Partilhar

Receita de Sardinha em conserva no azeite

Por Letícia Lima, Redatora e editora no TudoReceitas. 28 maio 2019
Receita de Sardinha em conserva no azeite

Quando pensamos em receitas com sardinha fresca pensamos em sardinha na panela de pressão, sardinha assada, sardinha frita... e por que não fazer sardinha em conserva caseira? O preparo não é tão difícil assim e rende sardinhas tipo de lata que você pode manter na geladeira por 2 semanas e usar nas suas receitas.

Aqui no TudoReceitas mostramos para você como fazer sardinha em conserva no azeite passo a passo. Basta limpar as sardinhas, temperar com sal e deixar emersas em azeite, no fogo baixo, durante 45 minutos. Depois é só colocar em potes, tampar bem e reservar - quanto mais tempo a sardinha ficar curtindo, mais saborosa ficará!

E aí, já ficou com água na boca para preparar esta receita de sardinha enlatada caseira? Confia abaixo todos os detalhes!

6 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Confitado
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Receita de Sardinha fresca no molho
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Limpe as sardinhas retirando as escamas, cabeça, cauda, vísceras e as espinhas maiores. Lave bem e seque com toalha de papel ou com um pano fino e absorvente. Salpique sal a gosto nas sardinhas e deixe por 15-30 minutos.

Dica: Lave as sardinhas com água e suco de limão, para eliminar o cheiro de sardinha.

Receita de Sardinha em conserva no azeite - Passo 1
2

Coloque as sardinhas numa panela junto com os temperos: os alhos em lâminas, o louro, a pimenta e o vinagre ou suco de limão. Cubra com azeite de oliva e coloque no fogo médio até quase ferver - você observará que pequenas bolhinhas de ar se formam em redor das sardinhas.

Receita de Sardinha em conserva no azeite - Passo 2
Imagem: easyfoodandrecipesnow.blogspot.com
3

Baixe fogo e deixe as sardinhas por mais 45 minutos, prestando atenção para o azeite não ferver porque isso altera seu sabor e propriedades. Quando as sardinhas estiverem macias desligue o fogo e reserve até ficarem em temperatura ambiente.

Dica: Se o azeite começar a ferver novamente retire a panela do fogo durante 1-2 minutos, para baixar a temperatura. A este método de cocção se chama confitar.

4

Coloque as sardinhas em potes de plástico ou de vidro com tampa, cubra completamente com o azeite da panela e tampe. Reserve na geladeira por até 2 semanas - as sardinhas ficarão melhores se forem servidas somente após o 6º dia de conservação.

Dica: Você pode manter os temperos (alhos, louro e pimenta) na conserva de sardinha para intensificar os sabores.

Receita de Sardinha em conserva no azeite - Passo 4
Imagem: carousell.ph
5

Agora você sabe como fazer sardinha em conserva! Use no preparo de receitas de sardinha, do mesmo jeito que faria com as sardinhas de lata. Confira estas ideias de receitas com sardinha em lata para se inspirar:

Receita de Sardinha em conserva no azeite - Passo 5

Se você gostou da receita de Sardinha em conserva no azeite, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Sardinha.

Suba a sua foto de Receita de Sardinha em conserva no azeite

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Sardinha em conserva no azeite

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
Ilza Ap Faria Santos
Magnífico vou fazer
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Faça e conte para nós o que você achou desta receita! 🙂

Receita de Sardinha em conserva no azeite
Imagem: easyfoodandrecipesnow.blogspot.com
Imagem: carousell.ph
1 de 5
Receita de Sardinha em conserva no azeite

Voltar ao topo da página