Talharim

Receita de Talharim caseiro

 
Equipe TudoReceitas
Por Equipe TudoReceitas, Equipe editorial e de redação do TudoReceitas. 22 fevereiro 2024
Receita de Talharim caseiro

A massa é um prato típico italiano e, nessa receita básica, combinamos farinha, gordura e água. Desta vez, vamos prepará-la com ovos, fornecendo a gordura da gema do ovo. Esse ingrediente agregará muito sabor e valor nutricional ao prato, pois, se você ainda não sabe, os ovos fornecem todas as vitaminas necessárias para nossa nutrição.

A variedade de massas que você pode fazer com essa receita é infinita: tagliatelle, espaguete, pães, etc. As possibilidades de acompanhamento também são infinitas, desde uma salada fresca até molhos leves ou ensopados.

Nesta ocasião, no TudoReceitas, mostramos a você como fazer talharim caseiro com ovo. Vamos cozinhar!

1 convidado 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para vegetarianos, Receita sem sal, Cozido

Ingredientes para fazer Talharim caseiro:

Também lhe pode interessar: Talharim oriental com camarão

Como fazer Talharim caseiro:

1

Coloque a farinha em uma tigela e faça um buraco no centro para adicionar o ovo. Se desejar, também pode acrescentar o azeite de oliva para perfumar a massa. Nesta ocasião, faremos uma massa sem sal, mas você pode adicionar uma colher de chá, se desejar.

Receita de Talharim caseiro - Passo 1
2

Comece a juntar a massa e leve-a para uma bancada limpa para facilitar o amassamento. Se for necessária mais umidade, molhe as mãos e continue a amassar para adicioná-la progressivamente. O resultado deve ser uma massa esticada, dura, mas maleável.

Dica: Ela não deve estar muito úmida ou será difícil desenrolá-la, pois ela grudará na bancada.

Receita de Talharim caseiro - Passo 2
3

Quando a massa estiver pronta, coloque-a em um saco para evitar que seque e deixe-a descansar por pelo menos 10 minutos. Isso facilitará o desenrolar da massa.

Receita de Talharim caseiro - Passo 3
4

Passado o tempo, cubra a bancada com um pouco mais de farinha ou sêmola e estenda a massa com um rolo de massa até a altura desejada. Se você tiver pastelina, precisará aumentar o tamanho dos rolos de 1 a 7 ou 10, enquanto passa a massa uma ou duas vezes, adicionando sêmola e dobrando-a ao meio a cada vez. A massa deve ser sempre dobrada na direção do rolo.

Dica: As massas não devem ser muito grossas ou ficarão muito duras, embora o talharim não precise ser esticado muito fino.

Receita de Talharim caseiro - Passo 4
5

Se você não tiver um cortador de massa para cortar o talharim caseiro, cubra a massa com sêmola ou farinha e estenda-a com cuidado. Com uma faca sem serra, corte a massa na largura desejada.

Receita de Talharim caseiro - Passo 5
6

Cozinhe o talharim caseiro em bastante água fervente por cerca de 15 minutos. Você pode provar antes de retirá-lo da água. Se for acompanhar o macarrão com molho, recomendamos guardar um pouco da água do cozimento para adicionar ao molho e refogar o macarrão antes de servir.

Receita de Talharim caseiro - Passo 6
7

Quando estiverem cozidos, sirva o talharim caseiro com seu acompanhamento favorito. Vamos comer! Conte para a gente se você experimentar e compartilhe uma foto do resultado final.

Receita de Talharim caseiro - Passo 7

Se você gostou da receita de Talharim caseiro, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Talharim.

Com que servir talharim caseiro

Dessa vez, decidimos acompanhar o talharim caseiro com uma salada caprese. Essa salada é típica da Itália, pois combina as cores de sua bandeira: o vermelho dos tomates, o verde do manjericão e o branco do queijo. Para dar mais sabor, adicionamos algumas azeitonas fatiadas, que podem ser verdes ou pretas. Você também pode acrescentar alcaparras ou nozes picadas.

Também oferecemos diferentes molhos para acompanhar o prato:

Suba a sua foto de Receita de Talharim caseiro

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 8
Receita de Talharim caseiro