Partilhar

Receita de Sopa cremosa de legumes

 
Por Yana, Blogueira de cozinha. Atualizado: 18 fevereiro 2021
Receita de Sopa cremosa de legumes

Os legumes são alimentos essenciais nas nossas cozinhas. Eles nos permitem preparar pratos saudáveis que fornecem uma grande quantidade de fibras, vitaminas e minerais à nossa dieta.

Uma das maneiras mais fáceis de servir e combinar legumes é preparar uma sopa de legumes, ou uma sopa cremosa de legumes, no caso. O melhor desta receita é que você pode adicionar ou trocar ingredientes como quiser, aproveitando os vegetais sazonais e as sobras de legumes de outras preparações. Como resultado, você receberá um prato muito nutritivo, de preparo fácil e econômico!

Esta receita de sopa cremosa de legumes é uma opção fácil, saudável e baixa em calorias e em gordura saturada, perfeita para pessoas que cuidam da alimentação, que buscam uma sopa cremosa de legumes para emagrecer ou que simplesmente querem aproveitar os legumes que têm em casa. Confira abaixo todas as dicas de preparo e faça logo esta deliciosa sopa de legumes.

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Ingredientes para fazer Sopa cremosa de legumes:
Também lhe pode interessar: Sopa de abóbora cremosa
Como fazer Sopa cremosa de legumes:
1

Comece reunindo os ingredientes indicados para o preparo desta sopa de legumes simples. Descasque as cenouras, o nabo, a cebola, as batatas e a abóbora e corte em pedaços ou rodelas. Lave ou higienize a acelga e a abobrinha e corte em rodelas, sem descascar.

Dica: Lebre que poderá substituir os legumes indicados por outros da sua preferência ou pelo que tiver disponível em sua casa.

Receita de Sopa cremosa de legumes - Passo 1
2

Coloque todos os legumes picados numa panela grande, que poderá ser uma panela convencional ou uma panela de pressão. Adicione o azeite, leve ao fogo médio-baixo e deixe os legumes "suar" por 5 minutos, ou seja, deixe cozinhar sem adicionar água, mexendo de vez em quando para não queimar.

Dica: Essa dica é importante para conseguir uma sopa mais saborosa.

Receita de Sopa cremosa de legumes - Passo 2
3

Como deixar a sopa cremosa? A batata é um dos ingredientes necessários para conseguir uma sopa cremosa, devido ao amido presente na sua composição. No entanto, se preferir uma sopa cremosa de legumes, poderá retirar a batata e, neste caso, a couve-flor também ajudará a conseguir uma sopa cremosa.

4

Em seguida adicione a água e o sal. Deixe cozinhar por 20-30 minutos na panela normal ou por 10 minutos na panela de pressão, após pegar pressão. No final os legumes deverão estar macios o suficiente para triturar.

Dica: Use água quente ou morna, para que os legumes demorem menos tempo para esquentar e cozinhar.

Receita de Sopa cremosa de legumes - Passo 4
5

Retire a panela do fogo e bata muito bem com um mixer de mão ou com o liquidificador.

Dica: Se quiser manter alguns pedaços de legumes na sua sopa, separe alguns para adicionar no momento de servir.

Receita de Sopa cremosa de legumes - Passo 5
6

A sua sopa de legumes deverá ficar bem cremosa e sem pedaços, como na foto. Se ficar muito espessa, adicione um pouco de água quente e misture. Prove e, se necessário, acerte o sabor com sal a gosto.

Receita de Sopa cremosa de legumes - Passo 6
7

Sirva sua sopa cremosa de legumes como entrada de uma refeição ou prato principal baixo em calorias, por exemplo, ao jantar.

Receita de Sopa cremosa de legumes - Passo 7
8

Para deixar o prato mais nutritivo, poderá adicionar um pouco de creme de leite light ou iogurte cremoso sem açúcar e decorar com cebola caramelizada e frutos secos tostados, por exemplo. Experimente e diga nos comentários o que você achou desta sopa-creme de legumes. Bom apetite!

Procurando mais receitas de sopas saborosas? Veja como fazer:

Receita de Sopa cremosa de legumes - Passo 8

Se você gostou da receita de Sopa cremosa de legumes, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Cremes.

Sopa cremosa de legumes: calorias e benefícios

A sopa cremosa que aprendemos a fazer nesta receita proporciona múltiplos benefícios para o corpo. Por exemplo, a cenoura cozida fornece muito mais carotenoides cardio protetores do que em sua versão crua, a acelga cozida permite uma absorção muito melhor do ferro, a cebola fornece muito cálcio, potássio e fósforo, a abóbora e abobrinha são muito ricas em potássio, e a couve-flor também fornece minerais e fibras. Por todas estas razões, este prato é altamente nutritivo, para adultos e crianças, por isso é ideal para o desenvolvimento dos mais jovens e para manter a saúde dos mais velhos.

No entanto, é importante ter em mente que, ao cozinhar legumes, a vitamina C que eles podem conter se perde em sua totalidade, uma vez que o calor a destrói. Por esta razão, sempre que você quiser consumir vitamina C, é importante fazê-lo através de vegetais crus ou frutas inteiras.

Por outro lado, todos os ingredientes usados para preparar esta sopa de legumes fácil contêm uma alta porcentagem de água e baixo teor calórico. Portanto, se você estiver se perguntando quantas calorias esta sopa de legumes contém, saiba que o número está em torno de 250 calorias por porção, dependendo do tamanho dos vegetais e se você adiciona mais ou menos azeite.

Suba a sua foto de Receita de Sopa cremosa de legumes

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Sopa cremosa de legumes
1 de 8
Receita de Sopa cremosa de legumes

Voltar ao topo da página