PARTILHAR

Receita de Iogurte grego caseiro e cremoso

Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 17 outubro 2021
Receita de Iogurte grego caseiro e cremoso

O iogurteé um alimento nutritivo, rico em proteína e baixo em calorias que faz parte da nossa alimentação cotidiana. Quem segue uma alimentação saudável geralmente substitui os iogurtes de sabor por iogurte natural porque ele contém menos açúcar.

Se você procura um iogurte puro para incluir no seu cardápio o jeito é aprender como fazer iogurte caseiro, assim você consegue preparar um iogurte sem açúcar e sem aditivos. Neste caso compartilho com você a receita de iogurte grego caseiro que, com apenas 2 ingredientes e alguma paciência, fica bem cremoso. O preparo é feito de um modo artesanal, tal como nossas avós faziam, por isso dispensa o uso de iogurteira e outros equipamentos.

Continue aqui no TudoReceitas para conferir como fazer iogurte grego em casa que com certeza vai deixar você surpreendido!

4 convidados 4h Lanche Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem açúcar, No frio
Ingredientes para fazer Iogurte grego caseiro e cremoso:
Também lhe pode interessar: Iogurte caseiro de doce de leite
Como fazer Iogurte grego caseiro e cremoso:
1

Preparar iogurte grego natural caseiro é muito simples: primeiramente esquente o leite no fogo médio sem deixar ferver - desligue quando observar que, nas beiradas, ele começa formando bolinhas da fervura. Mexa de vez em quando para evitar a formação de nata.

Dica: Se você tiver um termômetro culinário, meça a temperatura: o leite deve atingir 90ºC, não mais que isso.

Receita de Iogurte grego caseiro e cremoso - Passo 1
2

Retire o leite para uma vasilha e mexa até amornar. Depois coloque 1 colher de sopa de iogurte natural sem açúcar e mexa até dissolver.

Dica: Nesta etapa o leite deve esfriar até chegar nos 45-35ºC. Para saber se o leite está na temperatura ideal, mergulhe seu dedo indicador no leite: você deverá conseguir contar até 10 sem sentir dor.

Receita de Iogurte grego caseiro e cremoso - Passo 2
3

Para solidificar o iogurte caseiro natural é necessário manter a temperatura morna durante algumas horas. Para isso tampe a vasilha e embrulhe ela com um pano grosso ou cobertor. Reserve em um lugar ameno e sem correntes de ar durante 8 a 12 horas.

Dica: Neste caso eu coloquei meu iogurte caseiro dentro do forno desligado e durante a noite, na manhã seguinte ele ficou pronto!

Receita de Iogurte grego caseiro e cremoso - Passo 3
4

Após esse tempo, desembrulhe a vasilha e comprove que o seu iogurte está pronto! Apesar de poder ser consumido na hora, ele não está espesso como um iogurte grego. Para saber como fazer iogurte natural caseiro consistente continue acompanhando esta receita.

Receita de Iogurte grego caseiro e cremoso - Passo 4
5

Para fazer iogurte caseiro grego você precisa filtrar o soro do iogurte (a parte líquida). Por isso coloque uma peneira sobre uma tigela funda, como na foto.

Dica: Tanto a peneira como a tigela deverão ser grandes o suficiente para acomodar todo o iogurte do passo anterior. Se você não tiver peneiras grandes, pode usar duas menores e duas tigelas.

Receita de Iogurte grego caseiro e cremoso - Passo 5
6

Cubra a peneira com um pano prato e verta sobre ela o iogurte, como na foto. Tampe com um prato e reserve na geladeira por 2 horas ou um pouco mais.

Dica: Quanto mais tempo o iogurte repousar mais soro de leite irá escorrer e, com isso, mais consistente se tornará. Por isso deixe o iogurte escorrer até ficar na consistência ao seu gosto.

Receita de Iogurte grego caseiro e cremoso - Passo 6
7

Após o tempo indicado, você poderá observar que a quantidade de iogurte diminuiu e que foi obtido muito soro de leite. Esse líquido é muito rico em nutrientes, use-o no preparo destas receitas com soro de leite:

Receita de Iogurte grego caseiro e cremoso - Passo 7
8

Está pronto seu iogurte grego natural caseiro! Com a ajuda de uma colher retire todo o iogurte do pano e consuma em seguida ou coloque em potes de vidro esterilizados, secos e bem fechados.

Receita de Iogurte grego caseiro e cremoso - Passo 8
9

Agora você sabe como fazer iogurte grego caseiro! Reserve na geladeira por até 10 dias e consuma puro ou use no preparo de receitas com iogurte grego - confira as sugestões abaixo. Experimente, diga nos comentários o que você achou desta receita de iogurte caseiro com iogurte natural e bom apetite!

Procurando mais receitas de iogurte caseiro? Confira estas sugestões:

Receita de Iogurte grego caseiro e cremoso - Passo 9

Se você gostou da receita de Iogurte grego caseiro e cremoso, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Iogurte e coalhada.

Receitas com iogurte grego

Depois de preparar esta receita de iogurte natural grego você pode usá-lo para preparar várias receitas com iogurte natural, tanto doces como salgadas. A vantagem é que este é um iogurte caseiro, sem aditivos e mais econômico que os iogurtes que compramos no mercado. Confira nossas sugestões de receitas com iogurte grego:

Suba a sua foto de Receita de Iogurte grego caseiro e cremoso

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
46 comentários
A sua avaliação:
Marcos
Não mergulhem o dedo no

leite. Isso levará bactérias para o leite. Coloque um pouco na alma de mão para sentir a temperatura
A sua avaliação:
Fladey
Olá!
Eu fiz a receita, mas parece que não deu muito certo, ficou muito líquido, a ponto de colocar no pano para coar e passar todo o conteúdo, o que pode ter acontecido? Coloquei em um recipiente de vidro, tampei com prato, cobri com cobertor e deixei no forno desligado por umas 12 horas.
Priscila
Acredito que seja por causa do Iorgute, e um pote todo
Elyene
Eu tb uso um pote todo de iogurte natural, sempre dá certo.
A sua avaliação:
Gabriela Pereira
Qual é o tempo de validade?
Gabriel T.
Num vídeo, vi que se deve consumir no prazo de 10 dias
A sua avaliação:
Luciana Camargo
Adoro fazer esse iogurte. Aqui em casa tem boa saída, gostamos de consumi-lo com geleias caseiras que faço, principalmente de amora e jabuticaba. Uma dica é que, ao invés de envolver a vasilha em um pano, coloco a vasilha da coalhada em outra vasilha com água morna, na temperatura do leite, cubro com um pano e coloco dentro do forno.
Luciana
Quando faço, coloco naquelas bolsas térmicas e dentro do forno, mantém morno por um bom tempo, é a consistência aparece rápido. Só na hora de tirar o soro que deixo de um dia pro outro, aí fica show!
A sua avaliação:
Lara
Por quanto tempo posso armazenar meu iogurte na geladeira?
Equipe TudoReceitas
Oi Lara, o iogurte é um produto facilmente perecível, então aconselhamos não deixar muito tempo na geladeira, principalmente porque esta é uma receita caseira, sem conservantes.
A sua avaliação:
Marcos Saraiva
Ola, posso usar filtro de papel para cafe ao inves de um pano para escorrer? Muito Obrigado.
Sara Silva
Oi Marcos, não dará certo porque o papel vai rasgar com o soro do iogurte.
Cristiane Marques
Sim, só faço com filtro de papel, fica perfeito. Deixo a noite toda coando.
A sua avaliação:
Victor Azevedo
Alguém pode me dar uma ajuda por favor, qual a temperatura que o iogurte deve estar quando eu for misturar ele ao leite morno?
Sara Silva
Oi Victor, pode usar o iogurte direto da geladeira.
Elyene
Indicado é tá em temperatura ambiente.
A sua avaliação:
Ana Marcilino
Amei fazer o iogurte!agora será uma das receitas que sempre farei!!Muito bommmm!!
A sua avaliação:
Catarina
Boa tarde, desculpe incomodar. O que é leite integral? Em Portugal não tem :s obrigada !
Sara Silva
Oi Catarina, em Portugal o leite integral seria leite gordo. Faça esta receita de iogurte grego caseiro e cremoso e conte o que você achou!
Poliana
Também pode ser chamado de leite inteiro
A sua avaliação:
Vanderlucia Ribeiro
Pode fazer com leite semidesnatado?
Sara Silva
Oi Vanderlucia, para melhores resultados recomendamos usar leite integral.
A sua avaliação:
Bárbara Vitória
Eu amei!!!!
No começo fiquei com receio, mas não tem erro. Basta seguir os passos e tomar cuidado em certas partes, ainda bem que está tudo bem explicado!!! Da um pouquinho de trabalho, porém fica incrível.
Já fiz duas vezes.
A sua avaliação:
Faustina Ribeiro
Boa tarde eu quero fazer o iogurte mais tenho uma dúvida, para 1 litro de leite é somente uma colher de sopa de iogurte? Ou seria um pote de iogurte?
Sara Silva
Oi Faustina, a quantidade está correta: é apenas 1 colher de sopa de iogurte. O mais importante nesta receita é respeitar as temperaturas! Experimente e conte para nós o que você achou.
A sua avaliação:
vanad vaz
boa tarde.
Não tenho palavras para descrever, quanto eu estou maravilhada com o seu site
Obrigada.
Sara Silva
Oi Vana, que bom! Obrigada pelo seu comentário e continue conferindo nossas receitas.
A sua avaliação:
Cristiane Pancotti
O meu ficou 12 horas e continua líquido. O que posso fazer? É a primeira vez que faço.
Sara Silva
Oi Cristiane, se isso aconteceu foi porque possivelmente o leite estava muito quente na hora de colocar o iogurte ou não ficou morno o suficiente durante o tempo de repouso. Por vezes isso acontece porque esta é uma receita artesanal, preparada sem aditivos.
A sua avaliação:
Vanderley
Fiz a receita e ficou excelente.
A sua avaliação:
Livia Tardivo
Eu fiz da primeira vez o normal e deu super certo. Agora arrisquei o Grego, mas esqueci de ferver o leite? Será que fará mal ou dará errado? O iorgute deu certo aparentemente mesmo sem ferver.
Sara Silva
Oi Livia, o leite não deve ferver. Você precisa esquentar ele até quase ferver, ou seja, até começar formando bolhinhas nas beiradas, depois deixa esfriar um pouco do jeito indicado.
A sua avaliação:
SIMONE CRISTINA RIBEIRO NUNES
achei ele azedo.
Sara Silva
Oi Simone, é azedinho mesmo porque é preparado sem açúcar. Se você quiser, no final do preparo pode colocar açúcar ou mel nele.
A sua avaliação:
Angela Belisario.
Olá, bom dia.
Faço o iogurte grego a muito tempo com essa receita sua é ótimo, só que estou com
intolerância a lactose e achei aqui a receita vou testar, mas gostaria de saber se posso fazer usando um litro de leite zero lactose da Itambé.
Obrigada pela atenção, abraço.
Sara Silva
Oi Angela, não testámos esta receita usando leite sem lactose. Confira esta receita de iogurte sem lactose: https://www.tudoreceitas.com/receita-de-iogurte-sem-lactose-3546.html
Liz
Funciona, eu fiz com leite líquido zero lactose.
Lippe
Leites "zero lactose" são nada mais do que leite comum + enzima lactase. Particularmente acho essa denominação "zero lactose" extremamente enganosa, já que na verdade não deixa de estar presente 100% da lactose natural do leite. Zero lactose pra mim são produtos totalmente sem leite de mamíferos, mas enfim.

Em receitas não muda em nada, Angela, pode fazer tranquilamente.
A sua avaliação:
Lu
Perfeito! Fácil de fazer e deu certo na primeira vez! 👍
Sara Silva
Oi Lu, que bom saber isso! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas receitas! Da próxima vez que fizer iogurte caseiro suba foto dele pronto 🙂
A sua avaliação:
elisa
receita muito bem explicada, fiquei impressionada por dar certo logo na minha primeira vez fazendo! rendeu 6 potinhos de iogurte grego caseiro e eu gosto de comer ele com mel e frutas
Sara Silva
Oi Elisa, obrigada pelo seu comentário! Da próxima vez que preparar esta receita suba foto do iogurte pronto 🙂
Receita de Iogurte grego caseiro e cremoso
1 de 10
Receita de Iogurte grego caseiro e cremoso

Voltar ao topo da página ↑