Partilhar

Receita de Torta de banana caramelizada

Por Nelia Oliveira, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 13 junho 2019
Receita de Torta de banana caramelizada

Tem banana sobrando aí em casa? Aproveite a abundância dessa fruta e prepare esta deliciosa receita de torta de banana caramelizada, ideal para acompanhar um café pela tarde.

Aqui no TudoReceitas compartilhamos o passo a passo em fotos de torta de banana, para que você prepare sem erro. Este é um bolo de banana caramelada com massa fofinha e cobertura gulosa de caramelo e banana, simplesmente irresistível para receber seus amigos ou família em casa. Temos a certeza que todos vão querer provar uma fatia! Confira abaixo como fazer torta de banana caramelada bem facilmente e prepare hoje mesmo.

6 convidados 45m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
  • Para a massa:
  • Para o caramelo:
Também lhe pode interessar: Receita de Torta de banana RÁPIDA
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Prepare o caramelo para a torta de banana colocando o açúcar e a água numa panela. Leve ao fogo médio e deixe derreter sem mexer. Quando começar a ferver e a subir, baixe o fogo e deixe por mais 1-2 minutos ou até o caramelo espessar um pouco e ficar ligeiramente mais escuro.

Dica: Não mexa o caramelo enquanto ele está no fogo, para evitar cristalizar e ficar duro. Se necessário, agite levemente a panela.

Receita de Torta de banana caramelizada - Passo 1
2

Pegue uma forma de bolo com 22-24 cm de diâmetro, sem furo central, e espalhe o caramelo nela, untando as laterais e o fundo. No fundo arrume as 2 bananas cortadas em fatias.

Dica: Não precisa untar a forma com gordura nem polvilhar farinha, apenas untar com o caramelo.

Receita de Torta de banana caramelizada - Passo 2
3

Coloque as outras duas bananas em uma tigela e, com um garfo, esmague para obter um purê rústico, ou seja, com alguns pedaços.

Receita de Torta de banana caramelizada - Passo 3
4

No liquidificador ou noutra tigela bata os ovos com o açúcar por 2-3 minutos, até virar um creme suave. Coloque a banana amassada e bata para misturar.

Dica: É importante bater bem os ovos com o açúcar porque isso ajuda a conseguir uma massa de bolo mais fofinha.

Receita de Torta de banana caramelizada - Passo 4
5

Junte 1 xícara de farinha peneirada e incorpore bem. Depois coloque o óleo, o leite e o vinagre e volte a mexer para misturar. Coloque a restante farinha, o fermento e o bicarbonato e mexa até conseguir uma massa de torta de banana caramelizada sem grumos.

Dica: O vinagre, quando combinado com o bicarbonato de sódio, cria ar na massa e ajuda o bolo a crescer.

Receita de Torta de banana caramelizada - Passo 5
6

Lentamente coloque a massa do bolo na forma, evitando que as bananas subam na massa (se isso acontecer arrume-as de novo com uma faca ou garfo). Leve ao forno preaquecido a 180ºC por 40-50 minutos ou até passar no teste do palito.

Receita de Torta de banana caramelizada - Passo 6
7

Depois de assar a torta retire-a do forno, deixe esfriar e desenforme. Está pronta! Espero que você goste tanto desta receita de torta de banana caramelizada simples quanto eu. Se quiser acompanhe com sorvete de baunilha e delicie-se!

Gostou da receita? Deixe em baixo um comentário e confira também estas receitas com banana caramelizada maravilhosas:

Receita de Torta de banana caramelizada - Passo 7

Se você gostou da receita de Torta de banana caramelizada, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Tortas doces.

Suba a sua foto de Receita de Torta de banana caramelizada

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Torta de banana caramelizada

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
3 comentários
A sua avaliação:
Adriana
Ficou uma delícia! E bem fofinho
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Adriana, que bom que você gostou da nossa receita de torta caramelizada de banana! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas sugestões 🙂
A sua avaliação:
paloma
muito boa esta receita de torta de banana caramelada, fiz certinho e ficou ma delícia
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Paloma, que bom que você gostou desta receita de torta de banana caramelizada! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas receitas 🙂
GRESCILI CAMARGO ESPERANDIO
A minha torta está no forno, só não vi no passo a passo falando do óleo, e a minha calda só com o açúcar e a manteiga não deu certo, tive que acrescentar água. E fiquei na dúvida se realmente não vai fermento na receita .
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Grescili! Obrigada pelo seu comentário, vamos dar uma revisada nesta receita. Depois conte o que achou do sabor desta torta de banana!

Receita de Torta de banana caramelizada
1 de 8
Receita de Torta de banana caramelizada

Voltar ao topo da página