Saladas leves

Receita de Salada de pepino agridoce

Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 24 junho 2021
Receita de Salada de pepino agridoce

Salada de pepino agridoce: também chamada de sunomono, esta é uma salada tradicional da culinária japonesa muito apreciada por todo o mundo. A própria palavra sunomono significa 'alimentos avinagrados em conserva', pois esta salada pode ser armazenada em potes e conservada por vários meses.

O que deixa esta salada de pepino diferente é o molho agridoce simples, mas saboroso, que vai no final: uma misturinha de vinagre, água e açúcar que deixa a salada refrescante e perfeita para servir como acompanhamento em dias de calor! O toque final do gergelim, outro ingrediente obrigatório, completa o charme da salada.

E aí, ficou com vontade de preparar esta receita de salada de pepino agridoce? Continue aqui no TudoReceitas e descubra como fazer salada de pepino de restaurante japonês passo a passo em fotos!

2 convidados 30m Acompanhamento Dificuldade muito baixa

Ingredientes para fazer Salada de pepino agridoce:

Também lhe pode interessar: Salada de pepino com tomate

Como fazer Salada de pepino agridoce:

1

Lave bem os pepinos, se necessário higienizando-os, pois nesta receita serão usados com casca. Depois corte em fatias bem fininhas, quase transparentes, usando uma faca afiada ou fatiador de legumes.

Receita de Salada de pepino agridoce - Passo 1
2

Coloque os pepinos numa tigela ou numa peneira, polvilhe o sal e reserve por 15-20 minutos, para que o pepino desidrate ligeiramente e fique mais firme.

Receita de Salada de pepino agridoce - Passo 2
3

Enquanto isso, prepare o molho da salada de pepino agridoce: misture o vinagre, a água e o açúcar até dissolver os grãos de açúcar - não precisa levar ao fogo.

Dica: se você prefere esta receita com sabor mais adocicado, adicione um pouco mais de açúcar. Prefira usar o açúcar refinado porque ele dissolve mais facilmente.

Receita de Salada de pepino agridoce - Passo 3
4

Após o tempo reservado ao pepino, escorra a água que ele acumulou e esprema ligeiramente, tirando o excesso de líquido. Adicione o molho anterior e misture.

Dica: se preferir um sabor mais suave, enxague o pepino e escorra. Depois seque com um papel toalha e misture com o molho.

Receita de Salada de pepino agridoce - Passo 4
5

Está pronta sua salada de pepino agridoce japonês! Sirva em seguida, polvilhando gergelim a gosto ou, menor ainda, reserve na geladeira por até 3 dias (ficará ainda mais saborosa). Bom apetite!

Gostou desta sugestão? Deixe em baixo seu comentário e veja também estas receitas com pepino imperdíveis:

Receita de Salada de pepino agridoce - Passo 5

Se você gostou da receita de Salada de pepino agridoce, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Saladas leves. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas japonesas.

Suba a sua foto de Receita de Salada de pepino agridoce

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
joice maria oldenburg
A melhor receita da internet
1 de 6
Receita de Salada de pepino agridoce