Bolinhos doces

Receita de Sonho de padaria - receita original

 
Luísa Savala
Por Luísa Savala. Atualizado: 23 junho 2023
Receita de Sonho de padaria - receita original

O sonho de padaria é preparado praticamente os mesmos ingredientes que as receitas de bolo comum, com exceção do fermento, que geralmente é biológico. O resultado é uma massa que, depois de assar ou fritar, fica fofinha e super saborosa para acompanhar muito bem um chá, café ou um suco natural.

Aqui no TudoReceitas você vai encontrar o passo a passo em fotos dessa deliciosa receita de sonho de padaria original que você pode fazer para comer tanto no café da manhã, como no lanchinho da tarde. O recheio desse sonho frito fofinho fica por conta do seu gosto, abaixo indicamos algumas sugestões também.

Continue lendo e saiba como fazer sonho de doce de leite e muito mais!

6 convidados 1h 30m Café da manhã Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Frito, Receitas do Brasil
Ingredientes para fazer Sonho de padaria - receita original:
Também lhe pode interessar: Massa de bomba
Como fazer Sonho de padaria - receita original:
1

Dissolva o fermento no leite morno e espere que forme uma espuminha. Isso significa que o fermento está ativado, o que demora, aproximadamente, uns 20 minutos, dependendo da temperatura ambiente.

Receita de Sonho de padaria - receita original - Passo 1
2

Em outro recipiente adicione os ovos, o açúcar, a manteiga e misture todos esses ingredientes. Você pode utilizar o fouet elétrico para fazer a massa desse sonho caseiro frito mais rápido.

Receita de Sonho de padaria - receita original - Passo 2
3

Quando os ingredientes estiverem bem misturados, adicione a mistura de fermento e leite e continue batendo.

Dica: É normal que, neste passo, a mistura fique talhada como na fotografia. No entanto não se preocupe, continue preparando esta receita de sonho de padaria frito do jeito indicado e no final dará muito certo.

Receita de Sonho de padaria - receita original - Passo 3
4

Adicione farinha previamente peneirada, para evitar gruminhos nessa massa para sonho frito. Incorpore delicadamente, assim você vai conseguir uma massa mais suave e fofinha.

Receita de Sonho de padaria - receita original - Passo 4
5

Quando você ver sua massa de sonho preparada, forme uma bola e deixe que repouse para aumentar o volume.

Dica: A massa aumentará seu volume mais rapidamente se for mantida em um local quente. Para facilitar isso você pode ligar o forno até esquentar um pouco, desligar e guardar a massa dentro dele.

Receita de Sonho de padaria - receita original - Passo 5
6

É importante que a massa dobre o volume para que os sonhos fritos fiquem perfeitos. Isso pode demorar cerca de uma hora.

Receita de Sonho de padaria - receita original - Passo 6
7

Quando essa etapa da massa para sonho frito estiver pronta, forme bolinhas. Coloque-as sobre uma bandeja com papel vegetal ou farinha, para evitar que fiquem grudadas, deixando algum espaço de separação entre elas. Deixe repousar até dobrarem de volume novamente (desta vez por 25-30 minutos).

Dica: As bolinhas de sonho deverão ter o peso aproximado de 30 gramas cada uma.

Receita de Sonho de padaria - receita original - Passo 7
8

Em seguida, frite as bolinhas de sonho em uma panela cheia de óleo quente. Fique girando as bolinhas de massa de sonho para que dourem uniformemente.

Dica: Se você preferir pode assar seus sonhos no forno a 180°C até dourarem.

Receita de Sonho de padaria - receita original - Passo 8
9

Quando você tiver acabado de fazer o sonho frito, reserve sobre um papel toalha, para retirar o excesso de gordura. Em seguida, você deverá realizar um corte no centro de cada sonho e rechear com doce de leite. Por último, polvilhe açúcar comum.

Receita de Sonho de padaria - receita original - Passo 9
10

Essa sobremesa é um verdadeiro sonho, né? O recheio de doce de leite é o mais comum, no entanto, existem outras opções para rechear o seu sonho frito caseiro que ficam uma delícia, como por exemplo:

Dica: Não esqueça de deixar um comentário e, claro, fotos do resultado desse sonho de sobremesa. Até a próxima!

Receita de Sonho de padaria - receita original - Passo 10

Se você gostou da receita de Sonho de padaria - receita original, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolinhos doces. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Origem da receita de sonho frito

Essa receita de sonho frito se popularizou em diversos países quando, durante a Segunda Guerra Mundial, grupos de judeus refugiados em outros países da Europa começaram a fazer essa sobremesa.

Na verdade diversos países disputam o posto de criadores, no entanto, é difícil saber ao certo a origem dessa receita. Justamente pela sua popularidade, os sonhos fritos são conhecidos também por bolas de Berlim ou Berliner alemã.

Suba a sua foto de Receita de Sonho de padaria - receita original

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 11
Receita de Sonho de padaria - receita original