para facilitar o processo de maturação.

Receita de Queijo colonial caseiro - Passo 6
7

Depois desse semana está pronto seu maravilhoso queijo colonial caseiro! Não hesite em preparar em casa e desfrutar deste queijo caseiro feito por você mesmo. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou.

Procurando mais receitas de queijo caseiro? Veja como fazer:

Receita de Queijo colonial caseiro - Passo 7

Se você gostou da receita de Queijo colonial caseiro, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Queijos. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Suba a sua foto de Receita de Queijo colonial caseiro

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
7 comentários
A sua avaliação:
Elissandro
Quero aprender, e foi de muita ajuda estas explicações
A sua avaliação:
jose maria
ja fiz e e muito bom
A sua avaliação:
Dari calatalo
Ótimo queijo não e dificil
A sua avaliação:
Fernanda
Adorei a receita! Estou começando a fazer queijo. Esse queijo ele não vai na forma? Só no tecido mesmo ele pega forma!
A sua avaliação:
ILSON DA ROSA E SILVA
Vou fazer gostei muito da dica...obrigado
A sua avaliação:
Taís
Olá! Gostaria de saber qual o peso final desse queijo.
Ótima receita, deu saudade do Sul!
Charles
Taís, quando faço queijo em casa geralmente uso 10 litros de leite cru. Como compre na fazenda no momento da ordenha, não preciso aquece-lo. !0 litros de leite faço em média 1,2 kg de quijo fresco. Curado ele pode cair para 950 gramas mais ou menos. Curando na geladeira ele perde menos peso, isso foi o que eu notei, não sou profissional no assunto, só curioso. Para esse queijo utilizaram 5 litros de leite, o que deve ter rendido um queijo curado de uns 500 g aproximadamente.
A sua avaliação:
veni
parabens pela receita, foi de grande ajuda, não sabia fazer direito e tenho certeza que as explicações serão de grande sucesso a todos que a fizerem
1 de 8
Receita de Queijo colonial caseiro