PARTILHAR

Como temperar peixe

Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 31 janeiro 2018
Como temperar peixe

O peixe é uma proteína animal de excelente qualidade que pode ser cozinhada de diferentes jeitos: grelhado, frito, cozido, assado na brasa e ao vapor. Outro jeito interessante consumir peixe é sem cozinhar, simplesmente cru, como acontece na culinária asiática através do sushi e de outras receitas com peixe. De um jeito geral no Brasil as pessoas tendem a preferir comer carne em vez de peixe porém, assim que você descobre como temperar peixe do jeito certo, temos a certeza que quererá repetir as receitas de peixe mais vezes! Descubra aqui no TudoReceitas várias sugestões para temperar peixe e experimente!

Também lhe pode interessar: Como temperar carne para churrasco

Como temperar peixe para assar

Quer você esteja preparando um peixe para assar na churrasqueira ou no forno existem dois temperos bem democráticos: sal e limão. Se você gostar pode também acrescentar algumas ervas aromáticas frescas ou secas: ervas de Provença, tomilho e alecrim são algumas das que melhor combinam com peixe assado.

Confira algumas receitas de peixe assado para se inspirar:

Como temperar peixe - Como temperar peixe para assar

Como temperar peixe para fritar

Peixe frito é um dos jeitos mais saborosos de consumir peixe e que agrada até às crianças! Tilápia, pescada, badejo, merluza, cação e arraia são alguns dos melhores peixes para fritar e, para que fique bem gostosos é necessário caprichar um pouco mais no tempero.

Além do comum sal e limão você pode e deve incluir especiarias - neste caso use apenas uma ou duas, ou o seu peixe poderá ficar muito forte. Experimente polvilhar páprica ardida ou picante, pimenta do reino e açafrão diretamente na carne do peixe (que, de preferência, deverá estar aberto e com cortes transversais por toda a sua lateral ou estar cortado em filés). Depois empane ou simplesmente envolva em farinha para segurar o tempero e deixar o peixe crocante.

Confira algumas das nossas receitas de peixe frito:

Como temperar peixe - Como temperar peixe para fritar

Como temperar peixe para grelhar

Se você quer temperar peixe para grelhar deverá seguir as mesmas indicações que as apresentadas para o peixe assado: sal, limão, pimenta do reino e ervas aromáticas são tempero suficiente se você não quiser arriscar muito. Outras opções que geralmente agradam a todo o mundo são suco de laranja, alho e shoyu.

Um truque para cozinhar peixe grelhado bem gostoso é deixar marinando por 1-2 horas no tempero escolhido, assim até o peixe mais sem graça ficará apetitoso! Experimente preparar anchova grelhada na brasa e salmão grelhado com laranja e garantimos que você irá gostar.

Como temperar peixe - Como temperar peixe para grelhar

Como temperar peixe cozido

O peixe cozido é, provavelmente, o peixe mais difícil de agradar porque muitas pessoas associam ele a peixe sem sabor. No entanto não tem de ser assim! Além dos temperos já indicados nos passos anteriores um truque para cozinhar peixe cozido com sabor é com um molho ou caldinho gostoso, seja de legumes, de peixe, de marisco e até leite de coco. Confira estas ideias de peixe cozido gostoso:

Outro jeito de cozinhar peixe cozido com sabor é ao vapor ou em papillote com legumes. Assim, enquanto os legumes assam, seus aromas e sabores são libertados para o peixe que fica com um gostinho bem natural. Experimente estas receitas:

Como temperar peixe - Como temperar peixe cozido

Como temperar peixe para moqueca

As tradicionais moquecas capixaba e baiana são dois jeitos muito saborosos de cozinhar peixe! Você praticamente não precisa temperar o peixe antes pois ele vai pegar o sabor de todos os ingredientes gostosos do caldo.

Mas qual a diferença entre a moqueca capixaba e baiana? Se você quer preparar uma moqueca capixaba você precisa refogar os temperos em óleo com urucum, que confere a cor característica desse prato, e acrescentar caldo ou pirão de peixe. Nessa moqueca o sabor do peixe deve predominar. Por outro lado, para preparar uma moqueca baiana tradicional, não pode faltar leite de coco, azeite de dendê, pimentões verde e amarelo e pimentão dedo-de-moça.

Prepare nossas receitas de moqueca:

Como temperar peixe - Como temperar peixe para moqueca

Como temperar peixe tilápia

De sabor suave e consistência macia a tilápia é um dos peixes mais populares. Se você está sem ideias para temperar tilápia experimente misturar suco de limão com manteiga derretida, alho amassado, sal e pimenta e envolver os filés nessa mistura. Esse é um tempero bem simples que agrada a todo o mundo mas, se você procura caprichar um pouco mais prepare um molho de gengibre ou use alcaparras.

  • O segredo para preparar um peixe gostoso é explorar vários temperos e perceber quais combinam melhor. Experimente e conte para nós quais os seus temperos de peixe preferidos!
Como temperar peixe - Como temperar peixe tilápia

Se gostou do artigo Como temperar peixe, sugerimos que entre na nossa categoria de Ideias para temperar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
wanderley naves de souza
adorei tudo
alquimia
lindo salmao
Como temperar peixe
1 de 7
Como temperar peixe

Voltar ao topo da página ↑