Saladas saudáveis

Receita de Salada Niçoise com atum em conserva

 
Emilia Cicolo
Por Emilia Cicolo, Colaboradora. 10 setembro 2021
Receita de Salada Niçoise com atum em conserva

A salada Niçoise tem origem na cidade francesa de Nice. Essa receita clássica, do começo do século 19, tem forte influência da alimentação mediterrânea, consistindo numa combinação simples de tomates, azeitonas, azeite de oliva e peixes do mediterrâneo, nomeadamente anchova. Devido à sua simplicidade, era considerada "comida de pobre" mas, com o passar dos anos, foi recebendo algumas variações, como a incorporação de batatas cozidas, vagens, folhas, que a deixaram com cara de comida de bistrô!

Nos dias de hoje é válida a substituição das anchovas pelo atum, que deixa o prato mais econômico e fácil de agradar. O atum em conserva é um alimento muito acessível, apreciado e combina muito bem com os demais ingredientes da salada Niçoise.

Acompanhe esta receita de salada Niçoise com atum em conserva que certamente será um sucesso aí em casa, sobretudo porque é uma opção de salada morna saudável, válida para toda a família!

2 convidados 15m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para perder peso, Receita sem lactose, Receita sem glúten, Cozido, Receitas de França
Ingredientes para fazer Salada Niçoise com atum em conserva:
Também lhe pode interessar: Salada verde com atum e croutons
Como fazer Salada Niçoise com atum em conserva:
1

Primeiramente descasque e fatie as batatas. A receita original de salada Niçoise não inclui batata, porém hoje em dia é comum incluí-la no preparo, sobretudo porque deixa a salada mais nutritiva.

Receita de Salada Niçoise com atum em conserva - Passo 1
2

Coloque as batatas numa panela a vapor juntamente com as vagens. Cozinhe por cerca de 10 minutos ou até os alimentos ficarem cozidos, mas firmes. Reserve.

Dica: você pode cozinhar as batatas na água e grelhar as vagens na frigideira, se preferir.

Receita de Salada Niçoise com atum em conserva - Passo 2
3

Coloque os ovos em uma panela com água e cozinhe por 10 minutos após a água ferver, se você quiser uma gema firme - descubra nossas dicas de como saber se o ovo está cozido.

Dica: se preferir uma gema mole, cozinhe os ovos por menos tempo (cerca de 5 minutos após).

Receita de Salada Niçoise com atum em conserva - Passo 3
4

Após os passos anteriores, transfira as batatas, as vagens e os ovos descascados para o prato de servir. Acrescente o atum, as azeitonas e os tomates, regue a salada com um fio de azeite e polvilhe um pouco de sal.

Dica: outros ingredientes mediterrâneos válidos no preparo da salada Niçoise são favas, alcachofra, pepino, pimentão, aipo, rabanete, alface e cebola. No tempero pode-se acrescentar vinagre de vinho e pimenta do reino.

Receita de Salada Niçoise com atum em conserva - Passo 4
5

Está pronta sua salada Niçoise econômica e fácil! Sirva como um jantar mais leve ou entrada.

Receita de Salada Niçoise com atum em conserva - Passo 5
6

Gostou desta receita de salada Niçoise sem anchova? Escreva abaixo seu comentário e veja mais receitas de saladas saudáveis nas minhas redes sociais em diariodacozinheiraamadora e aqui no TudoReceitas:

Receita de Salada Niçoise com atum em conserva - Passo 6

Se você gostou da receita de Salada Niçoise com atum em conserva, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Saladas saudáveis. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas francesas.

Suba a sua foto de Receita de Salada Niçoise com atum em conserva

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 7
Receita de Salada Niçoise com atum em conserva