Saladas leves

Receita de Salada de pepino com iogurte e hortelã

 
Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 23 julho 2021
Receita de Salada de pepino com iogurte e hortelã

O pepino é um excelente ingrediente para saladas leves e saudáveis, pois é baixo em calorias, não contém nada de gordura e é rico em água. Pensando nisso, que tal preparar esta salada de pepino com iogurte natural que contém apenas 30 kcal por cada 100 g (valor aproximado)?

Esta é uma receita de salada de pepino com iogurte e hortelã semelhante à salada grega de pepino com iogurte (tzatziki), porém contendo menos iogurte. Você poderá encontrar semelhanças entre ela e a salada síria de pepino japonês, mas esta nossa receita é preparada com menos ingredientes. No passo a passo em fotos do preparo ainda compartilhamos uma dica para eliminar uma parte da água do pepino e assim conseguir uma saladinha mais consistente.

Confira aqui no TudoReceitas todos os detalhes desta salada de pepino, hortelã e iogurte natural muito prática e saudável e experimente!

1 convidado 15m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para perder peso, Receita sem glúten, Sem cocção

Ingredientes para fazer Salada de pepino com iogurte e hortelã:

Também lhe pode interessar: Salada de pepino agridoce

Como fazer Salada de pepino com iogurte e hortelã:

1

Primeiramente lave bem os pepinos, retire uma parte da casca e corte em rodelas ou fatias finas, como na foto. Para isso você pode usar uma faca afiada, uma mandolina ou um cortador de legumes.

Dica: mantenha uma parte da pele do pepino porque ela ajuda na digestão!

Receita de Salada de pepino com iogurte e hortelã - Passo 1
2

Depois coloque o pepino numa tigela, polvilhe o sal e reserve por 10-15 minutos. Durante esse tempo ele irá desidratar por ação do sal, ficando mais sequinho e macio para o preparo da nossa salada de pepino saudável.

Receita de Salada de pepino com iogurte e hortelã - Passo 2
3

Enquanto isso, lave as folhas de hortelã e pique em pedacinhos. Se preferir, pode substituir a hortelã por dill (endro) ou cebolinha.

Receita de Salada de pepino com iogurte e hortelã - Passo 3
4

Escorra o líquido que o pepino soltou durante o tempo em que esteve desidratando. Pressione o pepino com a mão, na própria tigela ou usando uma peneira, para eliminar o líquido restante.

Receita de Salada de pepino com iogurte e hortelã - Passo 4
5

Misture o pepino com os demais ingredientes desta receita de salada leve: o iogurte, o azeite, a hortelã e pimenta do reino a gosto.

Dica: Se você preferir uma salada de pepino tipo molho tzatziki grego, adicione 1 pote de iogurte (170 g). Para conferir um gostinho de salada de pepino síria, use zattar ou pimenta síria no lugar da pimenta do reino.

Receita de Salada de pepino com iogurte e hortelã - Passo 5
6

Reserve sua salada de pepino, iogurte e hortelã em seguida ou reserve na geladeira por 1-2 horas, para servir bem geladinha. Esta opção pode ser servida como entrada, mas vai bem sobretudo como acompanhamento de peixe! Confira estas sugestões de receitas de peixe saudáveis para servir com a salada:

Receita de Salada de pepino com iogurte e hortelã - Passo 6

Se você gostou da receita de Salada de pepino com iogurte e hortelã, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Saladas leves.

Suba a sua foto de Receita de Salada de pepino com iogurte e hortelã

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 7
Receita de Salada de pepino com iogurte e hortelã