Vinagrete

Receita de Tempero para peixe assado

Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 2 fevereiro 2021
Receita de Tempero para peixe assado

Se você é uma daquelas pessoas que não prepara peixe mais vezes porque não sabe como temperar peixe, estas dicas e sugestões que apresentamos aqui no TudoReceitas são para si! Podemos dizer que temperar peixe é igual a temperar carne: o segredo está somente em conhecer os ingredientes que melhor combinam.

Esta receita de tempero para peixe assado que indicamos abaixo é válido para peixe assado na churrasqueira e também para peixe assado no forno. Pode ser preparado numa quantidade maior e armazenado fora da geladeira por várias semanas ou até meses, pois os ingredientes usados têm validade bastante longa. Sem dúvida que este tempero pronto será muito útil para facilitar a decisão de como temperar peixe para cozinhar, por isso confira abaixo os detalhes.

4 convidados 15m Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Confitado

Ingredientes para fazer Tempero para peixe assado:

Também lhe pode interessar: Molho chimichurri

Como fazer Tempero para peixe assado:

1

Comece por reunir os ingredientes para temperar peixe. Esta é uma combinação de tempero básico que combina com todas as variedades de peixe e confere um gostinho levemente avinagrado e muito aromático. Confira as características de cada um dos ingredientes:

  • Azeite de oliva: será a base deste tempero e que confere a liga entre todos os ingredientes. Prefira usar azeite de oliva virgem pois, ao ser aquecido, seu aroma é ressaltado e seu sabor fica ligeiramente adocicado;
  • Tomilho: esta é uma das ervas aromáticas que mais combina com peixe, mas pode substituir por oréganos, alecrim ou folha de louro;
  • Limão: o seu suco confere um gostinho avinagrado irresistível neste tempero e ajuda a ressaltar os demais sabores;
  • Alho: confere um gostinho extra neste tempero, além disso ajuda a preservar as propriedades deste tempero;
  • Pimenta do reino: confere um toque aromático no tempero e, de preferência, deve ser moída na hora. Opcionalmente também pode usar um mix de pimentas (pimenta do reino, pimenta branca, pimenta verde e pimenta rosa).
2

Esmague os alhos com uma faca e coloque numa panela ou frigideira junto com o tomilho e o azeite de oliva. Deixe no fogo baixo por 10-15 minutos, sem deixar ferver. A esse processo de manter os ingredientes no azeite em temperatura baixa se chama 'confitar' e permite que os temperos cozinhem gradualmente e libertem o seu sabor.

Dica: Não precisa descascar os alhos mas, se eles estiverem muito sujos, aconselhamos limpar e retirar a camada exterior.

Receita de Tempero para peixe assado - Passo 2
3

Após esse tempo desligue o fogo e deixe o azeite esfriar completamente. Transfira para um pote e misture nele o suco de limão e a pimenta do reino. Se quiser, poderá acrescentar também algumas folhas de tomilho e 1-2 dentes de alho laminados (mas não os que foram usados anteriormente, pois esses já libertaram seu sabor).

Dica: O suco de limão vai se separar do azeite ao fim de alguns minutos, esse processo é normal devido à densidade de ambos os líquidos.

Receita de Tempero para peixe assado - Passo 3
4

Tampe e armazene fora da geladeira. Pode usar este tempero para peixe antes de assar no forno, simplesmente colocando o peixe na assadeira e regando com 2-3 colheres de sopa do tempero (não esquecendo também de polvilhar sal), ou usar como tempero para peixe assado na churrasqueira, após assar o peixe temperado somente com sal.

Dica: Esse tempero para peixe tem validade muito longa, pode ser armazenado por várias semanas ou até meses. Se o azeite ficar com aspeto de sujo isso não significa que o tempero já não está bom, apenas que a temperatura está baixa e o azeite ficou coagulado.

Receita de Tempero para peixe assado - Passo 4
5

Esta receita de tempero de azeite aromatizado também pode ser complementado com algum tipo de pimenta ardida (por exemplo: pimenta calabresa) e usado para preparar conserva de peixe. Experimente, diga nos comentários o que você achou e confira também estas dicas:

Receita de Tempero para peixe assado - Passo 5

Se você gostou da receita de Tempero para peixe assado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Vinagrete .

Suba a sua foto de Receita de Tempero para peixe assado

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
victor
Gosto das receitas.
1 de 5
Receita de Tempero para peixe assado