Ideias para temperar

Como temperar peixe

Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 31 janeiro 2018
Como temperar peixe

O peixe é uma proteína animal de excelente qualidade que pode ser cozinhada de diferentes jeitos: grelhado, frito, cozido, assado na brasa e ao vapor. Outro jeito interessante consumir peixe é sem cozinhar, simplesmente cru, como acontece na culinária asiática através do sushi e de outras receitas com peixe. De um jeito geral no Brasil as pessoas tendem a preferir comer carne em vez de peixe porém, assim que você descobre como temperar peixe do jeito certo, temos a certeza que quererá repetir as receitas de peixe mais vezes! Descubra aqui no TudoReceitas várias sugestões para temperar peixe e experimente!

Também lhe pode interessar: Como temperar carne para churrasco

Índice

  1. Como temperar peixe para assar
  2. Como temperar peixe para fritar
  3. Como temperar peixe para grelhar
  4. Como temperar peixe cozido
  5. Como temperar peixe para moqueca
  6. Como temperar peixe tilápia

Como temperar peixe para assar

Quer você esteja preparando um peixe para assar na churrasqueira ou no forno existem dois temperos bem democráticos: sal e limão. Se você gostar pode também acrescentar algumas ervas aromáticas frescas ou secas: ervas de Provença, tomilho e alecrim são algumas das que melhor combinam com peixe assado.

Confira algumas receitas de peixe assado para se inspirar:

Como temperar peixe - Como temperar peixe para assar

Como temperar peixe para fritar

Peixe frito é um dos jeitos mais saborosos de consumir peixe e que agrada até às crianças! Tilápia, pescada, badejo, merluza, cação e arraia são alguns dos melhores peixes para fritar e, para que fique bem gostosos é necessário caprichar um pouco mais no tempero.

Além do comum sal e limão você pode e deve incluir especiarias - neste caso use apenas uma ou duas, ou o seu peixe poderá ficar muito forte. Experimente polvilhar páprica ardida ou picante, pimenta do reino e açafrão diretamente na carne do peixe (que, de preferência, deverá estar aberto e com cortes transversais por toda a sua lateral ou estar cortado em filés). Depois empane ou simplesmente envolva em farinha para segurar o tempero e deixar o peixe crocante.

Confira algumas das nossas receitas de peixe frito:

Como temperar peixe - Como temperar peixe para fritar

Como temperar peixe para grelhar

Se você quer temperar peixe para grelhar deverá seguir as mesmas indicações que as apresentadas para o peixe assado: sal, limão, pimenta do reino e ervas aromáticas são tempero suficiente se você não quiser arriscar muito. Outras opções que geralmente agradam a todo o mundo são suco de laranja, alho e shoyu.

Um truque para cozinhar peixe grelhado bem gostoso é deixar marinando por 1-2 horas no tempero escolhido, assim até o peixe mais sem graça ficará apetitoso! Experimente preparar anchova grelhada na brasa e salmão grelhado com laranja e garantimos que você irá gostar.

Como temperar peixe - Como temperar peixe para grelhar

Como temperar peixe cozido

O peixe cozido é, provavelmente, o peixe mais difícil de agradar porque muitas pessoas associam ele a peixe sem sabor. No entanto não tem de ser assim! Além dos temperos já indicados nos passos anteriores um truque para cozinhar peixe cozido com sabor é com um molho ou caldinho gostoso, seja de legumes, de peixe, de marisco e até leite de coco. Confira estas ideias de peixe cozido gostoso:

Outro jeito de cozinhar peixe cozido com sabor é ao vapor ou em papillote com legumes. Assim, enquanto os legumes assam, seus aromas e sabores são libertados para o peixe que fica com um gostinho bem natural. Experimente estas receitas:

Como temperar peixe - Como temperar peixe cozido

Como temperar peixe para moqueca

As tradicionais moquecas capixaba e baiana são dois jeitos muito saborosos de cozinhar peixe! Você praticamente não precisa temperar o peixe antes pois ele vai pegar o sabor de todos os ingredientes gostosos do caldo.

Mas qual a diferença entre a moqueca capixaba e baiana? Se você quer preparar uma moqueca capixaba você precisa refogar os temperos em óleo com urucum, que confere a cor característica desse prato, e acrescentar caldo ou pirão de peixe. Nessa moqueca o sabor do peixe deve predominar. Por outro lado, para preparar uma moqueca baiana tradicional, não pode faltar leite de coco, azeite de dendê, pimentões verde e amarelo e pimentão dedo-de-moça.

Prepare nossas receitas de moqueca:

Como temperar peixe - Como temperar peixe para moqueca

Como temperar peixe tilápia

De sabor suave e consistência macia a tilápia é um dos peixes mais populares. Se você está sem ideias para temperar tilápia experimente misturar suco de limão com manteiga derretida, alho amassado, sal e pimenta e envolver os filés nessa mistura. Esse é um tempero bem simples que agrada a todo o mundo mas, se você procura caprichar um pouco mais prepare um molho de gengibre ou use alcaparras.

  • O segredo para preparar um peixe gostoso é explorar vários temperos e perceber quais combinam melhor. Experimente e conte para nós quais os seus temperos de peixe preferidos!
Como temperar peixe - Como temperar peixe tilápia

Se gostou do artigo Como temperar peixe, sugerimos que entre na nossa categoria de Ideias para temperar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
wanderley naves de souza
adorei tudo
alquimia
lindo salmao
1 de 7
Como temperar peixe